Ao planejar uma viagem de avião, é importante se familiarizar com os limites de peso da bagagem. As regras mudam constantemente, então você precisa acompanhar as informações mais recentes. Alguns passageiros são responsáveis o suficiente para arrumar a mala para que posteriormente não haja problemas durante o check-in. Então, quanto pode pesar uma mala?
Franquia de bagagem em 2018
Ao viajar de avião, a bagagem possui 3 tipos: mala, bagagem de mão, itens pessoais. A quantidade de coisas que podem ser transportadas depende do custo da passagem. Quanto maior o preço, mais itens podem ser transportados gratuitamente. Existem certos itens que são estritamente proibidos de transportar no avião.
Importante! Somente coisas aprovadas por lei (bolsa, agasalhos, documentos, etc.) podem ser transportadas gratuitamente a bordo do avião.
Critérios para avaliação de bagagem pelas companhias aéreas:
- peso por pessoa;
- número de assentos adquiridos;
- dimensões de um assento.
É importante estudar cuidadosamente o plano tarifário. Este indicador determina a quantidade de assentos e o peso permitido para transporte. Os benefícios são oferecidos aos passageiros que participam de programas de fidelidade. Para crianças menores de dois anos, mesmo sem adquirir assento, é permitida bagagem com peso de 5 a 10 kg (dependendo da política da companhia aérea).
Qual deve ser o peso de uma mala em 2018?
O cálculo final do peso é realizado de acordo com dois sistemas: peso e número de assentos. A versão de peso é usada para voos nos países da CEI e na Ásia. Existe um peso permitido que pode ser transportado gratuitamente. Este indicador é determinado pelo custo dos ingressos.
Padrões de transporte de bagagem por peso:
- na classe econômica é permitido levar 20 kg por passageiro;
- para classe executiva, o peso permitido é de 30 kg;
- Para uma criança menor de dois anos, você pode despachar uma mala com peso de até 10 kg.
Importante! Com um sistema de pesagem, você pode levar qualquer quantidade de malas. O principal é que o peso total da bagagem não ultrapasse o normal.
O sistema de acordo com o número de assentos permite distribuir o peso em apenas duas malas, se a classe do bilhete permitir. Mesmo que o peso total de duas malas não ultrapasse 15 kg, você ainda terá que pagar pela terceira. Essa opção de transporte de bagagem é mais típica da América. Na Rússia, apenas a companhia aérea Aeroflot utiliza tal sistema. Assim, um passageiro da classe executiva pode levar 32 kg em uma viagem. E classe econômica – 23 kg.
Peso permitido de uma mala para duas pessoas
Se os passageiros viajarem juntos, a bagagem não será combinada. Cada pessoa é responsável pelas suas malas. Se um cliente da companhia aérea levar consigo excesso de bagagem, ele terá que pagar pelo excesso, mesmo que o amigo esteja abaixo do peso.
Existem programas preferenciais para clientes regulares.Você pode obter bônus em cartões de associados e milhas para assentos adicionais. Você pode adicionar alguns quilos à sua franquia de bagagem.
Ultrapassar o limite de peso de uma mala - o que fazer?
Quando o peso da bagagem ultrapassar o normal, então o passageiro deve pagar a mais por sobrecarga. Algumas companhias aéreas permitem pequenas franquias sem exigir pagamento adicional. Se o cliente perceber imediatamente que o peso de sua mala está acima do normal, ele precisará se familiarizar com antecedência com as regras da empresa nesse sentido.
O que fazer se a mala for muito pesada?
Se o peso da bagagem exceder 30–32 kg, ela será chamada de pesada. As dimensões dessas coisas são bastante grandes. Os tamanhos das malas também são levados em consideração no momento do check-in. Então a largura, comprimento e altura da bolsa não devem exceder 1,58 m (a norma é utilizada para o sistema de peso para transporte de bagagens). Para a versão de peso, a norma é 2,03 m.
Bagagem pesada:
- equipamentos esportivos (esquis, tacos, bicicletas);
- instrumentos musicais (contrabaixo, guitarra);
- eletrodomésticos (microondas, TV);
- artigos de pesca (varas);
- cadeira de rodas;
- carrinho grande para criança;
- animais.
Esse transporte deve ser previamente acordado. É necessário tempo adicional para carregar a bagagem. É preciso estar preparado para a recusa, pois a companhia aérea pode ter poucos assentos no bagageiro ou podem estar todos ocupados.
Existem itens que requerem condições particularmente delicadas durante o transporte. Neste caso, você terá que comprar outro assento de passageiro. Isso protegerá sua bagagem contra danos durante o transporte.
O que você pode levar para a cabine se não couber na sua mala?
As normas estão mudando constantemente. A partir de 2018, será possível levar bagagem a partir de 5 kg na cabine da aeronave. Mas algumas companhias aéreas aderem às regras antigas e permitem que adultos e crianças transportem 10 kg.
Itens que podem ser levados gratuitamente ao salão:
- terno, jaqueta, casaco;
- documentos necessários, papéis importantes;
- ramalhete;
- bengala, muletas;
- porta-bebês dobrável e comida;
- câmera fotográfica e de vídeo;
- bolsa, mochila, pasta;
- obras literárias.
Na bagagem de mão, o passageiro pode levar marca-passo, medicamentos, ferramentas para consertar óculos, agulhas e seringas para injeções e cilindros de oxigênio. Eles levam uma navalha, um modelador de cabelo e um brinquedo robô para o salão. Você tem permissão para manter esses itens com você ou colocá-los na bagagem de mão.
Importante! Antes da aprovação da nova lei, era permitido levar laptop, celular ou guarda-chuva a bordo sem colocá-los na bolsa. Agora esses itens precisam ser ocultados.
A bagagem de mão deve atender a certas dimensões. A altura da mala na cabine não deve ultrapassar 55 cm. A largura máxima da mala é de 40 cm. A espessura da bagagem de mão pode ser de 20 cm. No aeroporto existe uma moldura limitadora que verifica a bagagem quanto ao cumprimento dos parâmetros regulamentares.