Uma elegante pasta de couro é um atributo de um empresário, enfatizando seu status e pertencendo à casta de membros selecionados da elite empresarial.
Uma bolsa elegante para um elegante representante da comunidade empresarial, estilizada como uma pequena pasta que pode acomodar pastas com papéis, cosméticos e dispositivos eletrônicos do mundo moderno.
Uma mochila colorida e espaçosa está nos ombros de um orgulhoso aluno da primeira série que está entrando na escola pela primeira vez.
Protótipos de um portfólio moderno
Os itens mencionados são uma espécie de bolsa especializada, que já estamos acostumados a chamar de pasta, e sem a qual a aparência de um cavalheiro, uma empresária e um colegial de sucesso agora parece incompleta.
A experiência humana mostra que o nascimento de um determinado atributo está mais frequentemente associado à necessidade urgente do nascimento desta invenção. A origem do portfólio também tem uma história fascinante.
Definição de portfólio
O termo “pasta” é um conjunto de 2 palavras francesas: o verbo porter e o substantivo feuille, na tradução a frase soará como “carregar lençóis”. Por esta designação, os franceses entendiam uma bolsa retangular com fecho, destinada ao transporte de documentos importantes em papel. O couro e seus substitutos de alta qualidade foram considerados a matéria-prima ideal para a fabricação de pastas na Europa, que rapidamente abraçou a iniciativa francesa.
Quase paralelamente, o colega da pasta no grupo de malas passou a ser a mochila; a palavra passou a ser usada a partir da língua alemã, em que o nome Ranzen foi atribuído à bolsa de ombroe, utilizado não apenas para transportar pastas e papéis, mas também para guardar pertences pessoais. Uma bolsa confortável com alças nas costas acompanhava regularmente os militares nas campanhas militares e facilitava a vida dos alunos ao distribuir de maneira mais uniforme o peso dos livros e cadernos.
Quando apareceu a primeira pasta?
A data de nascimento do antecessor deste acessório agora na moda é considerada o século XIX. Na verdade, um item útil para os homens nasceu muito antes. A palma de uma descoberta tão original pertence ao onipresente Império Romano. Lóculos masculinos de couro com listras diagonais de decoração custavam a vida de um bezerro ou cabra, cuja pele inteira servia para fazer 1 exemplar.
A coroa da criação eram anéis de bronze que funcionavam como fechos. Os lóculos romanos, que se tornaram os ancestrais dos produtos modernos, surgiram nos séculos I-III dC e são merecidamente considerados as primeiras bolsas masculinas mencionadas nas crônicas antigas.
Referência! O parente mais próximo da pasta no século 20 era o diplomata aristocrata, cuja base era um corpo feito de alumínio leve e durável, e a superfície podia ser feita de couro ou plástico.
Seu nascimento na área empresarial foi marcado por:
- Mestre italiano Godillo, que inventou a pasta plana em 1826.
- Residente de Foggy Albion Bird, que propôs um formato oval para bolsas de trabalho na década de 30 do século XVIII, que não pegou na produção em massa devido a problemas com papéis que enrugavam impiedosamente dentro do oval.
- Representante das Américas Jeremy Stennig Tendo se tornado o autor da ideia de dar um formato retangular à pasta, o americano foi mais longe em seus esforços e reforçou as pastas com nervuras rígidas e equipou-as com alças.
As últimas descobertas inovadoras inspiraram tanto os fabricantes em série de adereços de negócios masculinos que vários tipos de decoração e melhorias úteis foram usadas. Agora as pastas eram divididas em vários compartimentos e contavam com bolsos internos, incluindo opções escondidas e secretas.
A superfície dos intrincados produtos era decorada com sinais de família em forma de brasões ou iniciais do proprietário e até de uma família inteira, bordados, fragmentos decorativos de metal e até pedras preciosas. O topo da parada de sucessos de pastas requintadas foi ocupado por acessórios feitos de couro de bezerro jovem com fechaduras e um conjunto de pequenas chaves adicionais.
Os proprietários de artigos de couro de luxo não devem esquecer que as chaves da fechadura da pasta são um importante elemento auxiliar. A história deste acessório para empresários conhece muitos casos em que negociações importantes foram interrompidas devido à perda da chave de uma mala de negócios com papéis fundamentais para a celebração de um contrato.
Referência! No início do século XXI, a paixão do ministro da Defesa da Estónia, Margus Hansson, por acessórios caros custou-lhe a sua posição ministerial. A maleta de um funcionário do governo chamou a atenção de ladrões, que roubaram de um oficial militar uma pasta com uma pasta de documentos de importância nacional.
Um parente distante da legião de pastas variadas tornou-se um pouco mais tarde um certo híbrido de bolsa e mochila, chamado mochila. A moda das mochilas foi rapidamente adotada pelo belo sexo, elevando o design caprichoso desses produtos a patamares sem precedentes.
Atletas, turistas ativos e, claro, escolares passaram a usar mochilas, que alegremente trocou mochilas pesadas por um novo tipo de bolsa de treino com alças. Outro irmão da mala do homem é a mala de viagem; este item era um companheiro de viagem indispensável para advogados de sucesso, médicos praticantes, que saíam em chamadas privadas e escriturários de todos os matizes que queriam acrescentar grandeza ao seu lugar na escala hierárquica dos cargos governamentais. .
De que materiais são feitas as pastas?
Desde a época dos lóculi romanos, pouco mudou na seleção de materiais para a fabricação de produtos de qualidade. O preferido nessa direção foi e continua sendo o couro genuíno e seus análogos, o restante das matérias-primas representa a seguinte coleção:
- Representante da ordem do tecido de algodão - encadernação de chita.
- Vinil polimérico complexo, mais conhecido do grande público pela abreviatura PVC - plástico policloreto de vinila.
- Pêlo de animal para o estofamento interior de caras criações de couro.
- Variedade multicolorida de couro artificial - dermatite, que pintou as pastas em uma ampla gama de cores vivas.
- Tecidos de algodão e sintéticos com impregnações protetoras especiais contra luz solar e excesso de umidade.
Pasta moderna
A popularidade das pastas, que facilitam a vida do homem moderno, não está caindo e apenas ganhando novo impulso.
Não houve muitas inovações importantes na produção de produtos úteis.
Um avanço na redução do peso das pastas deve ser um produto eletrônico, mais parecido com um minicomputador compacto com caneta, que você pode levar para uma reunião de negócios, uma viagem ou para aulas em uma instituição de ensino.
Todos os papéis dessa pasta se tornarão redundantes, as informações serão coletadas em meio eletrônico, os cientistas sugerem que o peso dessa sacola não ultrapassará 1 kg.
Enquanto isso, as pastas são usadas em todos os lugares na forma familiar a todos. Em 2004, um engraçado monumento de bronze foi erguido em Yalta para o acessório favorito. e deu-lhe o nome de “Portfólio de Zhvanetsky”.
Artigo interessante. Bem escrito. Só não está claro que tipo de material é esse - dermatite. Se não me engano, a dermatite é uma doença de pele. E o material é couro sintético.