História da bolsa

História da bolsaA história do surgimento das bolsas remonta a mais de cinco mil anos. Acredita-se que primeiro surgiram os primeiros “nós”, os chamados sacos amarrados em paus. Depois vieram os “omoniers” – bolsas que as mulheres usavam sob as saias e os homens nos cintos. Neles, as mulheres guardavam moedas, pentes, espelho e outras coisinhas necessárias a uma senhora.

Em seguida vieram as retículas, decoradas com miçangas, contas de vidro e bordadas com fios multicoloridos e dourados, além de rendas e borlas. Eles podem ser de malha ou vime. As retículas não estavam mais escondidas, eram ativamente demonstradas como decoração e elemento do banheiro.

Com o tempo, o acessório começou a mudar e somente no início do século XIX as bolsas adquiriram o aspecto habitual. Eles variavam em tamanho, tonalidades e formas. Alguns tinham uma alça longa, outros uma curta. Algumas bolsas eram fechadas com rebites, outras com zíperes. Alguns tinham uma alça ou corrente. Encontrar a bolsa certa não é mais tão problemático como costumava ser.

Como surgiu a bolsa

BolsaAs bolsas modernas surgiram durante a Revolução Francesa com o nascimento da nova moda. Agora você não poderia esconder suas malas debaixo da saia, mas ousadamente carregá-las nas mãos ou no ombro, demonstrando assim sua beleza aos outros. A bolsa substituiu retículas, porta-moedas e bolsas femininas, pois nela cabia tudo o que precisavam.

Em meados do século XIX, foram inauguradas as primeiras fábricas de produção de sacolas. Até então, eles eram feitos por artesãos individuais sob encomenda. Somente senhoras ricas poderiam comprar tal bolsa. Com o advento das fábricas, a procura pelo acessório aumentou e as bolsas passaram a ser produzidas em larga escala. O preço deles ficou acessível e pessoas com renda média puderam adquirir o acessório.

É interessante que inicialmente a cor da bolsa tinha que combinar com a cor dos sapatos. O próprio acessório enfatizava o status da mulher, então eles tentaram não poupar dinheiro com isso. Escolhemos um modelo bonito e ao mesmo tempo de alta qualidade. Hoje em dia as pessoas não prestam atenção a essa nuance e muitas vezes compram um acessório na cor que gostam.

Referência. No Reino Unido, o dia 4 de outubro é comemorado como um feriado especial, o National Bag Day. E no Japão, Inglaterra, Holanda e França existem museus de bolsas.

Como a bolsa mudou desde a antiguidade até os dias atuais

Antigamente, uma bolsa era considerada uma bolsa feita de pele de animal, que era presa a uma vara comum. Nele eram carregados pedaços de pederneira, utensílios domésticos e alimentos. Com o tempo, as malas mudaram, tornando-se menores e mais convenientes. Tinham cinto, as bolsas eram decoradas de acordo com as tradições e seus próprios conceitos de beleza.Bolsa de pele de animal

Na Idade Média, as bolsas eram usadas como carteiras modernas - nelas eram armazenadas moedas. As mulheres os amarravam sob a bainha das saias ou os costuravam em um vestido, e os homens os usavam nos cintos.Então as senhoras começaram a usar bolsas para itens pessoais: talco, espelhos, pentes. No século XIV surgiram os bolsos e os homens não precisavam mais de bolsas.Retículo

Graças à favorita de Luís XV, Madame de Pompadour, as retículas tornaram-se populares. Pareciam bolsas redondas, bordadas com renda, apertadas com cordão. A bolsa era levada consigo para eventos especiais e ali eram colocadas apenas as coisinhas mais necessárias devido ao seu pequeno tamanho. Mais tarde surgiram bolsas de seda bordadas com fios de ouro. Somente senhoras ricas podiam comprar tais acessórios.Bolsas de seda

As bolsas modernas são produzidas em grande escala e são feitas de diversos materiais. O acessório pode ter diferentes categorias de preços, portanto qualquer mulher pode adquiri-lo. As bolsas podem ser pequenas e bastante espaçosas, ter diferentes cores e formatos. Não é difícil escolher um acessório adequado, algumas senhoras preferem ter vários exemplares.Bolsas modernas

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano