Arcos e flechas, antes itens indispensáveis para a caça ou como equipamento militar, agora só podem ser encontrados em museus ou como acessórios para esportes radicais. Um estojo especial feito de couro, madeira ou metal é usado para transporte.
Nome da bolsa Arrow
O nome russo original é tul; tinha a forma de um cilindro e estava preso ao cinto de um arqueiro de pé. Para os guerreiros montados, uma aljava tornou-se mais relevante - uma bolsa com divisórias internas que ajudam a proteger as flechas do tremor e permitem retirá-las rapidamente, se necessário.
Descrição do projeto
A aljava é um saco cuja cavidade é dividida em compartimentos de acordo com a quantidade de conteúdo. O material pode ser diferente: tecido ou madeira, couro ou metal, opções em bambu e galhos de salgueiro. Bordados e rebites de metal servem de decoração. Para nobres nobres, os forros da aljava são feitos de metal precioso; o sinal distintivo é um brasão ou ornamento.
A mala faz parte do saydak - o equipamento de um guerreiro equestre.A aljava em si também tem uma capa à prova de intempéries chamada tokhtui. O quão ornamentado é o equipamento é um indicador de riqueza ou falta dela.
Informações históricas sobre a bolsa para arqueiros
Inicialmente, o tul era um estojo redondo e rígido para as armas de um guerreiro de infantaria. Era inconveniente, pois as flechas se misturavam de tanto tremer ao caminhar, o que dificultava a retirada imediata, se necessário.
A aljava foi emprestada dos povos turcos e era excelente para arqueiros a cavalo. Foi realizado em diversas versões; guerreiros ricos usavam duas delas: uma pequena na lateral e uma grande nas costas. Uma corda sobressalente, enrolada em um rolo, geralmente era presa aos cintos.
Tipos de bolsas de flechas:
- ebira – estojo bordado com pele;
- tsubo yanagui – aljava em forma de jarro;
- hira yanagui – bolsa plana.
Na Cítia, eles usavam uma espécie de aljava – ela queima. Esse o estojo do arco e das flechas era geralmente feito de madeira e couro tirado da mão de um inimigo morto. Foi decorado com placas de metais preciosos e pintado com cores vivas e preso com tiras no cinto de um cinto de espada. Essa aljava consistia em dois compartimentos: mais próximo do corpo - para um arco, e até 180 flechas eram colocadas do lado de fora.