A bolsa de camurça é um acessório espetacular e elegante que, quando novo, pode se tornar um elemento elegante do seu look. Porém, a camurça é um material difícil de cuidar e usar, por isso para manter sua aparência original será necessário fazer alguns esforços. Mas como é bom quando a sua coisa favorita te deixa feliz por muito tempo! Para fazer isso, selecionamos diversas recomendações para você.
Regras básicas para cuidar de bolsas de camurça
Antes de levar um item com você, trate-o com um spray com propriedades repelentes à água, mesmo que o tempo esteja bom.
Limpe-o todas as semanas com uma escova especial e spray restaurador.
Não guarde bolsas de camurça em ambientes quentes e expostos à luz solar direta (especialmente se forem cinza, verdes ou azuis), pois a alta umidade também tem um efeito prejudicial sobre elas. Se você não usar o item por muito tempo, coloque papel dentro para que não perca a forma.Recomenda-se armazená-lo em uma caixa especial.
ATENÇÃO! Não utilize sacos plásticos para guardá-lo, pois eles não deixam passar o ar, o que prejudica a qualidade.
Que produtos você pode usar para limpar uma bolsa de camurça?
Todos os produtos listados abaixo são bastante universais, porém, alguns são mais adequados para cada produto e outros menos adequados. Se você estiver usando um deles pela primeira vez, é recomendável experimentar primeiro em uma área imperceptível. Para limpar sacos de camurça, são adequados os especiais:
- emulsões;
- xampus;
- espuma;
- géis;
- cremes.
No entanto, o seu custo pode ser elevado, por isso muitos recorrem a remédios populares, que não são menos eficazes e permitem poupanças significativas.. Esses incluem:
- Mesa nove por cento de vinagre. Adicione três colheres de sopa por litro de água para obter um excelente limpador e agente fixador de cor adequado para camurça brilhante.
IMPORTANTE! Não limpe a sujeira com muita força e certifique-se de que não haja manchas!
- Amônia. Uma solução de 1/4 de água é aplicada na área contaminada e, após dez minutos, é removida com pano úmido. A principal desvantagem deste método é o odor pungente característico, que, no entanto, desaparece com sucesso quando seco ao ar livre.
- Talco. Utilizado para remover manchas de gordura, além de vinho, café e sangue. O pó de talco é aplicado cuidadosamente na mancha e esfregado em movimentos circulares. Se mudar de cor, o mesmo procedimento é repetido após meia hora e assim sucessivamente até que a contaminação desapareça.
- Solução de leite desnatado e bicarbonato de sódio (4/1). Usado para renovar camurça. Aplicar na área brilhante e retirar após algum tempo com um pano limpo e úmido.
- Gasolina refinada. Usado para remover manchas de graxa teimosas. A gasolina é aplicada na mancha e, após dez minutos, o sal de cozinha é esfregado suavemente nela. Depois de algum tempo, é preciso sacudir o saquinho e esfregar novamente o sal. Aguarde mais cinco minutos e remova qualquer resíduo restante.
- Vapor. Usado para “revitalizar” camurças velhas e endurecidas. Segure o saco sobre uma panela com água quente ou uma chaleira fervendo (ou use um vaporizador especial) e você notará que o material ficou muito mais macio.
Ferramentas de limpeza adequadas
Assim como no caso dos produtos químicos, você pode adquirir pincéis, esponjas e rolos especiais, ou pode usar ferramentas improvisadas, como:
- Limpe a borracha branca. Adequado para qualquer cor, utilizado para limpeza expressa, por exemplo, caso precise sair de casa com urgência. Basta esfregar a área suja com uma borracha e depois tratar com um pano úmido.
- Almofadas de algodão para aplicação e remoção de soluções.
- Pedra-pomes. Use apenas para remover sujeira seca e grossa. Para evitar danificar a camurça, nunca pressione com muita força.
- Giz. É utilizado para renovar bolsas brancas, para isso despeja-se giz amassado sobre a mancha e deixa-se agir por meio dia, após o qual é retirado cuidadosamente com pincel umedecido em água e sabão.
É possível lavar um saco de camurça na máquina?
Muito, muito não recomendado! Mesmo a lavagem das mãos pode causar consequências irreparáveis, por isso a lavagem na máquina deve ser utilizada apenas em situações excepcionais e desesperadoras. Mas neste caso, em hipótese alguma você deve molhar previamente o saco e deve desligar o modo de centrifugação. A temperatura de lavagem não deve ser superior a 30 graus.
É possível lavar uma bolsa de camurça com as próprias mãos?
Este método é mais seguro do que lavar na máquina, porém também recomendamos utilizá-lo somente quando for absolutamente necessário., se todos os outros meios não ajudarem. Como já mencionado, a camurça não necessita de pré-embebição, a lavagem deve ser feita em água em temperatura ambiente com adição de detergentes suaves sem glicerina. Não torça o saco, o excesso de água é retirado com lenços secos.
Como lavar corretamente uma bolsa de camurça: um guia passo a passo
- Despeje água e um pouco de detergente em uma tigela.
- Mergulhe completamente o produto na solução resultante.
- Limpe suavemente a sujeira com uma escova.
- Enxágue o produto várias vezes com água limpa para garantir que não restem manchas de sabão.
- Sem apertar, pendure o saco para secar.
Como secar adequadamente uma bolsa de camurça
A secagem deve ser realizada em condições naturais, sem uso de secador de cabelo ou aquecedores elétricos, e o produto também deve ser mantido longe de radiadores quentes. Para evitar que perca a forma, pendure-o em cabides e encha-o com papel.
Esteja preparado, pois um saco de camurça não torcido demorará muito para secar. Para restaurar a maciez original após a secagem, limpe cuidadosamente a superfície com lixa de grão fino.