Corrija-me se estiver errado, mas me parece que uma menina sem bolsa é como sem braços. Afinal, para cada um de nós é parte integrante do guarda-roupa. Hoje falaremos sobre a embreagem. Como e onde esse acessório apareceu pela primeira vez? Quem inventou essa coisinha sedutora? E muito mais! Então, vamos descobrir!
Como todos sabem, uma clutch é uma bolsa pequena com ou sem alça pequena. Este elemento do vestuário feminino foi criado para ser carregado na mão. Este acessório pode não ser adequado para todos devido à sua pequena capacidade, mas no mundo moderno com certeza haverá aqueles para quem este tipo de bolsa seria preferível.
Vamos nos aprofundar na história e lembrar de onde veio a moda dessas bolsinhas.
Acontece que os antecessores das clutches eram bolsos comuns: eram considerados uma boa solução para transportar pequenos itens. Você pode perguntar: quando foi criada a primeira embreagem? E isso aconteceu há 700 anos.
A evidência está em Londres, na Galeria do Instituto Courtauld. Este acessório foi feito de latão e emoldurado em ouro e prata. Mas isso já está no passado.Depois, estas pequenas bolsas apareceram na Europa medieval. Eles eram usados por damas nobres - representantes de famílias reais e damas da corte. Naquela época, não havia necessidade de bolsas tão pequenas, pois os looks eram tão magníficos que qualquer item necessário poderia facilmente ser escondido neles.
No final do século XVIII, as tendências da moda no vestuário mudaram novamente e tornou-se quase impossível esconder alguma coisa no bolso. Surgem então as primeiras retículas - pequenas bolsas bordadas com renda e usadas na mão.
No início do século XIX ocorreu a revolução industrial, que finalmente introduziu as clutches na moda moderna. As mulheres daquela época viajavam constantemente, conduziam negociações comerciais e ao mesmo tempo permaneciam no auge da sua sexualidade.
Em meados do século 19, a era das feministas se desenvolveu e as bolsas elegantes ficaram em segundo plano. As meninas mudam o estilo das roupas e dos sapatos, “conforto em tudo” é o seu lema. Por esse motivo, bolsas grandes e confortáveis usadas em um ombro “destroem” quase completamente as embreagens.
A próxima explosão fundamental da moda ocorreu na década de 20 do século passado. Os vestidos leves feitos de tecido esvoaçante estão de volta, as meninas graciosas voltam a introduzir a moda das bolsas pequenas. Naquela época, as mulheres queriam não ter apenas um estilo de bolsa, mas vários, para que pudessem caber em diferentes trajes de noite.
Os designers Van Cleef e Arpels, juntamente com a grife Tiffany, lançaram rapidamente a produção desses acessórios incríveis. Um grande número de estilos e designs, decorados com bordados, ornamentos e mosaicos incrivelmente belos de pedras preciosas, inundaram lojas de moda e exposições em um fluxo luxuoso.
Dez anos depois, outro acessório exclusivo entra na moda - o minaudiere.Foi inventado pelo joalheiro francês Charles Arpels. Isso aconteceu depois que ele viu a esposa do magnata americano Frank Jay Gould usando uma cigarreira de metal. O atento joalheiro imediatamente começou a trabalhar e duas semanas depois presenteou seus fãs com um item sofisticado e muito extravagante - uma pequena caixa de metal enfeitada com pedras preciosas. O minaudiere só continha batom, pó e algum dinheiro, mas as francesas ficaram absolutamente encantadas com a novidade.
Estamos caminhando suavemente para os luxuosos anos 50 - um período em que usar uma clutch mais uma vez se tornou prestigioso. Muitos designers famosos começaram a produzir este acessório incrível - foi assim que o querido Christian Dior se tornou um daqueles designers que deixaram sua marca na história das clutches.
Nas décadas de 60 e 70, o rock entrou na moda e essas bolsinhas passaram a ser decoradas com metal e strass. Em 1963, Judith Leiber (também apelidada de rainha das embreagens) lançou sua própria marca. Judith combinou todos os estilos retrô e os chamou simplesmente de “bolsas de noite”. As conhecidas primeiras-damas Mama Eisenhower, Nancy Reagan e Barbara Bush começaram a usar seus produtos.
Ainda hoje é possível ver celebridades usando esses acessórios. Seus clientes famosos são Lady Gaga, Katy Perry, Jennifer Lopez e muitos outros.
E agora chegamos ao ponto culminante da nossa história, avançando suavemente para o século XXI.
O estilista revolucionário Alexander McQueen introduziu bolsas sofisticadas e vanguardistas neste mundo. E eles se tornam o item de guarda-roupa mais popular entre as meninas.
Posso falar muito sobre esse acessório prático e lindo, mas vou terminar. E lembre-se: não existem bolsas demais - existe um pequeno guarda-roupa onde todas as nossas clutches não cabem.