Ao preparar um aluno da segunda série para a escola, os pais às vezes caem em estupor. Afinal, tendo equipado a mochila da criança com tudo o que a escola exige, colocam um peso insuportável sobre os ombros das crianças. Pais e pediatras estão preocupados com o problema do grande peso das pastas.
Vamos descobrir quanto deve pesar a pasta de um aluno do ensino fundamental.
Peso da pasta de um aluno da segunda série
Tipos de mochilas escolares
Para fazer a escolha certa, vamos esclarecer os tipos de mochilas escolares.
- Pasta. Fiel companheiro durante os anos escolares dos avós, distingue-se pelas paredes duras e pelo cabo forte. Anteriormente, era comprado há mais de um ano. Mas Carregá-lo com uma das mãos pode ter um efeito negativo na sua postura, portanto o modelo deve estar equipado com alças!
- Mochila. O corpo denso distribui uniformemente o peso carregado nas costas do aluno. Possui compartimentos internos confortáveis, alças ortopédicas largas e, às vezes, inserções ortopédicas reforçadas. Ideal para um estudante júnior.
- Mochila. Popular entre crianças mais velhas e adolescentes.Existem modelos com costas sólidas, mas o corpo não vem equipado com moldura. Portanto, não é recomendado para crianças.
Ao escolher uma bolsa para um aluno, preste atenção na presença de elementos como alças na cintura e no peito. Bolsos adicionais e elementos reflexivos também serão úteis.
Os dois primeiros proporcionarão ao pequeno aluno uma distribuição confortável da carga, o último - segurança na estrada. No entanto bolsos adicionais, uma vez preenchidos, adicionarão peso à bolsa escolhida.
Importante! As dimensões da mochila são importantes: a parte superior não deve apoiar a nuca e a parte inferior não deve pressionar a região lombar.
O que determina o peso de uma mochila escolar?
Os fabricantes de atributos estudantis competem entre si, criando modelos brilhantes e elegantes. Ao mesmo tempo, muitas vezes são fornecidos conjuntos completos com estojos e bolsas para “trocos”, garrafas de água e carteiras. Cada item deste conjunto adiciona gramas ao peso da mochila escolar..
Os pais muitas vezes são guiados pela escolha e opinião do futuro proprietário do item. Isso está correto, mas é importante que a criança não sacrifique a conveniência em prol da beleza.
Conselho: Ao escolher uma pasta, procure pesá-la, se possível após o carregamento!
Além da atratividade externa, todas as características do futuro repositório de conhecimento devem ser avaliadas. A moldura interna é feita de alta qualidade, protegendo contra a escoliose e o incômodo das bordas dos objetos cortando suas costas? A qualidade das almofadas ortopédicas inspira confiança? Eles não deveriam se desgastar nos primeiros meses de uso?
Requisitos especiais devem ser impostos ao material da mochila: o tecido sintético deve ser denso e tão leve quanto possível.
Padrão de peso de pasta vazia
Importante! O peso máximo permitido de uma pasta vazia para um aluno da 2ª série (e também da 1ª série) é de setecentos gramas.
Essa norma é recomendada por higienistas e ortopedistas.
Curiosamente, os modelos mais simples e baratos são os mais leves. Os elementos ortopédicos, reconhecidos como necessidade, também são agentes de ponderação.
Mas a carteira fica vazia apenas na hora da compra. Prestemos atenção ao seu conteúdo.
Quanto deve pesar o conteúdo de uma pasta?
Todos os SanPiNs dos últimos anos concordaram com um princípio simples: o peso da “bagagem” transportada por um aluno do ensino fundamental não deve ultrapassar um décimo do seu peso corporal. Em números, em média, isso costuma ser cerca de um quilo e meio.
Esta norma determina requisitos especiais para o peso dos materiais educacionais.
Importante! De acordo com as normas de higiene para crianças e adolescentes, um livro didático do ensino fundamental deve pesar cerca de trezentos gramas (é possível ultrapassar dez por cento).
Cadernos, agendas e um estojo reunidos também acabam pesando seriamente. E também - reposição de calçados, uniformes para educação física, materiais para aulas de trabalho.
Importante! Na avaliação do “excesso de peso”, deve-se levar em conta também a massa de itens não incluídos no material escolar: celulares, garrafas de água, café da manhã, etc.
Como reduzir o peso do portfólio
- Qualquer coisa desnecessária não deve passar pelo ponto de controle dos pais: O tablet para jogos e sua boneca favorita estarão esperando em casa.
- Na hora de comprar material escolar, escolha as opções mais leves. Um diário de capa dura pode manter a aparência até o final do ano, mas adicionará volume. Também é melhor levar notebooks mais finos. Muitas canetas e lápis também parecem lastro. Siga o princípio: os estojos são mais leves, as pastas são mais finas, etc.
- Faz sentido tentar chegar a um acordo com outros participantes do processo científico.Com os pais do seu vizinho de mesa - sobre carregar um conjunto de livros didáticos, divididos entre dois. Com a administração escolar - sobre a revisão do cronograma para distribuir uniformemente disciplinas “difíceis” e “leves”.