Que tipo de material de bolsa é o poliuretano?

Bolsas feitas de couro genuíno são lindas, duráveis, mas muito caras. Em busca de uma alternativa ao material natural, os designers recorreram ao poliuretano, que possui excelentes características. As sacolas feitas com esse material são muito práticas, resistentes ao desgaste e mais baratas que os produtos feitos com matérias-primas naturais.

Que tipo de material é o poliuretano?

materialO químico-tecnólogo alemão Bayer Otto Georg Wilhelm sintetizou em laboratório um novo polímero na década de 30 do século XX, denominado poliuretano. Acabou sendo um material com uma vasta gama de aplicações e logo sua produção industrial se estabeleceu na Alemanha. Hoje em dia, esses produtos são amplamente utilizados em muitas indústrias e na vida cotidiana. Uma dessas aplicações é costurar bolsas.

Que tipo de sacola é feita de poliuretano?

bolsa de poliuretano cinzaRecentemente apareceu um novo tipo de poliuretano denominado PU 100. Nos rótulos dos produtos é indicado com este nome ou como poliuretano 100. Às vezes é posicionado como couro ecológico.

Na verdade, esta é uma excelente imitação disso.A camada inferior realmente consiste em couro genuíno, mas tem várias falhas e rasgos, e o poliuretano é colocado na parte superior, que na aparência é indistinguível de matérias-primas naturais caras. A vantagem do couro PU é o aumento da elasticidade, resistência, maciez, resistência ao gelo e resistência à umidade.

Este material inspira designers famosos a criar suas próprias coleções de bolsas. Os fabricantes globais de acessórios usam o couro PU como base para costurar bolsas modernas e elegantes que são mais práticas do que os materiais naturais e têm uma ótima aparência.

Resistência ao desgaste do material

As propriedades únicas do poliuretano permitem substituir facilmente borracha, borracha, plástico e até metal em muitos produtos. Sua capacidade de operar sob cargas mecânicas extremas é utilizada em muitas indústrias.

Observemos suas qualidades positivas como material para costurar bolsas:

  • sacos de poliuretanomaior resistência e elasticidade dos produtos de PU;
  • resistência à deformação, radiação ultravioleta, microorganismos e umidade;
  • resistência à abrasão e, consequentemente, baixa abrasão da superfície de PU;
  • a maior resistência a ambientes agressivos: gasolina, diversos ácidos, solventes orgânicos e óleos não afetam o couro PU;
  • longa vida útil.

Importante! O poliuretano mantém suas propriedades únicas e demonstra tremenda resistência ao desgaste na faixa de temperatura de -60°C a +80°C.

Como cuidar dela?

Os materiais sintéticos não requerem cuidados tão cuidadosos quanto o couro. Tudo é mais simples aqui. O poliuretano é pouco exigente de usar e é dada atenção a ele apenas periodicamente.

Os principais pontos de cuidado de uma bolsa de poliuretano são os seguintes:

  • saco de poliuretano verdecontaminação da superfície - se líquidos como chá, café, suco, leite forem derramados no saco ou se o sorvete derretido cair sobre ele, basta limpar a área com um pano úmido e depois novamente com um pano seco;
  • da mesma forma, o saco é limpo de poeira e outros contaminantes recentes;
  • manchas complexas são removidas com amônia ou uma solução onde se toma álcool técnico ou médico e água na proporção de 1:1. Esse uso do álcool é possível porque o material é sintético e não tem medo da desidratação e ressecamento da superfície, como é o caso do couro;
  • Manchas antigas de origem orgânica podem ser removidas com produtos de limpeza para couro.

Importante! Para prolongar a vida útil de uma bolsa de poliuretano, trate periodicamente sua superfície com uma impregnação hidrorrepelente especial para produtos de couro.

Como remover vincos de uma bolsa de poliuretano?

O armazenamento inadequado pode causar amassados ​​e vincos na bolsa. Você não pode ir a lugar nenhum com ela assim. Precisamos urgentemente de procurar uma panaceia para os nossos problemas. Existem várias maneiras de se livrar desses problemas:

  1. saco de poliuretano vermelhousando um vaporizador (ou um ferro com esta função). A superfície do saco é processada a uma certa distância do próprio produto por meio do vapor liberado de um aparelho em temperatura mínima. A condensação resultante é imediatamente limpa com um guardanapo. Se os vincos forem profundos, do lado avesso os locais mais pesados ​​​​são processados ​​​​da mesma maneira.;
  2. usando banho de vapor. A bolsa fica suspensa por meia hora sobre uma bacia com água quente, de cuja superfície a umidade evapora. Os hematomas desaparecerão mais rápido se você colocar um objeto pesado dentro do produto, o que puxará levemente o poliuretano para baixo;
  3. usando uma prensa.A superfície, levemente umedecida e nivelada à mão, é coberta com um objeto pesado e plano. Primeiro, algo igualmente pesado e plano é colocado na bolsa. Os hematomas ficam entre as duas camadas da prensa. Deixe descansar por várias horas, verificando ocasionalmente se está pronto. Seque naturalmente;
  4. usando óleo. As dobras tratadas com vaselina, glicerina ou óleo de mamona ficarão mais macias e gradualmente, em alguns dias, endireitarão. Esta técnica irá melhorar a aparência geral do produto. O tratamento é realizado não só nos locais dos vincos, mas também em toda a superfície. O produto deve ser deixado por várias horas para ser absorvido, após o que a etapa final é o polimento da superfície com pano de lã ou veludo.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano