Mesmo os fabricantes desses acessórios não conseguem definir o conceito exato de uma mochila ergonômica nas costas. Muitos vendedores comparam este conceito com um sistema ortopédico. Mas tudo isso é feito apenas para chamar a atenção para seus produtos e aumentar as vendas.
O que significa “encosto ergonômico”?
Normalmente, encostos ergonômicos são encontrados em mochilas e pastas escolares das crianças. O fato é que os escolares ainda possuem um sistema espinhal móvel, que pode ser facilmente deformado por acessórios selecionados incorretamente. Por isso você deve escolher uma mochila com costas anatomicamente corretas para que seu desenvolvimento corra conforme o planejado.
O encosto ergonômico possui as seguintes propriedades:
- distribui uniformemente a carga na coluna da criança;
- apoia as costas do bebê na posição correta;
- proporciona conforto ao se movimentar;
- não prejudica a formação da coluna;
- adapta-se fisiologicamente à estrutura do corpo, tanto quanto possível.
Importante! Você deve escolher uma mochila exatamente de acordo com a idade da criança. Não é recomendado comprar produtos “para crescer”, em tamanho maior. Essa bolsa pode causar enormes danos à saúde do aluno.
Qual a importância disso em uma mochila?
Se falamos de utilizadores adultos deste tipo de malas, então encosto ergonômico garante movimento confortável e minimiza a carga nas costas da pessoa. Isso afeta o bem-estar de uma pessoa, ela tem menos dores nas costas, tensão no pescoço e dores de cabeça. Esse critério na escolha de uma bolsa é importante, mas não crítico, uma vez que o sistema musculoesquelético de um adulto já está totalmente formado.
Para as crianças, um encosto fisicamente ideal em uma mochila é um dos principais aspectos. Os pais devem prestar atenção especial na hora de escolher uma mochila escolar. A criança deve se sentir confortável indo para a escola com um grande número de livros e material escolar.
Opções para escolher uma mochila com encosto ergonômico
Para garantir que o uso da mochila escolar não prejudique a saúde da criança, é necessário escolher um produto de acordo com parâmetros específicos:
- peso (para um uso confortável, assume-se um peso não superior a 1,2 kg);
- tamanho (antes de comprar não deixe de experimentar; o produto não deve ultrapassar a largura dos ombros das crianças);
- tecido (um pré-requisito deve ser a resistência do tecido e a resistência à água; os materiais sintéticos são os mais usados);
- alças (devem ser largas, macias e ajustáveis, além disso, não devem escorregar dos ombros do bebê);
- formato rígido (para distribuir com clareza o peso de uma mochila cheia, o produto deve ser selecionado com moldura interna rígida e fundo emborrachado denso);
- costas (ergonomia significa ajuste justo nas costas, inserções macias que proporcionam conforto, formato anatômico e distribuição uniforme de cargas).
Prestando atenção a esses critérios de seleção, você poderá encontrar uma mochila correta e de alta qualidade para um aluno. Será fácil de usar e não causará danos à saúde.