Todo turista, pelo menos uma vez, pensa que falta alguma coisa em sua mochila de caminhada. Levando em consideração as características individuais da estrutura corporal, às vezes é difícil escolher um item semelhante para você. Mas em mãos habilidosas, o tecido pode facilmente se transformar em uma mochila confortável. Projeto mochila de caminhada só parece complicado e incompreensível, mas Se você seguir as instruções, você mesmo poderá costurar.
Materiais necessários
Tecidos
É importante que a mochila de caminhada seja durável e à prova d'água. Por isso, a escolha do tecido é abordada com atenção especial. Os seguintes materiais são adequados para sua fabricação:
- Conselheiro — foi desenvolvido para o exército e possui as características adequadas: durável, leve, barato, resiste a baixas temperaturas, permite a passagem de água, desfia-se ao cortar;
- cordura - também inventado para o exército: disponível em diferentes densidades, hidrorrepelente, não esfarela, caro, pesado, não tolera baixas temperaturas;
- Oxford — tecido com trama fosca e conteúdo de náilon: leve, barato, resistente ao calor (não perde propriedades de -50 a +110 graus C), impermeável, desbota quando exposto à luz solar direta;
- poliéster - para maior resistência e resistência à umidade, são tratados com policloreto de vinila: baratos, leves, não alteram propriedades com geada e sol, não deformam, não esfarelam, não suportam cargas pesadas, não protegem da umidade.
Conselho! Ao escolher um material, deve-se levar em consideração as cargas planejadas e as condições de uso.
Acessórios e materiais adicionais
Para praticidade Além disso, você precisará de:
- náilon fino (150 cm de largura) - 70 cm;
- Isolon (espuma) com 10 mm de espessura - 1 sq. m.;
- tipoia 25 mm - 7 m;
- tipoia 45 mm - 2 m;
- fastex 25 mm - 2 peças;
- fastex 45 mm - 1 unid.;
- fivela de aperto - 14 peças;
- braçadeira de parada - 1 unid.;
- zíper 30 cm - 1 unid.;
- zíperes 20 cm - de acordo com o número de bolsos;
- tubos de alumínio para moldura D4, comprimento 70 cm - 2 unid.;
- cordão D3 - 1,3m;13. fita para acabamento de costuras - 2 m.
Cálculo de tecido
O método mais simples e preciso para calcular tecido - trata-se de fazer um layout em papel milimetrado usando uma régua de escala (corte). Desta forma, você pode calcular a quantidade necessária de material com a maior precisão possível.
Neste caso, serão necessários 2 m de tecido com 150 cm de largura.
Importante! Costurar tal produto exigirá pelo menos 3 metros quadrados. m. de material base.
Corte e costura passo a passo de uma mochila de caminhada
Abaixo está a construção de uma mochila de 90 litros.
Inicialmente, os detalhes são desenhados no papel, recortados e recortados do material. Para facilitar o corte do molde de papel, prenda-o no tecido e trace-o com giz, acrescentando sobras.
Para costurar você precisará das seguintes peças:
- a parte traseira e inferior do produto são feitas de uma só peça, a altura da peça é 101, sendo a parte traseira 75x30, a parte inferior é 30x26x33;
- a parte principal tem a forma de um trapézio com dimensões 80x75x85.
- um bolso medindo 25x25 e dois - 25x15;
Referência! A quantidade de bolsos depende da vontade do dono, mas 3 peças são costuradas como padrão.
- as tiras são desenhadas curvas com comprimento de 65 e largura de 8 e são cortadas dos três materiais;
- válvula 30x25 com dobras, recortada em náilon fino e costurada nos cantos;
- a tampa traseira tem 50 de altura e 20 de largura na parte superior e 25 na parte inferior, cortada em náilon e isolon;
- o cinto é recortado, assim como as tiras, de todos os materiais com comprimento 70;
- tubo 110x75, recortado em náilon fino.
Importante! Todas as dimensões são indicadas em centímetros e não levam em consideração as costuras, geralmente acrescentam 0,7 - 1 cm.
Depois de recortados todos os detalhes e preparados os acessórios necessários, começamos a costurar.
Segundo as marcas, bolsos com zíper costurado ficam presos ao “corpo” da mochila. Duas fundas de 2,5 cm de largura são costuradas verticalmente entre elas e horizontalmente acima e abaixo dos bolsos.
Duas eslingas são fixadas dos cantos superiores até a parte traseira Com 25 mm de largura, a parte superior fica aberta para que a moldura possa ser inserida posteriormente. As fivelas de aperto são fixadas nas laterais a uma distância de 30 e 55 cm da parte inferior em ambos os lados e duas nos cantos superiores. E duas fundas em cima e em baixo. Afaste-se 25 cm do topo e esmerilhe o cabo no centro. As tiras são ajustadas sob ela, previamente montadas a partir do tecido principal, náilon fino e isolon entre elas. Ajuste a sobreposição cobrindo as pontas das tiras, deixando as laterais abertas para o cinto na parte inferior.
Baseado no princípio da alça de ombro pegue o cinto. Além disso, uma tipoia larga com fastex é costurada no topo.Duas fundas de 2,5 cm e 45 cm de comprimento são costuradas nas bordas e fivelas de aperto são costuradas para conectar à mochila.
Montagem da válvula para que pareça uma caixa, nas costuras dos cantos são costuradas fivelas estreitas de aperto, com as quais será fixada à base. Costure o zíper fazendo uma fenda no centro.
Conecte as costas e a base da mochila, colocando-os frente a frente. As costuras principais são reforçadas com trança.
Tubo esmerilhe-o e faça um cordão de 2 cm de largura em cima, nele é inserida uma corda e as pontas são enfiadas no grampo limitador. Eles o prendem à mochila e inserem tubos de alumínio nos túneis feitos anteriormente.
Depois de reunir todas as peças, você deve examinar cuidadosamente o produto e, se faltar alguma coisa, adicioná-lo.
Referência! Ao fazer sua primeira mochila, você deve experimentar modelos de tecido barato.
Dicas úteis
As recomendações de profissionais são sempre úteis:
- Você pode cortar o tecido com um ferro de solda especial, caso em que as bordas derreterão e não desfiarão;
- para conseguir uma mochila com volume de 75 litros, reduza a parte principal em todos os lados e a altura das costas em 10 cm, e o comprimento da parte tubular em 20 cm;
- as alças são colocadas a uma distância de 50 cm da parte inferior para altura 170 - 180 cm, para altura maior - 55 cm e para altura menor - 45 cm;
- É melhor costurar com fios de náilon fortes;
- Para fortalecer as costuras, é melhor costurar em zigue-zague ou costura dupla.
Os padrões podem ser melhorados individualmente. Por exemplo, aumente ou diminua o tamanho e o número de bolsos. Uma mochila costurada por você se tornará uma companheira indispensável em qualquer caminhada.