Inundações, terremotos, ataques em massa, liberação crítica de substâncias nocivas no meio ambiente, ataques terroristas - situações que podem exigir evacuação não programada.
Depois de uma emergência deste tipo sair de casa, a pessoa nem sempre tem acesso imediato a um abrigo antiaéreo ou a outras instalações governamentais socialmente significativas. Às vezes ele tem que alcançá-lo. Como sobreviver no caminho para um território seguro? Use o conteúdo da mochila de sobrevivência.
O que é uma mochila de sobrevivência?
Trata-se de uma volumosa bolsa de ombro, cujo conteúdo é suficiente para a existência autônoma de 1 pessoa durante vários dias. Esse recurso o torna semelhante a uma mala de alarme. No entanto, este último é muito mais compacto e foi projetado para durar apenas 1,5 a 3 dias. bem e Uma mochila de sobrevivência devidamente montada pode ajudá-lo a sobreviver por uma semana inteira. Se for possível reabastecer os alimentos - 2-3 semanas.
Importante! A mochila de um verdadeiro sobrevivente pesa cerca de 20 kg – um fardo insuportável para muitas pessoas.Eles não serão capazes de ir longe com isso; eles terão que se desfazer rapidamente de coisas importantes ao longo do caminho. Para evitar que isso aconteça, faz sentido inicialmente fazer uma mala para 3 dias, não 7.
O que está incluído nesta mochila? Equipamento
Baseia-se em objetos que visam satisfazer as necessidades humanas mais básicas. Esta categoria inclui:
- sonhar;
- comida;
- água limpa;
- saúde e segurança.
Para atender a essas necessidades você precisará (base mínima):
- água, um recipiente confiável para ela, produtos de limpeza e desinfetantes (mínimo - iodo, de preferência comprimidos);
- fósforos, mais leves;
- faca;
- comida;
- kit de primeiros socorros;
- capa de chuva;
- 2 agulhas, vários botões, linha (2 novelos de espessuras diferentes);
- cola universal.
Adição ao banco de dados:
- Machado;
- mapa, bússola;
- colher, caneca;
- Mude as roupas;
- tapete;
- saco de dormir, barraca;
- produtos de higiene (não lenços umedecidos, mas sabonete);
- ferramentas e materiais para reparação de tendas;
- chapéu (boné);
- lanterna;
- balde dobrável;
- corda;
- sapato;
- baterias;
- walkie-talkie
Os utensílios de cozinha não estão incluídos nas listas recomendadas. Alguns preferem ampliar a lista com caldeira e queimador, outros adaptam as latas ao processo e ainda outros aprendem os segredos de cozinhar alimentos sem utensílios.
Deste último ponto de vista, é mais fácil para os verdadeiros caçadores sobreviverem, localizados em território familiar. É fácil para eles conseguirem comida e não precisa complicar o processo de cozimento. Por exemplo, poderão matar aves de caça, depená-las, cobri-las com argila e assá-las na brasa.
Ao montar uma mochila, deve-se levar em consideração a alta probabilidade de a caça ser impossível. Assim como iniciar um incêndio. Portanto, é necessário levar produtos que possam ser consumidos sem tratamento térmico.. Estes incluem cereais, mas não todos. Definitivamente, o trigo sarraceno pode ser consumido cru, mas faça-o com cuidado. Os grãos incham muito no estômago, é preciso comer muito pouco e beber bastante.
Importante! Os cereais têm prazo de validade. Para aumentá-lo, fure os grãos no forno a 200–220 graus.
Que outros alimentos você deve levar com você:
- alimentos liofilizados em embalagens (alimentos especializados para turistas radicais e sobreviventes);
- comida enlatada (apenas ensopado Gost real, sem ensopados - a proporção de carne real neste último é mínima);
- pirulitos;
- Carne seca.
Certifique-se de levar chá com você. Uma bebida quente é ótima para mantê-lo aquecido. Mas você deve evitar macarrão instantâneo, que às vezes é recomendado levar com você devido à sua capacidade de inchar no estômago.. Pois bem, devemos admitir que qualquer alimento estraga rapidamente e por isso faz sentido cuidar da preservação.
O problema se resolve com sal, vinagre, temperos reais (não misturas universais). No entanto, você não pode carregá-los em quantidades suficientes, porque sobreviventes experientes não apenas montam uma mochila, mas também fazem caches. Esta abordagem é especialmente recomendada para caçadores e aqueles que planejam obter alimentos por conta própria. Dispositivos que ajudam a conseguir comida também são marcados: armadilhas, arcos, varas de pescar, armadilhas. O uso de alguns é proibido por lei hoje, mas durante emergências globais, as questões legais ficam em segundo plano.
Importante! O peixe enlatado não é tão nutritivo quanto a carne. Este último deve ter preferência.
Dicas para escolher roupas e sapatos:
- roupas íntimas confeccionadas com tecidos 100% naturais, meias com adição de materiais sintéticos (para maior durabilidade);
- para a entressafra e inverno - roupa íntima térmica;
- os ternos de lã são quentes e respiráveis, mas molham-se facilmente (Não deve ser usado como roupa principal, mas para pernoites e relaxamento é uma opção ideal.);
- a jaqueta deve ter capuz (para os modelos de outono e inverno são obrigatórios inserções refletoras de calor, punhos nas mangas e bainha e cordões no capuz);
- Em climas extremamente frios, roupas feitas de lã, usadas em 4–5 camadas, podem salvar você (as coisas não devem ser grossas ou justas);
- sapatos usados não permitirão que você vá longe;
- pés molhados são fonte de fungos, doenças renais e ósseas, resfriados e doenças pulmonares (os sapatos devem garantir a máxima secura);
- as mãos não devem ser protegidas pior que os pés (1 par quente, 1 par emborrachado).
Importante! As roupas pesam muito, principalmente lã e lã. Faz sentido levar 2 mochilas: 1 para o inverno e 1 para o verão. Neste último caso, o número de peças sobressalentes do guarda-roupa deve ser reduzido ao mínimo. Ao coletar, você também deve usar sacos a vácuo. Eles reduzem significativamente o volume das coisas e evitam que se molhem.
Na hora da coleta, deve-se levar em consideração também a velocidade de secagem dos diversos materiais. Se a roupa íntima for de material sintético e as calças de tecido natural, elas secarão em tempos diferentes.. Ao mesmo tempo, a calcinha, que devido às propriedades do tecido seca mais rápido, vai absorver a umidade da calça. Isso pode causar hipotermia.
Lista possível de roupas:
- 2 pares de meias (lã);
- 2 mudas de roupa de cama;
- 2 camisas ou camisetas (1 de manga comprida, a segunda de manga curta);
- roupa interior térmica;
- calças (não jeans);
- um boné;
- suéter ou jaqueta de lã;
- jaqueta;
- luvas.
A lista é muito ampla. Se você persistir, a mochila de sobrevivência montada pesará 20 quilos. Você pode reduzir um pouco o peso recorrendo a roupas para trekking e caminhadas. Entre esses produtos você encontra jaquetas naturais. A penugem comprime muito melhor que os sintéticos e pesa menos.
No entanto, sob chuva forte, uma jaqueta, saco de dormir ou jaqueta com penugem real é uma fonte de problemas adicionais. A penugem deve estar seca, mas ninguém garante que um sobrevivente terá essa oportunidade. A lã natural também não seca rapidamente, mas é menos sensível à umidade constante. Portanto, um suéter de lã é a melhor solução para algumas áreas.
Como arrumar essa mochila corretamente?
Primeiro, você deve saber seu próprio peso. Uma mochila totalmente equipada deve ser 70% mais leve que a do dono do sexo masculino. Uma mulher será capaz de carregar ainda menos, ou se moverá de forma inaceitavelmente lenta ou se esforçará completamente demais.
Segunda regra: as coisas mais pesadas não são colocadas no fundo, mas o mais próximo possível da parte de trás da mochila. Essa abordagem reduzirá o estresse sobre seus ombros. As seguintes coisas vão para o fundo:
- saco de dormir;
- roupas de dormir;
- toldo;
- tapete para saco de dormir ou barraca.
Depois de disposto o fundo, proceda ao preenchimento da zona posterior. Os objetos são colocados de acordo com o princípio, do mais pesado e maior ao mais leve e compacto. Freqüentemente, os itens mais pesados são ferramentas (um machado) e comida.
A seção intermediária, que vem depois da zona vertical na lombada, é adequada para itens longos: sapatos, capas de chuva, pratos. Pois bem, os itens essenciais são colocados mais próximos das fechaduras:
- faca;
- kit de primeiros socorros;
- lanterna;
- mapa;
- rádio.
O último ponto é frequentemente substituído por um walkie-talkie e o mapa por um guia eletrônico. No entanto, o primeiro tem uma área de cobertura limitada. Além disso, não há garantias de que você conseguirá entrar em contato com pessoas confiáveis. Bem, um guia eletrônico não vai ajudar na floresta. Contra seu pano de fundo, um atlas ou um mapa são assistentes universais.
Importante! Os sacos de cereais podem rebentar sob pressão. Recomenda-se colocar os cereais em garrafas plásticas.
Se a situação acontecer no inverno, as roupas isolantes devem ser colocadas na camada superior e mais próximas da fechadura. Ao acampar em clima frio, a primeira coisa que você deve fazer não é acender fogo ou montar barraca, mas isolar-se.