Outra coisa que o sexo mais fraco ganhou do sexo mais forte é a mala de viagem. Anteriormente, eram malas de viagem com as quais apenas os homens viajavam. Agora, a bolsa de viagem como acessório feminino está no auge da popularidade. Essa coisa tem uma história rica, vinda da América do Norte no século XIX.
O que é uma mala de viagem?
Era uma bolsa para viajar de trem ou em diligência puxada por cavalos. Não era grande; só cabia coisas para viagens curtas. Essa novidade surgiu para os homens porque o guarda-roupa feminino com vestidos longos de várias camadas do século XIX não se contentava com formatos pequenos.
Significado da palavra
A Wikipedia interpreta a palavra mala de viagem como um derivado da expressão francesa, que significa “bolsa de viagem”. Na verdade, o nome transmite a própria essência do assunto. Eles viajaram com ele, colocando as coisas lá como se estivessem em uma bolsa. Porque às vezes havia duas filiais e, mais frequentemente, não havia nenhuma. A bolsa tinha um espaço que não estava dividido em partes.
Descrição do design da bolsa
Inicialmente, uma mala de viagem destinada a viagens curtas era uma pequena mala de viagem. Era necessário colocar uma certa quantidade de coisas e objetos necessários na estrada e nas viagens. Para conseguir isso, o design foi limitado a 1–2 compartimentos, nos quais era impossível colocar as coisas da maneira mais conveniente que uma pessoa moderna pode pagar.
Referência histórica
Em meados do século 19, a América começou a construir ativamente linhas ferroviárias entre as principais cidades. Os bilhetes para este tipo de transporte não estavam disponíveis apenas para os ricos. Viajavam pessoas ricas, empresários de classe média e cidadãos menos ricos.
A humanidade tornou-se mais móvel e as bagagens ainda permaneciam em volumosas arcas de madeira, amarradas nos cantos com metal. E então alguém teve a ideia de substituir o baú pesado, mesmo que pequeno, por uma bolsa mais prática feita de um tapete velho e surrado.
A ideia foi pega e surgiu a moda das malas de viagem. Eles não tinham a resistência da madeira, portanto não eram duráveis, mas eram superiores em peso e facilidade de movimento. Os carregadores não eram obrigados a carregá-los; as próprias pessoas podiam transportá-los. Logo surgiram modelos onde o tecido do carpete foi substituído pelo couro. Era um material caro, nem todos podiam pagar.
Mala de viagem moderna - o que é?
Os modelos modernos possuem vários compartimentos convenientes de diferentes capacidades, pequenos bolsos para itens pequenos. Existem designs que oferecem compartimentos especiais para o transporte de laptop ou tablet, além de pastas com documentos ou títulos.As dimensões variam desde grandes malas de viagem até tamanhos regulares de malas de diferentes texturas e cores.
Vantagens e desvantagens
Não existem acessórios universais que sejam ideais para todas as mulheres e em todas as situações. A mochila não é exceção. Existem muitos aspectos positivos e negativos de seu uso.
Vantagens indiscutíveis:
- sem restrições de idade ou sociais para adquirir uma bolsa deste estilo;
- a insubstituibilidade e funcionalidade do modelo como auxiliar de empresário;
- uso do acessório em todas as estações (exceto modelos leves e de pele);
- praticidade e amplitude;
- uma grande seleção de bolsas adequadas para qualquer estilo de roupa.
Cada barril de mel tem uma mosca na pomada. Para malas de viagem, algumas desvantagens são consideradas como tais:
- Com muito cuidado você deve escolher modelos que tenham formato retangular e quadrado. Não combinam com todas as roupas;
- em viagens de longa distância ou longos períodos de tempo, vale levar outra bolsa ou mala que permita levar uma grande quantidade de coisas;
- muitos modelos são pesados. Principalmente de couro genuíno, que também é caro.
Como escolher uma bolsa de viagem da moda?
Ao comprar, leve em consideração as características do modelo. Uma bolsa pode diferir de outra em alguns aspectos significativos:
- peso - se mesmo quando não carregado parece pesado, deve-se evitar tal aquisição;
- acessórios – as peças de alta qualidade são feitas de aço inoxidável, são fixadas ao modelo com muita firmeza e fixadas com segurança;
- alças - às vezes são presas a anéis. Se esses anéis forem de tamanho significativo, será desconfortável carregar a bolsa, as alças deslizarão ao longo dos círculos para os lados;
- nível de conforto - experimente andar com uma bolsa, colocar algumas coisas nela, espremer-se com ela em uma passagem estreita;
- material – o couro é a opção mais prática, mas também a mais cara de bolsa. Uma alternativa são os substitutos do couro e os materiais têxteis, mas a bolsa de pele é considerada a mais moderna.;
- formato - concentre-se aqui nas preferências pessoais: formato regular com paredes duras ou um modelo angular macio;
- amplitude - bolsas com textura rígida não esticam e, portanto, podem acomodar um número limitado de coisas, mas com paredes de couro mais macio acomodam uma quantidade adicional do que é necessário;
- cor - isso também depende apenas do comprador. As cores universais para uma mala de viagem são todas em tons de preto e marrom, mas o cinza e as cores brilhantes incomuns também criaram um nicho para si. Pense em quais roupas você vai precisar para combinar a mala de viagem e escolha uma que combine ou contraste com a paleta geral.
Importante! Comprar um modelo grande não é recomendado para mulheres obesas, que aumentarão ainda mais. Belezas curvilíneas devem escolher modelos de tamanho médio.
Fatos interessantes
O termo “carpetbaggers” foi preservado na história dos EUA. Esse foi o nome dado às pessoas engenhosas que, após a vitória na guerra civil do Norte sobre o Sul, compraram terras, imóveis e produção depreciados nos devastados estados do Sul. Esses senhores vieram à luz. Somente com bolsa de viagem. É por isso o nome da bolsa servia para designar um ganancioso que lucra com o infortúnio alheio, um ganancioso.
Algum tempo depois, após a invenção da bolsa de couro, a facilidade de uso foi apreciada e adotada por médicos e advogados.Em uma bolsa desse modelo era conveniente colocar suprimentos e dispositivos médicos, além de conter uma boa quantidade de documentos legais. Os comerciantes usavam essas sacolas para transportar documentos importantes. Couro, alça e iniciais enfatizavam o status do proprietário.
No início do século 20, as mulheres optaram pela mala de viagem. Tornaram-se cada vez mais independentes e, para viajar, precisavam de malas espaçosas, mas ainda relativamente leves. Eles começaram a cortar fechaduras neles, cujas chaves foram colocadas em uma corrente no pescoço. Novos estilos com alças longas estão na moda. Fáceis de movimentar, não atrapalharam os movimentos e deixaram as mãos livres.
Importante! Para eventos sociais, as mulheres adquiriam exemplares menores de malas de viagem, decoradas com bordados, miçangas, prata e pedras semipreciosas. Eles eram elegantes, mas ao mesmo tempo espaçosos.
Hoje em dia, a mala de viagem voltou à moda como peça de vestuário de status. Para um homem de negócios, é tão prestigioso quanto um relógio exclusivo ou sapatos caros feitos à mão. Para uma mulher, ainda é espaçoso e confortável, mas ao mesmo tempo um acessório incrivelmente elegante e original.