Fazer ou não despachar uma sacola no supermercado

fazer check-in ou não despachar uma sacola em um supermercadoMuitas vezes surge uma situação desagradável nos supermercados quando, na entrada da área de vendas, os visitantes são solicitados a entregar as sacolas no depósito. Ou já na saída, os guardas começam a remexer nos pertences pessoais, tentando encontrar mercadorias que não estão no recibo.

Ainda mais surpreendente é o pedido dos funcionários da loja por um depósito. Afinal, há avisos nas portas dessas celas de que a administração não se responsabiliza pelas coisas nelas contidas.

Muitos concordariam que não é seguro deixar itens pessoais em uma cela com uma fechadura frágil, onde um fraudador pode facilmente abrir e roubar objetos de valor. No entanto, poucas pessoas sabem que as reivindicações dos funcionários do centro são completamente infundadas. Eles não têm o direito de forçar o comprador a deixar suas coisas sem vigilância. Vejamos esse problema com mais detalhes.

Os supermercados oferecem: entreguem as sacolas!

nossos direitos
A maioria das lojas exige que bagagem de mão e malas grandes sejam despachadas em um depósito de bagagem. Os guardas na entrada podem lhe contar sobre isso. Ou lembram vendedores e trabalhadores de salão quando você já entrou no complexo comercial.Esta exigência baseia-se no desejo da loja de minimizar perdas.

Com sacolas grandes ou casacos longos, os clientes muitas vezes tocam nas mercadorias nas prateleiras e quebram, estragam as mercadorias, pelas quais não pagam. Os ladrões de lojas também costumam usar essa técnica, carregando objetos de valor nos bolsos de um casaco ou baú volumoso. Em qualquer caso, a loja reserva-se o direito de solicitar que a sacola seja devolvida à cela do visitante. Mas ele não tem o direito de insistir nisso!

Importante! Se o guarda insistir categoricamente em entregar sua bolsa, você não deve seguir o exemplo. Você sempre pode chamar o varejista para a responsabilidade administrativa e defender seus próprios direitos.

Não devolver a bolsa é direito do comprador

exigência da loja
Muitos cidadãos que já visitaram uma rede de supermercados ou shopping centers sabem que os armários não parecem totalmente confiáveis. Eles estão trancados com fechaduras frágeis. Portanto, é fácil pegar uma chave para eles ou, se necessário, hackeá-los sem esforço extra.

É por isso que a questão de despachar as malas na cela é completamente irrelevante. Ao insistir em deixar a sacola, a administração da loja viola a legislação russa, em particular o art. 421 Código Civil.

Caso o representante da loja insista em despachar sua bagagem de mão e não permita sua entrada na área de vendas, você pode recorrer às seguintes ações.

  • Peça a visita do administrador da loja. Muito provavelmente, a situação será resolvida muito rapidamente. Afinal, as pessoas autorizadas estão muito mais familiarizadas com a legislação russa.
  • Exija um livro de reclamações onde possa descrever claramente a violação dos seus próprios direitos. É improvável que isso o ajude a visitar a loja no dia e horário escolhidos. Mas no futuro, talvez a loja seja mais fiel aos clientes que não querem entregar as malas nos armários.
  • Chame a polícia.Somente pessoas durante a execução podem inspecionar os pertences pessoais do comprador ou revistá-lo. O segurança não tem o direito de fazer isso.

Se uma pessoa tiver tempo extra e houver uma necessidade urgente de provar que ela está certa, isso pode ser feito de forma bastante simples. Basta lembrar aos funcionários do supermercado as regras da lei.

Devolver ou não uma sacola é uma decisão do comprador.

não desista!
Em algumas cidades existem leis regionais que estabelecem padrões de comportamento na loja. Nenhum desses documentos indica que o visitante da loja seja obrigado a deixar pertences pessoais no armário. Isso contradiz diretamente a lei federal.

Ao exigir isso dos seus clientes, a administração da loja viola os direitos humanos e a lei de celebração de contratos públicos. Isto pode ser punível com multas graves. O procedimento humilhante de revistar as coisas depois de passar pelo caixa também pode ser interrompido com sucesso. Basta lembrar aos seguranças as regras de condução do comércio varejista.

Importante! Guardar os seus próprios pertences num cacifo ou com uma pessoa especial na entrada é a celebração automática de um contrato de guarda.

Portanto, lembrar que a administração não é responsável pelos itens deixados para trás também é ilegal.

Deixar ou não itens pessoais para armazenamento em um armário é uma decisão individual de cada comprador. Todas as lojas estão cientes de que os visitantes da área de vendas não são obrigados a fazer isso. E se o fizerem, então suas coisas deverão permanecer sãs e salvas. O ponto de venda é responsável por isso. Portanto, fique à vontade para levar sua sacola para a loja se ela não atrapalhar e for necessária.

Críticas e comentários
EM Vika:

Não deixe nada em lugar nenhum! O preço de possíveis danos, se sua bolsa ou mão tocou em uma garrafa de algo absurdamente caro e ela quebrou, ou uma lata de café exclusivo, está incluído no preço da mercadoria..

Materiais

Cortinas

Pano