A bolsa desempenha não apenas uma função decorativa, atuando como acessório. Ela guarda pertences pessoais e documentos e auxilia no transporte. O produto mais espaçoso e elegante é uma mala de viagem. É adequado para uma viagem curta ou de negócios e também complementa um look clássico ou do dia a dia. A bolsa é fácil de fazer e por isso você pode costurar um produto da moda com as próprias mãos.
Preparando-se para o trabalho
Ao costurar qualquer produto por conta própria, o estágio inicial é a preparação. Você deve selecionar uma textura adequada para costura, preparar as ferramentas e materiais necessários.
Têxtil
A escolha do tecido deve receber atenção especial. Como a maioria das bolsas serve como mala de viagem, os fabricantes usam materiais elásticos e duráveis para costurar.
Tecido Adequado:
- têxteis (para fazer malas de viagem);
- jeans (para uso diário);
- camurça (para os amantes do estilo clássico);
- couro.
Referência: muitas costureiras também usam veludo ou malha.
Materiais e ferramentas
Depois de selecionar uma textura adequada, passamos a preparar tudo o que é necessário para o trabalho.
Ferramentas:
- material de costura;
- tecido sintético para forro (opcional);
- cartão;
- lápis;
- governante;
- tesoura;
- agulha;
- tópicos;
- soco;
- pinos de segurança;
- máquina de costura;
- acessórios (pernas, alças de couro ou tecido, zíper).
Após a preparação, você pode começar a construir amostras.
Detalhes e padrão
Entre acessórios semelhantes, a bolsa de viagem se destaca pelos padrões simples. Como base, são adequados padrões de amostra, que podem ser facilmente reconstruídos conforme desejado. Isso exigirá a altura e largura desejadas do produto acabado.
A bolsa consiste em duas partes laterais que lembram um triângulo com canto superior arredondado. A frente e o verso são idênticos em tamanho. As malas de viagem têm um fundo bastante estável, por isso, ao cortar, recomenda-se fazer duas partes.
Adição: Para proteção adicional, corte a segunda parte da parte inferior do couro. Isso fornecerá proteção confiável para os itens da bolsa.
Os padrões para padrões são construídos de acordo com parâmetros semelhantes. Recomenda-se fazer as próprias amostras em papelão para calcular com precisão as dimensões do produto acabado. Depois recortamos todos os desenhos e transferimos para o tecido. Ao construir sobre o material, não se esqueça das costuras. Eles terão cerca de um centímetro.
Importante: Na confecção de um acessório de couro não são necessárias costuras, pois a bolsa é costurada à mão.
Etapas do trabalho
Quando todos os padrões estiverem prontos, iniciamos o processo tecnológico.
Base
Primeiro de tudo você deve fazer as pernas. A cabeça fica sob o forro, por isso fixamos pregos nos cantos do material de base.
Depois costuramos o forro. Para maior comodidade, fixamos os materiais nas bordas com alfinetes. Costure cuidadosamente na máquina de costura. Na parte da frente você precisa fazer um fundo de couro. O material deve ser costurado à mão. Para isso, fazemos furos para costurar nas bordas com um furador.
Delineamos a posição das pernas e fazemos furos. Insira e prenda com cuidado. Costuramos o fundo de couro ao principal com ponto de sela.
Paredes
Nas paredes principais deverá marcar a localização dos puxadores. Recomenda-se a utilização de couro com etiquetas para fixação. Use um furador para marcar o local da costura e costure.
Passamos a costurar o forro das demais partes da futura bolsa. Se houver bolso interno, recorte o padrão necessário do tecido do forro. Dobre com cuidado as sobras de costura e prenda-as no forro. Costure em uma máquina de costura com ponto zigue-zague. Só depois colocamos o próprio material na parede principal.
Se a versão finalizada tiver zíper, começaremos a colocá-lo. Para fazer isso, prendemos um zíper no topo das paredes principais com alfinetes. Certifique-se de que o zíper esteja colocado na mesma posição. Caso contrário, o controle deslizante não dará conta da tarefa. Antes de costurar, você deve verificar várias vezes a posição exata. Se tudo combinar, costure na máquina de costura com ponto normal.
Conjunto
Finalmente, as peças são montadas em uma única composição.
- Anexamos o triângulo lateral ao fundo acabado. Costuramos com cuidado.
- Passemos aos aspectos principais. Processamos a segunda metade da mesma maneira.
- Vire o saco acabado do lado direito.
- Além disso, você pode usar diversos acessórios para maior atratividade.Uma adição importante será um cinto que permitirá carregar a bolsa não só nas mãos, mas também no ombro.
Conselho. Caso tenha sido utilizado couro na costura, recomenda-se que o produto acabado seja tratado com uma impregnação especial na parte frontal.
Isso ajudará a proteger a bolsa e os itens nela contidos de influências ambientais agressivas.
A bolsa é um complemento para qualquer guarda-roupa. Auxilia no transporte de pertences pessoais e documentos importantes. As soluções mais elegantes e espaçosas incluem uma mala de viagem. Usando algumas habilidades, é fácil costurar esse acessório sozinho. Será uma adição inteligente aos guarda-roupas femininos e masculinos.