Sacos de retalhos faça você mesmo

Sacos de retalhos faça você mesmoO patchwork é uma das técnicas decorativas mais antigas. É simples e complexo ao mesmo tempo. Ao montar uma tela com várias peças, você pode obter precisão geométrica dos elementos vizinhos. Ou você pode costurar caoticamente restos brutos e obter uma obra de arte, graças a uma seleção filigranada de combinações de cores de elementos de pintura.

Naquela época, quando a produção não era tão desenvolvida e os tecidos eram caros, qualquer retalho de tecido era armazenado. A técnica de fazer colcha de retalhos era comum em muitos países. Produtos montados a partir de um grande número de fragmentos decoravam a casa e aqueciam-nas nas noites de inverno.

Hoje em dia, casas de moda famosas utilizam tecidos compostos por retalhos de diversas cores e texturas em suas coleções inteligentes. Os produtos parecem caros e originais. Não há nada difícil em decorar a sua roupa ou a sua casa com produtos desta técnica decorativa.

Qualquer costureira tem em casa uma bolsa bem grande com lindos retalhos e sobras de tecidos; quanto maior, melhor.Uma imagem composta de patches diferentes, mas adequados em cores gerais, é o que há de mais valioso na técnica de patchwork. Você pode usar seus primeiros experimentos em novas tecnologias para costurar uma sacola de compras da moda.

Material necessário para fazer uma bolsa patchwork

Para a primeira experiência, é melhor escolher um tecido de algodão fino multicolorido com trama lisa. Ao compor uma composição, você precisará de cerca de cinco tipos de desenho. Todos os tecidos devem ter o mesmo esquema de cores: quente ou frio.

Importante! Antes de abrir, todos os materiais precisam ser bem lavados ou vaporizados, pois os tecidos de algodão encolhem e vamos usar a bolsa por muito tempo.

Além dos tecidos para decoração, é necessário preparar:

  • algodão ou tecido misto para forro, fundo e alças da bolsa, também cobrirá o avesso da decoração;
  • tesoura afiada para cortar peças. As costureiras avançadas usam uma faca circular com um forro especial;
  • régua e lápis, marcador fino, giz de alfaiate, alfinetes de alfaiate;
  • máquina de costura bem montada com pontos retos e pontos decorativos.

Referência! Uma boa opção de bolsa patchwork seria uma coleção de retalhos de jeans. Serão usados ​​jeans velhos e camisas jeans. O principal é que a densidade das peças costuradas seja aproximadamente a mesma.

Padrões com fotos para bolsas de patchwork

Para o primeiro experimento, é melhor usar a forma mais simples para costurar fragmentos - um quadrado. Se a largura lateral da peça for 7 cm, a largura das peças processadas sem margem de costura será de 5 cm.

Padrão de bolsa de retalhos

Bolsa de retalhos

Se você tiver tempo e confiança em suas habilidades, poderá escolher um modelo de decoração mais complexo. Peças de trabalho com corte diferente do ângulo reto são mais difíceis de costurar.

Peças com corte 1

Peças com corte 2

As bolsas também podem variar em padrões de corte e design.

Padrão de bolsa

Como fazer uma bolsa na técnica patchwork com as próprias mãos

Primeiro você precisa criar um padrão para o produto. No painel da bolsa marcamos a parte reservada à decoração. O comprimento e a largura da decoração devem ser múltiplos do tamanho dos quadrados costurados. Ou seja, se o tamanho do quadrado for 5X5 cm, a decoração pode ser 20X30 cm ou 30X50 cm.

A parte mais criativa do trabalho é compor um desenho a partir de diferentes retalhos. Tradicionalmente, a parte mais brilhante da decoração fica no centro, em forma de diamante equilátero. Fragmentos de cores mais claras complementam a imagem nas laterais. O design, que se consegue combinando diferentes sobras, pode ser muito diferente, a imaginação do mestre torna esses produtos originais e únicos.

Quando a composição é composta, os fragmentos são numerados em linhas. Os quadrados são costurados em fileiras e, em seguida, as fileiras costuradas são conectadas entre si.

Ao costurar uma bolsa, não é necessário overlocker. A costura na máquina deve estar bem ajustada, a frequência do ponto deve ser de 3–4 mm. Como o produto foi projetado para suportar cargas pesadas, as costuras devem ser resistentes. Os fios utilizados são sintéticos ou mistos, suportam cargas pesadas e não desbotam ao sol.

Importante! Ao costurar elementos decorativos, a largura da costura é sempre a mesma. A aparência da decoração depende disso. A menor discrepância entre as juntas não pode ser corrigida pela costura subsequente das linhas acabadas.

O tecido decorativo costurado é passado a vapor. Agora você pode conectar outras partes da bolsa. O fundo, as alças da bolsa e o forro são processados ​​​​e combinados com elementos decorativos. Todas as margens de costura são eventualmente cobertas pelo forro.

A bolsa acabada é passada e os acessórios necessários são costurados.

Tendo dominado uma forma simples de decoração, você pode fazer um modelo mais complexo. Os fragmentos costurados podem ser usados ​​​​como um pedaço de tecido do qual são recortados os detalhes da bolsa.Você pode combinar diferentes técnicas em um único produto, por exemplo, acolchoando uma peça de patchwork com um forro de pontos decorativos. Aos poucos ganhando cada vez mais experiência na confecção de decoração em tecido, os produtos vão se tornando cada vez mais complexos e o resultado fica mais interessante.

 

 

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano