Sem dúvida, todas essas famosas já deixaram sua marca na história, mas também tiveram a sorte de entrar no mundo da moda. Cada um deles tinha uma bolsa com o seu nome, que acabou se tornando icônica. Os fabricantes do acessório são as casas de moda mais famosas.
Jane Birkin - Birkin da Hermès
Quem imaginaria que um dos objetos mais desejados das últimas décadas “nasceria” no céu em 1984, durante um voo de Paris a Londres? A atriz britânica Jane Birkin, sentada ao lado de Jean-Louis Dumas, presidente executivo da Hermès (1978–2006), queixou-se de não conseguir encontrar uma bolsa que atendesse às suas necessidades como nova mãe.
Criador nato e com olhar atento, ele imediatamente esboçou uma bolsa retangular flexível e espaçosa. Com um lugar especial para mamadeiras! Alguns anos depois, Jane recebeu sua primeira Birkin de presente, que instantaneamente se tornou um sucesso de estilo.
Jacqueline Kennedy - Jackie O da Gucci
Uma bolsa boho inspirada nos jetsetters da década de 1960.Sua peculiaridade é o formato enrolado e o fecho dourado. Era uma vez, esta modelo em particular era tão amada pela primeira-dama dos Estados Unidos que a mulher involuntariamente influenciou sua popularidade ao lhe dar seu nome.
O diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, se inspirou na paixão de Jacqueline pelo acessório e apresentou sua própria versão desta bolsa. Foi assim que nasceu Jackie O, que hoje está disponível em diversos tamanhos e tonalidades (do pastel ao mais saturado).
Princesa Diana de Gales - Lady Dior by Dior
A bolsa preferida de Lady Di era a Chouchou da Dior. Após a trágica morte de Diana, em homenagem à memória da grande mulher, a grife mudou seu nome para Lady Dior.
Mônica Bellucci - Mônica de Dolce & Gabbana
Sensual, elegante e feminina, Bellucci inspirou Domenico e Stefano a criar a bolsa Monica. E os designers realmente conseguiram incorporar neste modelo as características marcantes de seu favorito.
Porém, a atriz já inspira os criadores da marca há muito tempo. Há duas décadas, os designers de moda declaram seu amor por sua bela compatriota e organizam regularmente la dolce vita para ela em fotografias publicitárias.
Lana Del Rey - Del Rey por Mulberry
Inspirado no estilo retrô da cantora e autora americana Lana Del Rey, este acessório foi criado no início de 2012 e continua popular desde então.
A bolsa, simples e elegantemente estruturada, foi um sucesso instantâneo. Mulberry explica que eles foram inspirados nas "referências nostálgicas de Lana Del Rey ao glamour passado e seu contraste divertido entre o luxo retrô e o moderno".
Alexa Chung - Alexa por Mulberry
A própria apresentadora de TV não participou da criação do acessório, mas foi ela quem se tornou a musa de Emma Hill, diretora da marca. Ao ver Alexa em um dos eventos com uma pasta de homem, imediatamente surgiu em sua cabeça a ideia de criar um acessório confortável e espaçoso, porém mais feminino e elegante. Modelo de bolsa Alexa tornou-se um verdadeiro clássico.
Brigitte Bardot - BB por Lancel
Um dos acessórios mais populares da famosa Casa Parisiense, dedicado, claro, a Brigitte Bardot. O modelo nunca foi produzido (e provavelmente nunca será) em couro - por respeito aos princípios da atriz, fervorosa ativista dos direitos dos animais.
O formato da bolsa é inspirado em sua figura sensual, curvas suaves e cintura de vespa, as borlas lembram seus cabelos loiros.
Amal Clooney - Amal por Ballin
Em 2014, a marca italiana rebatizou uma de suas bolsas em homenagem à esposa de George Clooney. Esta decisão não foi influenciada de forma alguma pelo status recém-criado da esposa do solteiro mais cobiçado de Hollywood.
O fato é que Amal (em virtude de sua profissão, advogada de direito internacional) aparecia com mais frequência em público com acessórios espaçosos, com vários compartimentos e bolsos largos. Por isso, representantes da empresa Ballin decidiram homenageá-la dando o nome dela à modelo.
Gisele Bundchen - Gisele por Luella
Foi esta bolsa que salvou a grife do fechamento em 2002. Luella Bartley convidou Gisele Bündchen para acompanhar o desfile... e as vendas de Luella dispararam. É verdade que depois de pouco tempo a marca encerrou as atividades, mas a bolsa já entrou para sempre na história e fez sucesso graças à famosa supermodelo e atriz brasileira Gisele.
Grace Kelly - Kelly por Hermès
Na década de 1930, Robert Dumas, genro de Emile Hermes, que o sucedeu como chefe da Hermès (1951-1978), criou uma bolsa feminina com alças. Ele desenhou um formato trapezoidal com dois encaixes triangulares, recorte, alça e alças laterais, e com isso trouxe a Maison para uma era de ousadia e modernismo.
E diz a lenda que no final da década de 1950, Grace Kelly, a estrela de Hollywood que virou Princesa de Mônaco, foi fotografada com uma bolsa na barriga para esconder os primeiros sinais de gravidez. O acessório ganhou fama internacional e passou a se chamar Kelly.
Diane Kruger - Diane por Jason Wu
A atriz e Jason Wu são amigos de longa data e finalmente ficaram amigos com uma bolsa personalizada. Diana esteve diretamente envolvida na criação do acessório. A bolsa acabou sendo muito expressiva, mas ao mesmo tempo discreta e elegante.
Jessica Stam – Stam de Marc Jacobs
Marc Jacobs criou uma bolsa incrível, a musa é Jessica Stam, supermodelo canadense que está na lista Doll Faces. Certa vez, uma garota reclamou com o estilista que seu enorme portfólio não cabia em nenhuma bolsa. Mark não apenas resolveu o problema dela, mas dedicou a ela o lançamento de um novo acessório, batizado com o nome de Jéssica. No início dos anos 2000, o modelo era super popular. Era uma versão acolchoada com cinto de corrente e estava disponível em dois tons, mas a maior procura era o preto.