Por que a noiva cobriu o rosto?

O véu é um atributo indispensável no traje de uma noiva. Hoje em dia poucas pessoas pensam no significado de usá-lo. A tradição chegou até nós desde tempos imemoriais, quando o uso do véu no casamento era obrigatório e de grande importância.

Por que a noiva cobriu o rosto?

Por que cobriram o rosto da noiva antes?

Por muitos séculos, as tradições dos povos de diferentes países e diferentes religiões concordaram em uma coisa - no dia do casamento, o rosto do recém-casado deve ser escondido de estranhos e servir como proteção contra maldições, calúnias, calúnias e o mal olho.

No Islã, essa tradição ainda foi preservada em sua forma original - o rosto da noiva fica completamente escondido de estranhos e nem mesmo o noivo o vê antes do casamento. No Oriente, acredita-se que as qualidades espirituais de uma jovem são mais importantes do que a sua aparência. E o noivo só poderá olhar para ela quando se tornar seu marido.

Agora, um casamento é um feriado divertido e alegre. Anteriormente, na Rússia, um casamento consistia em 2 partes: luto e festivo.

O rosto da noiva está coberto

A primeira parte lembrava um funeral: a menina se despedia da infância, da família e da casa do padrasto. Toda a família ficou de luto por ela.A recém-casada fingiu estar inanimada para que os espíritos malignos a ignorassem. O ritual de luto não deve ser interrompido. Caso contrário, a vida familiar será infeliz.

Quando a noiva foi trazida para a casa do noivo, seu rosto foi coberto com um lenço impenetrável para protegê-la de olhares indelicados e de bruxaria.

Somente o noivo tinha o direito de retirar o véu após a cerimônia de casamento. Este ritual significava que a noiva agora ficava sob a proteção do marido.

Rosto coberto com véu: sinais

Como o véu foi importante durante a cerimônia de casamento e influenciou a vida conjugal subsequente, os rituais e tradições de manuseá-lo desenvolveram-se gradualmente:

  • Era proibido usar véu antes do casamento enquanto experimentava um vestido. A regra era rigorosa. Acreditava-se que sua violação acarretaria grandes infortúnios. Ainda hoje, por superstição, as pessoas têm medo de experimentar um vestido com véu.
  • Somente a noiva e sua mãe tinham o direito de tocar ou pegar o véu.
  • Somente a mãe tem o direito de colocar véu na noiva. Este costume era estrito e obrigatório e é frequentemente observado até hoje.
  • Num casamento, a mãe da noiva garante cuidadosamente que ninguém, intencionalmente ou acidentalmente, arranque o véu da noiva. Este foi um mau sinal.
  • Só o noivo tem o direito de ser o primeiro a tirar o véu do rosto para o primeiro beijo. Este é considerado o momento em que o cônjuge assume os direitos.

Importante! O véu foi guardado com cuidado após o casamento e retirado somente após o nascimento do primeiro filho. Em seguida, o berço foi coberto com um véu como talismã contra os espíritos malignos.

O rosto da noiva está coberto

Por que não cobrem o rosto da noiva agora?

Hoje em dia, o véu não é um atributo obrigatório do vestido de noiva. Os jovens acreditam na igualdade dos sexos e as suas opiniões sobre a preservação da castidade antes do casamento são liberais.

O rosto da noiva está coberto

Com a diminuição do papel da religião na sociedade e o crescimento da educação geral, as pessoas acreditam menos em espíritos malignos, na calúnia e no mau-olhado.

Mas se o casamento for realizado em uma igreja, o uso de véu durante a cerimônia será obrigatório.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano