As roupas festivas na Rússia sempre se distinguiram por cores vivas e decorações complexas. Os looks mais lindos foram costurados para o casamento. Nessa virada de vida, a noiva trocou dois ternos e o noivo caminhou até o altar com uma camisa bordada pela futura esposa. A província de Moscou é a mais rica do país. Como era o vestido de noiva da noiva e o que o noivo usou na festa, leia mais sobre isso.
Características de um traje de casamento da antiga região de Moscou
O traje de casamento russo feminino consistia em uma camisa, sarafan, dushegreya, masculino – uma camisa e portos. Os trajes para todos os dias e feriados consistiam nos mesmos elementos. As roupas de casamento diferiam delas na decoração: eram ricamente bordadas com enfeites representando folhas, flores, frutos silvestres, pássaros. Os trajes eram de cores muito vivas, muitas vezes uma combinação de uma camisa vermelha e um vestido de verão vermelho ou azul, e a presença de salpicos amarelos, dourados, brancos e azuis em elementos de roupas ou cocares, nas decorações do peito davam aos noivos um aspecto particularmente solene. aparência.
Elementos do traje feminino
A camisa da comemoração era retangular, com mangas compridas. Ele se reunia em volta do pescoço e as pregas eram presas com detalhes estreitos bordados ou coloridos. A camisa era originalmente vermelha, que simbolizava alegria e felicidade, mas tecido azul, amarelo, verde e branco também poderia ser usado para isso.
Sobre a camisa foi colocada uma ponyova, presa na cintura com um cordão - um antigo protótipo de saia. O vestido de verão que o substituiu existia em dois tipos: um Sayan inclinado, balançando ou costurado na frente, e um corte reto com alças, que na província de Moscou era chamado de redondo, e fora de suas fronteiras - Moscou. Era feito de tecido chinês - algodão grosso ou seda trazido por mercadores do Oriente. O esquema de cores é preto, azul e, mais frequentemente, vermelho. Um agasalho era usado sobre uma camisa e um vestido de verão; em alguns bairros eles preferiam um agasalho acolchoado ou um casaco de pele.
Na baixa temporada usavam agasalhos - sobretudo de tecido, no inverno - casaco de pele de carneiro. Dependendo da riqueza dos pais da noiva, ele era coberto com tecido ou deixado descoberto, e camponeses ricos, comerciantes e moradores da cidade podiam comprar um casaco de pele de lebre para a filha, coberto com material chinês caro.
Importante! No final do século 19 - início do século 20, entre os povos russos nas cidades, vilas industriais e grandes aldeias, o traje folclórico de casamento começou a ser substituído por vestidos de chita e ternos de casal: saia longa e blusa com um peplum.
As noivas se enfeitavam com pérolas e contas de vidro, que eram penduradas em várias fileiras, colocadas em um monisto e acrescentavam ícones e cruzes. Um elemento obrigatório do traje de casamento eram grandes brincos de pérola ou turquesa e uma trança., que estava preso ao espeto bem no fundo. Os trajes eram bordados com trançado, trança multicolorida ou prateada com estampas e enfeites, e bordados com fios coloridos e dourados. Botões de lata também serviam de decoração.
Detalhes do terno do noivo
Os homens caminharam até o altar com uma camisa reta para fora da calça, na altura dos joelhos, amarrada com uma faixa de tecido. A bainha, mangas e golas foram decoradas com bordados ou tranças com enfeites. A camisa foi complementada por calças listradas azuis escuras - calças feitas de tecido caseiro. O terno do noivo era complementado por um cafetã preto feito em casa ou um casaco de pele de carneiro, coberto por cima com um cafetã preto ou branco para menor desgaste.
Sapatos e chapéus em look de casamento
Os camponeses pobres usavam sapatilhas, pés ou pistões tanto nos feriados quanto nos casamentos. No distrito de Moscou, que era mais rico que os demais, compravam-se botas de couro ou cromadas para os rapazes, e as meninas se casavam com gatos - sapatos antigos de salto baixo. Os looks compostos por vestido ou saia com jaqueta foram complementados por botas de pele de cabra com top de amarrar alto.
O cocar da noiva consistia em um kokoshnik com uma colcha longa e fina - um véu. Esta é uma das partes mais importantes e significativas do traje.. O kokoshnik era bordado com pedras, pérolas, miçangas, clarins e gimp. O véu era um pedaço retangular de tecido fino comprado, seda ou chita, com bordados dourados ou multicoloridos, que cobria a cabeça da noiva sobre o kokoshnik.As famílias ricas podiam comprar um véu-kanavat para a filha, uma coisa cara e fabulosamente bonita, enquanto os camponeses mais pobres se contentavam com um véu festivo comprado como véu.
Em um dia especial de verão, o cara usava um chapéu redondo com uma fita enrolada na coroa - um pecador ou boné, e no inverno cobria a cabeça com um chapéu quente de pele de carneiro. Tanto o chapéu quanto o boné, além de uma fita multicolorida, foram decorados com uma flor ou um modesto buquê na lateral.
Fatos interessantes sobre antigos trajes de casamento na província de Moscou
Antigamente, acreditava-se que a menina que se casava “morre” para a vida na casa dos pais, já que vai morar com a família do marido. O traje de casamento consistia em pré-casamento e pós-casamento. Para ir à igreja, a noiva usava roupas modestas de luto e véu. Na província de Moscou, o traje pré-casamento era dominado pelo branco e, após o retorno da igreja, o traje foi trocado por roupas vermelhas brilhantes, ricamente decoradas e demonstrando o nível de bem-estar das famílias relacionadas.
Imediatamente após o casamento, as amigas da menina desfizeram sua trança e trançaram-na em duas, colocando-as em volta de sua cabeça. A trança foi retirada do cabelo, agora não havia necessidade. O kokoshnik foi substituído por outro, que cobria completamente toda a cabeça, e um véu foi preso a ele.