Na região de Perm, diferentes povos viveram lado a lado durante muitos séculos, mas a maior parte da população eram russos que se mudaram das regiões do norte, dos Urais, da região do Volga e de Vyatka. As tradições folclóricas dos camponeses da região de Kama estão intimamente ligadas às tradições da população indígena - os Komi-Permyaks.
Os etnógrafos identificaram a simbiose de culturas num complexo único. De interesse é o traje folclórico tradicional dos russos e Komi-Permyaks e sua versão festiva de casamento. Continue lendo para saber mais sobre as características dos trajes antigos e as tendências em seu desenvolvimento nos tempos modernos.
Em que elementos consiste um terno de casamento feminino?
A menina caminhou pelo corredor com um tradicional traje festivo, composto por um lindo vestido de verão e uma camisa bordada, e no final do século XIX nas cidades fabris - em “par” - saia e jaqueta. O vestido de verão tinha corte inclinado e era costurado em lona azul ou preta. As pessoas chamavam essas roupas de dubas. Na segunda metade do século XIX, as dubas substituíram o vestido de verão redondo, que consistia em vários painéis retos montados na parte superior. As camponesas prósperas usavam esses vestidos de verão feitos de tecidos de lã, geralmente de seda grossa. Em muitos distritos do Território de Perm, uma saia estampada era usada sob um vestido de verão. Eles o usaram de forma que a bainha ornamentada ficasse visível para todos.
A camisa era feita de lona branca: nas mangas era usado tecido fino, muitas vezes comprado, e o restante era cortado em tecido caseiro mais grosso.. A gola, as mangas, as saias e a canga eram decoradas com tramas trançadas e bordados. Assim foram decoradas não só as camisas brancas, mas também as coloridas e variadas.
Um elemento obrigatório da roupa festiva das mulheres era um avental feito de tecido fino de fábrica. Para ele, um painel retangular de tecido na região da cintura foi franzido com um laço de fita. Os vestidos de verão eram frequentemente cintados; o cinto tecido continha padrões geométricos, ornamentos e textos.. Sapatos festivos – sempre apenas botas de couro ou botas de feltro compradas em lojas.
No final do século XIX, o traje da noiva era decorado com uma coroa de flores de cera, que entre os moradores rurais era complementada por um grande subpêlo, e entre os artesãos e operários usavam um véu de renda junto com a coroa. Em alguns bairros eles usavam tranças e tranças finas, bem como tiaras trançadas conectadas por longas fitas. Os cocares das meninas - tiaras, fitas, eram ricamente bordados com miçangas, pérolas, bordados, vidros coloridos e fios..
Características do terno do noivo
Os trajes masculinos nesta parte da Rússia sempre foram desprovidos de muita variedade. Nas famílias era costume economizar no guarda-roupa masculino, mesmo nos feriados. O jovem vestido para o casamento com camisa, portages e agasalhos de acordo com a estação. A camisa, que tinha corte tipo túnica, era confeccionada em lona - branca, lisa ou matizada, e as portas eram confeccionadas em tecido listrado variegado para as calças. A camisa estava usada para fora da calça e amarrada com um cinto liso e brilhante.
Os agasalhos masculinos, assim como os femininos, para o verão eram confeccionados em lona com cintura recortada e pregas ou rebarbas nas costas. As roupas de meia estação feitas de tecido tinham costas retas ou corte recortado com bainha larga. E no inverno, o noivo usava um casaco de pele coberto ou nu. O traje foi complementado por botas de couro e chapéu ou boné de pele.
Fatos interessantes sobre trajes de casamento antigos
Algumas tradições locais exigiam que a noiva, que participava de uma despedida de solteira nativa, tivesse um penteado e um cocar especiais. A menina estava trançando uma trança, mas tinha muitas fitas multicoloridas no cabelo, pelo menos seis ou sete. A coroa para esta cerimônia foi decorada com aparas de madeira, miçangas, penas de galinha, folhas diversas e flores.
Outra tradição que existia em algumas aldeias da região de Perm era a presença de dois vestidos de verão no vestido de noiva da noiva - um inferior branco e um superior colorido. Após o casamento, o vestido de verão branco foi colocado em um baú e guardado para o rito fúnebre. O vestido de verão externo era usado nos feriados.
Vestidos de noiva modernos dos povos da região de Perm
Hoje em dia, os casamentos na região de Kama compram trajes chiques para casamentos com um lindo vestido branco e um véu luxuoso para a noiva e um terno elegante e rigoroso para o noivo. Mas Os jovens estão cada vez mais recorrendo às cerimônias tradicionais russas, onde todos os participantes da festa de casamento se vestem com trajes festivos tradicionais.. As mulheres usam camisa e vestido de verão ou saia com avental. Os homens usam camisas brilhantes que ficam bem com qualquer calça, até mesmo jeans.Todas as roupas são bordadas com bordados, apliques e fitas. A celebração é realizada ao ar livre com canções rituais e danças folclóricas.