O traje popular é uma marca registrada da história russa. Cada um deles é preenchido com seus próprios elementos, motivos brilhantes e características individuais de uma área específica. Além disso, até mesmo os vestidos de noiva em diferentes províncias eram diferenciados por cores, materiais e decorações. Hoje falaremos sobre as características do traje de casamento dos noivos na província de Voronezh.
Características de um antigo traje de casamento na província de Voronezh
A grande e caótica população da província de Voronezh influenciou o desenvolvimento dos trajes folclóricos da seguinte maneira. Em primeiro lugar, devido à diversidade de povos visitantes - camponeses das províncias de Tambov, Oryol e Moscou - surgiram grupos nos distritos, embora tivessem características comuns, mas ainda eram bastante independentes. Em segundo lugar, no século XVII. Muitos ucranianos mudaram-se para o território de Voronezh, que tiveram uma influência única no seu novo local de residência. Isso também se refletiu no traje folclórico.
As roupas masculinas e femininas eram feitas de materiais naturais que podiam ser obtidos devido ao solo fértil de terra preta ou à prática generalizada de criação de gado aqui. Na maioria das vezes, os tecidos eram tecidos de lã, cânhamo e urtiga.
A cor não era menos importante. Refletia as características estéticas, os hobbies e o estilo de vida do camponês. O traje era dominado por 3 cores principais:
- branco;
- vermelho.
O preto é um símbolo da terra-enfermeira, o famoso solo negro de Voronezh. Para os moradores da província, essa cor não significava tristeza ou luto. Pelo contrário, o preto para eles é um sinal de paz e alegria no lar, na família e no lar.
Como é a roupa da noiva?
O traje de casamento feminino na região de Voronezh consiste em uma camisa longa branca ou vermelha bordada com padrões de lã. Roupas brancas festivas eram branqueadas com cinzas. Para o uso diário, não era muito branqueado, mas decorado com vários padrões. A camisa de casamento também foi complementada com trança ou franja. Uma das opções preferidas das noivas era uma camisa com bainha vermelha emoldurada por lindos enfeites.
Nos feriados também estava desgastado kundya - uma jaqueta preta, cortada como um colete. Também era generosamente bordado e as mangas decoradas com babados exuberantes e debrum vermelho.
Um dos elementos memoráveis do traje foi poneva - roupas confeccionadas em lã tecida, semelhante a uma saia moderna. Geralmente costurado em preto. Foram utilizados apenas fios grossos, chamados de meadas. A parte inferior do ponyova foi decorada com tranças e tranças feitas de fios multicoloridos.
Terno de noivo
O terno masculino na província de Voronezh não se distingue mais por tanta variedade de elementos. Ainda consistia em uma camisa, mas já com cinto. O cinto é um elemento necessário do traje, sem o qual o homem era considerado privado de honra. A camisa era confeccionada em tecido azul ou vermelho, decorada com estampas contrastantes. Foi costurado segundo o princípio de uma blusa - com fenda oblíqua na gola. O comprimento da camisa ia até os joelhos, cobrindo parcialmente as calças pretas que todos os homens usavam.
Além das roupas básicas, o camponês usava botas de cano alto e cocar.
Detalhes do look de casamento - cocar, sapatos, etc.
Antes do casamento, todas as meninas usavam lenços na cabeça, enquanto as noivas usavam lindos cocares. Eles diferiam em diferentes condados, mas os mais comuns eram:
- shlychka - uma touca vermelha que pressiona firmemente o cabelo. Usado sobre um coque;
- kokoshnik bordado com miçangas.
Chuniks, sapatos de vime, eram usados como calçado. A sola era de madeira ou couro genuíno para que o desgaste fosse mais lento. As mulheres usavam meias até os joelhos, tricotadas com as próprias mãos com fios coloridos.
Um dos elementos mais impressionantes do vestido de noiva de uma mulher é a presença de joias com miçangas no peito.. Normalmente, os colares de várias camadas eram tecidos com pequenas contas e presos a uma fina tira de tecido amarrada na nuca. Acreditava-se que tais amuletos protegiam a noiva das forças do mal e do mau-olhado.