Um dos principais fatores pelos quais uma pessoa consegue se proteger dos caprichos do clima há muito tempo é a produção de tecidos e roupas. Desde a sua criação, na antiguidade, esta indústria desenvolveu-se de forma dinâmica e hoje o consumidor é apresentado a uma grande variedade de materiais feitos de componentes naturais e sintéticos.
Dependendo do tipo de produção, os produtos de tecido são convencionalmente divididos em diversas categorias. Os principais são:
A gama de tecidos modernos é grande, e isso não se deve apenas às possibilidades de utilização de diversas matérias-primas. O material acabado adquire suas características finais por meio do processamento e da utilização de tecnologias de fabricação. Neste caso, as características e propriedades são mais frequentemente determinadas pelo tipo de tecido.
Entre a variedade de opções, a atenção do consumidor é atraída pelas características dos tecidos utilizados na alfaiataria. Na maioria das vezes é:
Sintéticos baratos, feitos de fibras de poliéster. A superfície é semelhante em aparência à lã e em propriedades ao algodão. As características distintivas que permitem costurar roupas baratas são a resistência, a resistência ao desgaste e a capacidade dos produtos de manter sua aparência original por muito tempo. Além disso, as características do tecido facilitam a lavagem, reduzindo ao mínimo a manutenção da roupa. O material seca rapidamente e muda facilmente de forma sob a influência das temperaturas. Isso abre amplas possibilidades para designers na hora de criar dobras, decorar roupas, cortinas, cortinas, etc.
Na produção do tecido de algodão são utilizadas fibras macias e finas, torcidas ao longo do eixo. O material se caracteriza pela alta resistência, resistência ao ataque químico e capacidade de manter suas características originais mesmo sob exposição prolongada a fatores como radiação ultravioleta, umidade, altas e baixas temperaturas. Tecidos e roupas têm uma higroscopicidade média de 18 a 20%, por isso secam lentamente. A única desvantagem do material é sua baixa capacidade de manter a forma e o risco de encolhimento se não for bem cuidado. Os produtos de algodão enrugam-se rapidamente, o que nem sempre é conveniente no dia a dia.As vantagens deste material incluem: extraordinária suavidade, respirabilidade, durabilidade. O escopo de aplicação dos tecidos de algodão é amplo. O material torna-se uma excelente solução para costurar roupas e macacões, roupas de cama, estofados de móveis, etc.
Tecido com estampas grandes obtido com a tecnologia de tecelagem de fios de urdidura e trama. As altas características estéticas e a complexidade do processo de produção fazem do material um produto de classe elite. Para criar a tela são utilizadas matérias-primas naturais, incluindo algodão e linho, além de fios de lã e seda. Na produção moderna também podem ser utilizadas fibras sintéticas, bem como uma combinação de componentes artificiais e naturais. A tecnologia de fabricação nos permite produzir tecidos lisos e tecidos com inserções coloridas. O efeito “tapeçaria” é obtido por meio de métodos especiais de tingimento. Hoje, o jacquard é amplamente utilizado na costura de agasalhos, estofados e outros produtos. O custo do material determina em grande parte as matérias-primas, bem como as tecnologias de processamento de tecidos utilizadas.
Tecido natural, confeccionado com fio do casulo do bicho-da-seda. A demanda e a extraordinária popularidade desse tecido se devem às amplas possibilidades na confecção de roupas, nas quais o cidadão comum recebe roupas requintadas e confortáveis de usar. As tecnologias modernas permitem criar seda artificial. Porém, o valor desse material, assim como as características, diferem significativamente do real, feito de fio de seda.Em primeiro lugar, incluem brilho, suavidade e resistência únicos: indicadores que são alcançados graças à produção em várias etapas e às características dos fios do bicho-da-seda.
Assim como o feltro, o feltro é criado com tecnologia de feltragem de lã. O processo é realizado manualmente e tem como resultado a produção de peças de material. Ao contrário do seu homólogo mais denso, a produção do feltro utiliza penugem fina de cabra ou coelho, graças à qual o tecido adquire os seus traços característicos. A criação de materiais hoje é um pouco diferente da tecnologia usada nos tempos antigos. Com o advento dos fios sintéticos, tornou-se possível obter tecidos lisos ou felpudos, que também podem ser divididos em subtipos de camurça ou feltro de pêlo longo. Na maioria das vezes, esse material é usado para costurar roupas que entram em contato com o corpo. Podem ser chapéus, cachecóis, casacos, etc. Graças à textura especial do tecido, essas roupas podem reter o calor e criar conforto quando usadas.
Tecido sintético, que hoje é um dos mais utilizados na confecção de roupas e produtos de uso diário. Na produção de tecidos é utilizada uma combinação de vários tipos de fibras artificiais, sendo a principal delas o poliéster. O resultado do uso dessa tecnologia é a produção de tecidos leves, resistentes à umidade e fáceis de cuidar. Vários métodos de produção, ao mesmo tempo, expandem significativamente a gama de espessuras do material. Hoje, o velo é amplamente utilizado em roupas casuais e forros.O revestimento anti-borboto, muitas vezes característico dos tecidos modernos, garante a maior vida útil sem perda das características originais. As principais vantagens do material são higroscopicidade, leveza e elasticidade. Entre as características que proporcionam conforto ao usar roupas de lã estão a respirabilidade, a capacidade de secar rapidamente após a lavagem e o mínimo de cuidado e condições de armazenamento.
Tecido grosso feito de fios de algodão. Graças ao uso da tecnologia de trama simples, os fabricantes obtêm um material durável que é amplamente utilizado pelas pessoas no dia a dia. Os principais subtipos de chita, populares entre o homem moderno da rua, são os tecidos suvoraya, branqueados, estampados e tingidos lisos. Diversas técnicas de fabricação permitem a criação de tecidos de alto desempenho, muito utilizados na fabricação de roupas de cama, toalhas de mesa, cortinas e cortinas, etc.
Tecido de algodão (também pode ser sintético), caracterizado por maior densidade. Uma característica especial do material é a presença de uma parte frontal coberta por cicatrizes felpudas e uma parte posterior com superfície lisa. Entre as características do tecido estão alta elasticidade, resistência e durabilidade. As roupas feitas de veludo cotelê são muito quentes, agradáveis ao toque e duráveis. A vantagem deste material é o seu preço acessível. As desvantagens incluem o risco de encolhimento e perda de aparência devido a cuidados inadequados. Na produção de roupas modernas, vários subtipos de veludo cotelê são usados, incluindo: cordão, veludo cotelê com nervuras e veludo cotelê modelado.
O tecido possui pelo macio, é aveludado e possui alto apelo estético. O material desta categoria pertence a produtos premium e é amplamente utilizado para costurar roupas quentes, práticas, densas e resistentes ao desgaste. A produção moderna permite produzir diversos subtipos de veludo. Os principais são: veludo e cortina. Os tecidos de veludo também incluem não apenas materiais de algodão, mas também tecidos feitos de feltro e couro.
Um material obtido artificialmente a partir de matérias-primas naturais. Uma característica especial deste tecido é a sua capacidade de ser semelhante (dependendo da tecnologia utilizada) ao linho, seda ou lã. Os produtos de viscose são muito populares. Isso se deve ao preço acessível e à oportunidade de conseguir roupas para o dia a dia com vida útil máxima. Na produção de utensílios domésticos hoje são utilizados três tipos de viscose: espátula, técnica e têxtil, porém, apenas a última categoria é adequada para costurar roupas.
Na indústria moderna, a guipura é feita a partir de diversos tipos de fibras sintéticas, ou com suas adições. As principais características são transparência, baixo peso e rigidez. As desvantagens incluem baixa resistência ao rasgo e condições exigentes de cuidado, uso e armazenamento.
Uma característica distintiva do material é a sua extrema suavidade e ternura. Essa característica é alcançada por meio de uma produção complexa e da tecelagem de sarja, que utiliza fios feitos de penugem de cabra de caxemira. O alto custo do linho, assim como das roupas de caxemira, se deve ao conforto, estética e hipoalergenicidade.Acredita-se que a verdadeira caxemira pode ser feita a partir da penugem de animais que vivem apenas no Paquistão, Índia, Nepal e China. Isso se deve ao fato de que ao tentar recriar o tecido a partir da lã de cabra comum, todas as propriedades únicas da caxemira se perdem.
O material é feito de lã de cabra angorá. A variedade mais comum hoje são os tecidos brancos uniformes, que se distinguem por um brilho suave. O efeito único desse produto é proporcionado pela tecnologia que utiliza cabelos transicionais. O resultado é um tecido resiliente e fofo com alta resistência à tração, resiliência e durabilidade. O brilho natural característico do mohair não desaparece mesmo após o tingimento.
O tecido é feito de fibras de algodão em tecelagem de cetim. Caracteriza-se por uma superfície lisa e sedosa, onde predominam os fios de trama. Os mais populares hoje são o cetim estampado e branqueado. Este material é amplamente utilizado na produção de roupas de cama, forros e roupas casuais. Menos comumente, o cetim é usado na confecção de camisas masculinas e vestidos de verão.
O tule moderno se distingue por uma estrutura em malha, que confere ao tecido uma leveza fluida. O material é feito de poliéster, o que o torna homogêneo e extremamente durável. A principal área de utilização do tule é a criação de elementos decorativos de roupas. O tecido macio também é usado na confecção de presentes e decoração de interiores. As características do tule mesh permitem que ele seja utilizado com sucesso como tela para bordados.
O material leve e fluido com uma textura um tanto solta foi originalmente feito de seda e fios de crepe. Hoje, são utilizados na produção componentes artificiais que podem proporcionar maior resistência à tração e apelo estético. A popularidade deste tipo de material se deve à grande variedade de variedades. Os mais famosos e populares deles são: chiffon crepe, chiffon jacquard, chiffon dupla face e variedade de cetim. Chiffon com iscas, shanzhan, chiffon pérola, etc. também são utilizados na fabricação de roupas de grife.As peças confeccionadas com esse material se diferenciam pela elegância, leveza e conforto de uso.