É difícil imaginar um guarda-roupa de inverno sem agasalhos que proporcionem o conforto necessário. Recentemente, roupas feitas de tecido angorá natural tornaram-se populares entre os compradores, apesar do custo bastante elevado. E isso não é coincidência. Graças às suas propriedades únicas que criam uma sensação de conforto e aconchego, as roupas confeccionadas com este tecido são muito valorizadas e ocupam uma posição de destaque no mercado.
Angorá é um tecido de lã baseado na penugem de certas raças de coelho ou cabra angorá. O próprio nome vem da cidade de Ancara, localizada na Turquia, onde, de fato, esses animais são criados. Inicialmente, apenas a penugem de cabra era utilizada para a produção, mas as cabras não se enraizaram nos territórios emigrados e a sua criação revelou-se problemática. Isso contribuiu para que os criadores fossem obrigados a desenvolver uma nova raça de coelho, que se distinguia pelos cabelos longos e desgrenhados.
O angorá em sua forma pura é raro, pois é pouco prático de usar devido à sua baixa resistência e, portanto, tem uma vida útil curta.Para melhorar as propriedades de desempenho, geralmente são adicionados os seguintes componentes naturais e sintéticos modernos: vários tipos de fios de lã (merino) - para materiais caros, acrílico - para a produção de fios, poliéster e viscose - para as opções mais econômicas. Além disso, o preço dos produtos que contém acrílico, poliéster e viscose é mais acessível.
A gama de cores do tecido natural varia do branco natural ao cinza, havendo também exemplares em preto. O material se presta bem ao tingimento, por isso o fio pode ser encontrado em qualquer cor. O principal sinal da presença de angorá no tecido é a pilosidade bem visível. Antes de adquirir produtos, é necessário estudar cuidadosamente a composição e as propriedades correspondentes; isso determinará se o preço está definido corretamente.
Referência! O comprimento da penugem chega a 15 cm, em casos excepcionais pode chegar até vinte e cinco centímetros. Devido à presença de vazios de ar, as fibras tendem a criar um material muito quente e ao mesmo tempo arejado.
Hoje, os fabricantes distinguem dois tipos principais de angorá.
Melange é um tecido confeccionado com fio natural ou sintético (fio único), composto por fios de diversas cores.
Importante! É possível criar tecidos brilhantes e estampados graças aos tons contrastantes das fibras. Como resultado, você pode obter um padrão na forma de lascas de mármore.
Supremo – um tecido fino e bonito que possui a propriedade de elasticidade devido à presença de lycra em sua composição, o que permite manter perfeitamente sua forma (malhas).
A partir dos tecidos apresentados, os fabricantes criam vários tipos de roupas para guarda-roupas masculinos e femininos, que são um prazer de usar: casacos, suéteres, vestidos, saias, suéteres, lenços, estolas, chapéus e muito mais. Também populares entre os compradores são os utensílios domésticos: cobertores, colchas, cortinas, travesseiros. Para as crianças, muitos pais escolhem meias quentes, mitenes e luvas, chapéus e cachecóis, que são simplesmente necessários para se protegerem do frio no rigoroso inverno russo. Até mesmo costureiras e artesãs preferem criar suas obras-primas de malha com fio angorá. Toda essa variedade pode ser adquirida em qualquer loja especializada, que pode ser encontrada em todas as cidades.
Referência! O verdadeiro tecido angorá (a base é a lã de cabra angorá), que praticamente não possui componentes adicionais, é bastante caro, por isso é difícil encontrá-lo nas lojas. Os principais produtores deste tecido são empresas de países europeus (França e Itália).
Como mencionado acima, o tecido é macio, leve e fofo, tem brilho sedoso e, o mais importante, aquece suavemente. Mesmo a blusa mais fina irá mantê-lo aquecido em um ambiente fresco devido ao seu excelente isolamento térmico. Se a composição contiver acrílico, que proporciona alta resistência ao desgaste, a peça durará bastante tempo.
Mas, apesar das excelentes vantagens, também existem algumas desvantagens, que incluem a complexidade do atendimento. Este material não deve ser lavado à mão ou à máquina. Portanto, vale a pena proteger as coisas das chuvas repentinas, pois mesmo que se molhem um pouco, perderão o aspecto apresentável.
Durante o uso, esse material pode se deformar devido ao fato das fibras lisas serem muito sensíveis, começarem a desfiar e cair do tecido. Portanto, você precisa transportar as coisas com cuidado e cuidado. Portanto, as principais características de todos os produtos de lã são que os cabelos longos grudam e permanecem em outras coisas.
Como já mencionado, o tecido angorá não tolera umidade alguma, então a melhor solução é entrar em contato com uma lavanderia profissional quando ficar sujo. Após este procedimento, seu item favorito será devolvido a você bem cuidado e fresco. Para mantê-lo em excelentes condições, é necessário cuidar constantemente com o auxílio de rolos e escovas especiais que irão coletar todo o excesso.
Algumas donas de casa ainda decidem lavar roupa em casa, observando instruções passo a passo específicas: lave com cuidado e cuidado somente à mão e em baixas temperaturas com detergente especial, excluindo o uso de agentes agressivos e alvejantes, ao final do procedimento o tecido não deve ser torcido ou torcido. Você pode embrulhar com cuidado em uma toalha, que vai absorver bem todo o excesso de umidade, pois se você apenas pendurar a peça vai esticar bastante. Portanto, é melhor desdobrá-lo sobre qualquer superfície horizontal para a secagem final. Mas é preciso levar em conta que esse método é bastante arriscado, pois o produto pode perder a forma anterior.
Importante! Ao armazenar, não se esqueça que os tecidos de lã natural são vulneráveis às traças.
Se você seguir todas as regras do cuidado delicado, suas coisas favoritas irão deliciá-lo por um longo período.