Entre os amantes do conforto, apesar do preço bastante elevado, são populares os produtos confeccionados com angorá natural, tecido de lã à base de penugem de certas raças de coelho ou cabra angorá. E há uma explicação simples para isso. Graças às propriedades que criam uma sensação inigualável de calor e cuidado, as roupas confeccionadas com esse tecido são muito valorizadas e ocupam uma posição de destaque no mercado.
Ao comprar uma coisa tão maravilhosa, delicada e fofa como um suéter angorá, a última coisa que qualquer comprador pensa é como irá lavá-lo e cuidar dele no futuro. Afinal, o produto é novo e está literalmente permeado de leveza e carinho, mas com o tempo, tal produto perde suas qualidades de consumo e brilho original. Formam-se bolinhas no suéter, a fofura perde volume, as fibras ficam grudadas e o que vemos é completamente diferente do que compramos. Mas não se desespere!
Importante! Se você seguir as recomendações descritas abaixo, poderá restaurar facilmente a aparência original e a sofisticação do seu item favorito.
Lavar à mão
Para uma lavagem impecável, precisamos de qualquer sabonete infantil, de preferência branco e sem corantes e cremes adicionais, além de glicerina, que é vendida em qualquer farmácia próxima ou loja especializada em sabonetes.
Importante! Não é recomendado o uso de detergentes em pó convencionais, agentes agressivos e alvejantes.
Mesmo apesar das especificações publicitárias, que indicam que se destinam a esse tipo de material, você pode estragar tudo.
Para referência! O sabonete pode ser substituído por xampu comum para bebês, mas corre o risco de criar muita espuma durante a lavagem e removê-la será muito problemático, por isso é melhor optar pelo sabonete.
Depois coletamos a água no recipiente onde faremos a lavagem, a temperatura da água não deve exceder quarenta graus e, de preferência, na faixa de 36–37. É fácil verificar mesmo sem termômetro, basta deixar cair um pouco de água na parte de trás do pulso e se sentir diferença basta ajustar a temperatura adicionando água morna ou fria.
A seguir esmigalhe o sabão, faça esta operação com uma faca de cozinha para obter lascas mais finas e acrescente uma colher de glicerina. Misture bem a composição resultante e coloque o suéter nela. Certifique-se de virar a peça do avesso antes de lavar. Lavamos com cuidado e cuidado e depois enxaguamos, é aconselhável repetir este procedimento várias vezes.
Importante! Após o enxágue, torça levemente o suéter sem usar força, caso contrário deformará o tecido. A próxima etapa é a secagem, falaremos sobre isso mais tarde.
Lavando em uma máquina de lavar
Se você decidir lavar seu suéter em uma máquina automática, antes de tudo você deve estudar cuidadosamente as recomendações do fabricante, lendo-as no rótulo. Via de regra, esta é lavada à mão ou no modo “Lavagem Delicada”. Vale ressaltar que o uso de detergentes é idêntico ao da lavagem das mãos. Importante: Não é recomendável realizar a centrifugação em nenhuma velocidade, caso contrário você terá que dizer adeus ao aspecto original do seu suéter.
A etapa principal é a secagem
Mas a etapa mais importante e responsável, tanto na lavagem à mão quanto na máquina, é a secagem correta e segura do seu produto.
Importante! É estritamente proibido pendurar um suéter úmido em várias cordas, secadoras e outros eletrodomésticos. Além disso, não apresse o processo de secagem do suéter, colocando-o próximo a aquecedores ou radiadores.
Para começar, pegamos uma toalha felpuda grande e seca com uma pilha grande e enrolamos nela nosso suéter molhado, fazendo isso com cuidado e cuidado. E esperamos que a toalha absorva o excesso de umidade. E só então colocamos cuidadosamente nosso produto sobre uma superfície plana e horizontal, de preferência com uma toalha felpuda limpa e seca. Graças a um processo de secagem tão longo e difícil, devolveremos ao suéter o aspecto apresentável que tinha no momento da compra.
Pequenos truques sobre como adicionar fofura
Pois bem, a última etapa é o retorno da antiga pompa ou fofura. Para isso, basta pentear cuidadosamente o suéter com uma escova de cerdas macias.
Conselho! Observe que os movimentos do pincel devem ser direcionados ao longo da pilha e, no final, riscar algumas vezes contra a fibra.
Se você seguir todas as nuances do cuidado delicado, seu suéter preferido irá deliciá-lo por um longo período. É importante ressaltar que todas as dicas acima podem ser atribuídas, com razão, a quaisquer coisas e produtos feitos com esse tecido incrível (chapéus, luvas ou meias).