Existem no mercado diversos produtos feitos de angorá, além de malhas, que têm a propriedade de esticar. No entanto, o tecido natural não estica nadaPara adquirir essas propriedades, vários materiais são adicionados à composição - por exemplo, acrílico.
Coisas feitas com fio natural têm vida útil curta, para prolongá-la acrescenta-se fio sintético. Porém, com o tempo, isso leva à perda de isolamento térmico devido ao desgaste do fio de lã.
Para manter a durabilidade sem perder as propriedades do angorá, acrescenta-se lã - merino, alpaca ou ovelha. Viscose e poliéster são encontrados em roupas mais baratas. Para evitar a falsificação na hora de comprar, é preciso estudar a composição das coisas e dos fios.
O angorá estica após a lavagem?
Não é recomendado lavar peças feitas de angorá e peças feitas de mohair são proibidas. Após a lavagem, as peças podem esticar e perder a forma. Se necessário, use lavagem a seco. Muitas donas de casa ainda recorrem à lavagem, então sensibilidade especial deve ser observada:
- lavar delicadamente à mão em água morna até 30 °C;
- usar shampoo com glicerina ou sabonete infantil ralado;
- torça suavemente o produto com uma toalha felpuda;
- seque em uma superfície horizontal em temperatura ambiente.
Referência! Se a peça ainda esticar após a lavagem, algumas donas de casa usam um truque: colocam a peça na geladeira por várias horas. Isso geralmente ajuda a restaurar a forma.
Assim como outros itens feitos de lã natural, o angorá deve ser protegido de traças e outros parasitas. Porém, os preparados antitraça devem ser usados com cautela, pois podem prejudicar a qualidade do tecido.
Jaquetas e suéteres leves são guardados dobrados no armário, pois o uso de cabide pode esticar o tecido. Os casacos angorá são guardados em cabides de tamanho adequado, devendo ser resistentes o suficiente para evitar deformações. Capas de tecido de algodão são usadas para armazenamento.
Importante! Os fabricantes de roupas recomendam recorrer a profissionais: os produtos naturais de mohair devem ser protegidos mesmo da chuva.
Breve descrição das propriedades do tecido
Angorá é um tipo de tecido de lã, dividido em dois tipos de acordo com o método de fabricação:
Primeiro. Utiliza-se a penugem da cabra angorá, seu nome adicional é mohair. As cabras são criadas na Turquia, anteriormente houve tentativas de criação em outros países, mas devido às condições climáticas o animal não criou raízes. O pelo da cabra angorá pode atingir até 30 cm de comprimento.
Segundo. A penugem do coelho angorá é utilizada para a confecção de fios, sua lã pode atingir 20 cm de comprimento, a raça foi criada por seleção e tem distribuição mais ampla. O tecido de lã de coelho tem um preço mais barato, mas não é tão durável quanto o mohair.
Ambas as variedades possuem alto isolamento térmico e maciez, agradáveis de usar. A cor natural do fio é branco, cinza e preto (raro), muitas vezes apresenta brilho. Fazer fios com penugem de cabra angorá e coelho é uma tarefa difícil, pois são escorregadios e lisos e altamente eletrificados. As fibras têm baixa densidade, por isso os produtos são muito leves. O fio pode ser bem tingido em outras cores, isso ajuda a diversificar a paleta de cores. Os itens à venda são principalmente itens feitos de penugem de coelho angorá.
Alguns fatos interessantes:
- mohair pode custar 4.500 rublos. por um metro de tecido. É frequentemente usado por marcas globais para criar suas coleções.
- Angora deve o seu nome à cidade de Ancara, capital da Turquia.
- Até meados do século XIX, era proibida a exportação de cabras angorá da Turquia.
- De um coelho angorá pode-se “extrair” até 1,5 kg de penugem por ano, com uma média de 500 g.
O que eles costuram e tricotam:
- agasalhos (casacos, chapéus, luvas, cachecóis);
- suéteres, cardigãs, jaquetas;
- saias, vestidos quentes.
Adequado para roupas infantis, devido às suas qualidades de manter o calor e a suavidade. Além disso, ao adicionar lã merino, são tricotados cobertores e xales. Os produtos são bastante leves e muito quentes.
Importante! Como as matérias-primas são bastante caras, muitas vezes você pode encontrar no mercado falsificações feitas de lã de ovelha comum.