Muitas vezes surgem situações na vida quando um acessório interessante é urgentemente necessário para uma roupa ou fantasia. Nestes casos, a solução ideal seria fazer com as próprias mãos uma borboleta, que é uma decoração clássica desde o século XIX. Neste material veremos como fazer uma borboleta com uma fita de cetim.
Qual fita de cetim é adequada?
Não há necessidade de complicar o problema e comprar materiais diferentes na loja, basta comprar dois novelos de fita de cetim de larguras diferentes: um fino (cerca de 1 cm) e o segundo mais grosso (3-4 cm).
O que é necessário para a produção?
Para fazer uma borboleta não precisamos de muitos materiais, apenas papelaria e a própria fita. Então, o trabalho usará tesoura, cola, linha e agulha. Um isqueiro ou fósforos também serão úteis para processar tecidos.
Você precisará cortar uma tira de 1 metro de comprimento de uma fita larga e de 60 centímetros de uma fita estreita.Claro, você pode pedir ao funcionário da loja que corte imediatamente o comprimento necessário se tiver certeza de que o cetim nunca mais será necessário. Porém, a experiência das costureiras sugere que você deve sempre ter suprimentos de diversos materiais. É possível que você cometa um erro e de alguma forma estrague o material, por isso é melhor jogar pelo seguro e pegar mais de uma vez.
Importante! Se por algum motivo você não tiver uma fita fina, pode trabalhar com uma grossa simplesmente dobrando as bordas para dentro.
Instruções passo a passo sobre como fazer uma gravata borboleta
Vamos considerar várias opções.
borboleta simples
- A estrutura de uma borboleta comum consiste em dois arcos simples de tamanhos diferentes. Para criar o primeiro, é necessário medir um pedaço de cerca de 25 centímetros, para o outro - até 40 (compramos especialmente uma fita com reserva de 2 a 3 borboletas).
- Uma peça mais curta precisa ser dobrada ao meio, certificando-se de que as pontas fiquem próximas uma da outra.
- Várias costuras são feitas no meio, apertadas e algumas voltas de fita são enroladas no meio para fixação e um componente estético.
Um grande arco é feito seguindo o mesmo princípio, após o qual começa a criar uma base que manterá a borboleta no lugar. Para isso, é adequado um fino pedaço de fita, no qual são fixados nossos laços. Nós escolhemos uma fita fina para que seja mais fácil esconder sob a gola de uma camisa.
- Para a base, meça a parte necessária da fita e costure os ganchos nas bordas. Para evitar desfiamento das bordas, recomenda-se chamuscá-las com fósforo ou isqueiro.
- O passo final é combinar as duas partes da gravata que fizemos. Para fazer isso, costure-os no centro e embrulhe esse local com um pedaço de papel bem cuidado. Trabalho concluído!
- Os ganchos de fixação podem ser substituídos por velcro ou botões especiais.
Assim:
Para deixar o produto ainda mais único e especial, você pode usar fitas de diversas cores, fitas com estampas e desenhos. Sinta-se à vontade para experimentar. Você pode decorar o acessório com várias lindas pedras e strass, padrões de renda e vários elementos decorativos. A maioria o principal é escolher a combinação certa de cores e tonalidades.
A prática mostra que uma borboleta clássica, também feita à mão, tem um bom efeito, competindo até com marcas populares de acessórios e joias.
Borboleta para uma menina
Uma borboleta para menina é feita de acordo com um princípio semelhante ao da versão masculina. Por favor, note que Agora está na moda usar borboletas vermelhas com manchas brancas ou um tom vermelho puro. Porém, o preto continua sendo uma cor clássica mesmo em um terno feminino, só é importante usá-lo corretamente em combinação com outros elementos do guarda-roupa.
Ao contrário da versão masculina, aqui você pode experimentar com segurança a decoração do produto. Para isso, é necessário encontrar um material adequado para decoração e preparar uma pistola de cola. É aconselhável trabalhar com fitas de duas cores diferentes. A partir das peças mais curtas é preciso fazer laços e costurar as pontas, depois virar do avesso e costurar no centro. Então você precisa enrolar a linha em volta do ponto e unir cuidadosamente os dois lados.
Para criar a própria gravata:
- você precisa pegar um longo pedaço de fita adesiva e dobrá-lo no meio em um ângulo de modo que os lados fiquem a 90 graus um do outro;
- depois dobramos ao meio, ficando um triângulo, para preservar a estrutura é preciso passar a ferro. Vamos coletar a borboleta inteira;
- prendemos os laços na gravata, bainhamos um pouco de renda nos laços;
- Você pode colar cuidadosamente as contas na própria borboleta usando uma pistola de cola.Outras decorações também são adequadas, o principal é que não sejam muito pequenas e tenham uma boa durabilidade.
Como você pode ver, você pode fazer um acessório muito lindo em casa sem muito esforço. Acredite, fazer algo com as próprias mãos é muito mais gostoso do que comprar e, além disso, sua borboleta ficará uma espécie de exclusividade se você decorá-la lindamente.