Fitas para ginastas e laços para penteados cerimoniais são engomados para que o tecido delicado fique menos enrugado e sujo. O procedimento é simples, mas existem sutilezas.
O que você vai precisar?
O principal componente é o amido diluído em água. Nas prateleiras das lojas você pode encontrar produtos de batata ou milho - ambos são adequados. Recomenda-se fazer a solução de amido em um pequeno recipiente esmaltado.
Importante! O amido tem vida útil de dois anos. Depois que eles expirarem, é melhor comprar um novo.
Como fazer uma solução corretamente?
A fita de cetim é um tecido leve, mas bastante resistente e denso, que requer uma pequena quantidade de amido: basta de uma a uma colher e meia de chá por litro de água. A sequência de preparação da solução é a seguinte:
- dissolva o amido em uma pequena quantidade (cerca de meio copo) de água fria, mexa bem;
- despeje a solução de amido em jato fino na água que foi previamente colocada no fogo em fervura, mexendo constantemente em movimentos circulares nas laterais do recipiente;
- Depois de esperar que toda a massa ferva, reduza o fogo e ferva a solução por cerca de sete minutos, sem parar de mexer;
- Depois de receber uma pasta transparente, retire do fogo.
Importante! Se entrar água no pó de amido durante o armazenamento, você terá que jogá-lo fora - ele não pode ser seco.
Você pode começar a engomar.
Métodos para engomar fita de cetim
Antes da engomagem, a fita deve ser lavada com produto adequado e enxaguada abundantemente. O tecido engomado pode estar seco ou úmido - você também pode apertá-lo levemente.
Mergulhamos o material na solução preparada para que não haja “ilhas” na superfície da pasta. O tecido deve permanecer no amido por cerca de vinte minutos, que é mexido periodicamente, permitindo que o tecido fique completamente saturado. Em seguida, a fita removida é limpa do excesso de solução, passando-a entre os dedos bem cerrados. Não torça! Após a secagem em posição suspensa, a fita deve ser passada corretamente - através do papel e desligando o modo de vapor.
Como resultado da manipulação, forma-se uma camada adicional na superfície do tecido, protegendo contra a penetração de ar e sujeira.
Este antigo método de amido é testado pelo tempo e é o que menos desperdiça, mas existem outros. Se você tiver dúvidas sobre o sucesso de um procedimento realizado por você mesmo, poderá adquirir um produto acabado. Poderia ser:
- amido líquido;
- aerossol.
No primeiro caso procedemos como na versão “clássica” da engomagem: mergulhe a fita na solução, retire após dez minutos, seque, passe a ferro.No segundo caso, pulverizamos o produto a uma distância de cerca de vinte e cinco centímetros, tentando uniformizar a camada.
Conselho! A gelatina pode ser usada como substituto do amido: despeje uma colher de sopa de pó com um pouco de água fria e deixe inchar. Depois de esperar o resultado, acrescente duzentos gramas de água e leve ao fogo baixo, aqueça, mas não ferva. Assim que a gelatina estiver completamente dissolvida e resfriada, você poderá colocar a fita nela.
Sutilezas de engomar laços e tecido de cetim
- Ao escolher entre fécula de batata e amido de milho, é preciso levar em consideração a cor da fita. Para produtos de cor clara, a batata é preferível - seu tom azulado não dará efeito amarelado.
- O amido de milho endurece e seca um pouco mais do que o amido de batata.
- Amido de alta qualidade só é possível se não houver grumos na pasta preparada. Você pode garantir sua ausência, mesmo que a solução não seja perfeitamente homogênea - coar com uma peneira ou várias camadas de gaze corrigirá a situação.
- Uma solução muito espessa pode ser facilmente diluída com água à temperatura ambiente e bem misturada.