As fitas de cetim são macias e flexíveis, fáceis de modelar e para finalizar as bordas basta queimá-las no fogo, por isso são adequadas para a criatividade. Fazer artesanato não exige muito tempo e trabalho, embora pareça complexo e incompreensível. Toda costureira deveria tentar criar uma flor simples a partir deste material.
Artesanato DIY feito com fitas de cetim
As fitas de cetim são um material universal utilizado para fazer artesanato em diversas técnicas. São baratos e o consumo é bem pequeno. Uma descrição detalhada do artesanato com fitas de cetim para iniciantes permitirá que você dê início à sua criatividade.
As fitas são adequadas para fazer os seguintes produtos:
- flores, laços, flocos de neve;
- animais volumosos;
- pinturas e painéis;
- Árvores de Natal e topiária.
Eles também decoram:
- roupas, sapatos e chapéus;
- apetrechos de casamento (taças, garrafas de champanhe, buquê de noiva);
- instalações;
- Ovos de Páscoa e bolas de ano novo.
Referência! Para decorar uma caixa de presente ou buquê, você não precisa de ferramentas adicionais. Chega de fitas de cetim e um pouco de trabalho.
Materiais necessários
Para a confecção de cada artesanato, os materiais são selecionados individualmente. Dependendo do tamanho, cores desejadas e finalidade.
Mas existe materiais e ferramentas que serão necessários em qualquer caso:
- fitas de vários tons e larguras;
- tesoura, lápis, régua;
- agulha, linha;
- isqueiro ou vela.
Importante! Para fazer artesanato com fitas de cetim, você pode usar um ferro de soldar especial, que simultaneamente corta o tecido e derrete a borda.
Diferentes técnicas para fazer artesanato
O artesanato é feito usando vários métodos. Eles são fáceis de entender até mesmo para um iniciante, embora os produtos muitas vezes pareçam luxuosos, naturais e complexos.
Kanzashi
A técnica japonesa de fazer decorações para grampos de cabelo, tiaras e grampos de cabelo com fitas é o kanzashi. As artesãs modernas criam não apenas decorações de cabelo usando esta tecnologia, mas também muitos outros artesanatos. Eles são montados a partir de pétalas individuais dobradas como origami. Kanzashi é baseado em dois princípios para a criação de pétalas: redondas e pontiagudas. O resto é imaginação das costureiras (foto).
Para funcionar, você também precisará de cola e miçangas, strass e lantejoulas. As fitas de cetim são pré-cortadas em quadrados.
Fazendo pétalas redondas:
- Dobre o quadrado em um triângulo equilátero.
- Traga os cantos da dobra para o canto inferior para formar uma linha arredondada na parte superior.
- Dobre os cantos laterais para trás. Alinhe as bordas.
- Queime o corte e pressione para fixar.
No produto acabado:
Fazendo pétalas afiadas:
- Dobre o quadrado da mesma forma que na primeira opção.
- Conecte dois cantos, dobrando na parte superior.
- Dobre a pétala ao meio novamente.
- Queime e conserte o canto.
- Apare a borda inferior e derreta o corte sobre a vela.
Mais frequentemente, esta técnica é usada para fazer flores e flocos de neve para grampos de cabelo, grampos de cabelo, tiaras e elásticos.
Borboletas e flores kanzashi serão uma decoração maravilhosa para roupas em forma de broches, e volumosos cisnes, pavões e árvores de Natal se tornarão uma decoração de interiores.
Pétalas derretidas
Essa técnica é boa para criar rosas, peônias e papoulas. As flores parecem naturais, mas não tão bonitas quanto o kanzashi. Apenas fitas sintéticas são adequadas para o trabalho. Você só pode escolher o material certo tentando.
Além disso, prepare pinças com pontas longas, núcleos ou contas. Para criar flores a partir de pétalas derretidas, você precisa de:
- Desenhe uma pétala no papel. Se for um círculo ou uma flor, então cada peça é 0,5 cm menor que a anterior, pelo menos 10. Se for uma gota ou um coração, faça 3-4 tamanhos de pelo menos 6 peças.
- Corte espaços em branco da fita.
- Derreta as pétalas sobre uma vela, é melhor segurá-las com uma pinça e a uma curta distância do fogo.
- As pétalas em forma de círculo e uma flor são conectadas no centro, e a gota e o coração são coletados na parte inferior. Então o núcleo é anexado.
Os artesanatos com pétalas derretidas são adequados para criar grandes arranjos de flores. E também para decorar broches ou chapéus, mas deve-se selecionar com cuidado o estilo de roupa desses acessórios.
Bordado com fitas de cetim
Qualquer bordado é sempre popular e, se você adicionar fitas, a imagem parece ganhar vida. O processo criativo é complexo e requer especial perseverança e precisão do mestre. Para trabalhar, você precisará do tecido base e de uma agulha especial com olho grande.
Antes de começar a trabalhar, vale aprender os pontos básicos da técnica:
Ponto reto. É feito como uma costura de linha.Usado para criar pétalas.
Nó Francês. Adequado para representar botões. A agulha é trazida para a frente e enrolada com fita adesiva, em seguida é feita uma punção próxima à anterior e a agulha é devolvida do avesso.
Ponto torcido. Na face, a fita é puxada e torcida para obter voltas uniformes. A agulha é inserida na distância necessária e trazida para o lado avesso, onde a fita é fixada com fios.
Costura japonesa. A fita é colocada no rosto e uma agulha é enfiada nela, levando para o lado avesso. É assim que as folhas são criadas.
Conhecendo esses pontos, você aprenderá facilmente como fazer pontos derivados.
Bordado rosa tridimensional
Etapas do trabalho:
- A localização e o tamanho da flor estão marcados no tecido. 5 raios são traçados do centro em distâncias iguais. Fios grossos são usados para fazer costuras ao longo desses raios. E então a fita é puxada através deles em um padrão xadrez.
- Um pedaço de fita é recolhido na parte inferior, torcido em espiral para formar um botão e costurado com linha.
- Uma rosa bordada com pontos japoneses parece mais natural. O trabalho começa a partir do miolo com pequenos pontos, depois são ampliados e dispostos em forma de pétalas.
As fitas são usadas para bordar quadros e painéis, e também para decorar roupas, bolsas e travesseiros.
Importante! É melhor usar uma agulha grossa e romba. Dessa forma o furo será grande o suficiente para a fita e não quebrará os fios dos materiais.
Outras opções
Existem muitos outros tipos diferentes de “criatividade em fita”.
Por exemplo, o buquê da noiva pode ser feito de rosas torcidas. Para isso, você precisará de uma fita de 4 a 5 cm e 1,2 m de comprimento, dobre uma ponta de um lado e torça-a em um tubo.Enrole o miolo com fita adesiva até o final do comprimento, torcendo-o em pequenos intervalos, de dentro para fora e vice-versa. A segunda borda fica escondida sob a última pétala, e a estrutura é fixada com costura com linha.
Usando a técnica da alcachofra eles ficam ótimos Brinquedos de ano novo. Para isso você vai precisar de uma base de espuma, fitas de cetim de três cores de 5 cm de largura, cortamos em quadrados e passamos ao meio. Anexe um quadrado à base. Alinhe o centro do retângulo com o centro do quadrado, dobre os cantos e prenda. Em seguida, com o mesmo espírito, prenda as partes restantes. Decore o topo da bola com um laço.
Conselho! Para fixar peças neste tipo de patchwork, costuma-se usar alfinetes de cabeça chata.
A variedade de cores e tamanhos de fitas permite tornar cada artesanato único. E com a experiência adquirida, as costureiras começam a experimentar, inventando novas formas de fazer pétalas. Por isso, a cada dia surgem mais e mais trabalhos bonitos e interessantes em diversas técnicas.