Graciosas rosas de cetim não só podem decorar lindamente a sua casa. Muitas fashionistas modernas usam esses elementos decorativos como decoração, fazendo broches com eles e acrescentando-os a tiaras, pentes e outros acessórios. Existem várias opções para criar estes produtos elegantes com as próprias mãos.
Materiais necessários
Fazer flores com este material é bastante simples. Até mesmo as costureiras novatas podem lidar com essa tarefa.
Para trabalhar você precisa se preparar:
- cetim na largura e tonalidade desejadas;
- iglu;
- tópicos;
- governante;
- isqueiro (ou vela);
- pistola de cola
Esses elementos decorativos parecem muito elegantes e delicados. Eles podem ser usados para decorar cortinas, lambrequins, almofadas decorativas e muitas outras coisas de forma original.
Fazendo rosas com fitas de cetim usando diferentes técnicas
Várias técnicas são usadas para fazer essas rosas. A versatilidade do material e a abundância de cores para todos os gostos vão ajudar a dar vida a qualquer fantasia e vão valorizar o gosto requintado da costureira.
Flor de fita larga
Para fazer esse produto, recomenda-se preparar um cetim de 5 cm de largura em dois tons diferentes, agulha e linha, tesoura, pistola de cola e isqueiro. Vejamos detalhadamente o passo a passo para montar a rosa.
Técnica:
- Corte o cetim em pedaços de 5x12 cm (no total serão necessários 24 pedaços escuros e 6 claros).
- Vire uma dessas peças com o lado avesso voltado para você e dobre os cantos de cima para baixo. Depois disso, é necessário dobrar os cantos inferiores, costurar a peça na base, apertar a linha e dar um nó.
- A pétala resultante deve ser dobrada da mesma forma que na foto e chamuscada um pouco para que o formato da borda superior fique liso e redondo.
- Da mesma forma, você precisa fazer 16 elementos idênticos (10 escuros e 6 claros).
- As 14 pétalas escuras restantes precisam ser um pouco mais largas. Para fazer isso, não aperte muito a linha depois de costurar a base.
- É necessário formar um botão a partir de uma pétala leve, enrolando-o em um tubo, que deve ser fixado com cola ou linha.
- A parte resultante deve ser envolvida com outra pétala e depois com a próxima, colando-as uma sobre a outra. Para um botão, 6 detalhes leves são suficientes. Esta será a primeira linha da futura flor.
- É necessário colar 1 pétala da segunda linha na primeira linha, fixando apenas a parte esquerda com cola.
- Depois disso, o botão precisa ser colado com uma segunda fileira de pétalas, composta por 4 partes. Na 4ª pétala colada é necessário colar a parte livre da 1ª.
- Seguindo o mesmo princípio, é necessário fazer uma terceira linha, que exigirá 6 partes, e depois uma quarta, composta por 8 pétalas.
A rosa está pronta. Para dar um visual mais completo ao produto, você pode decorá-lo com folhas e botões. Esta flor será uma excelente decoração para cortinas.
De uma fina fita de cetim
Você pode fazer uma elegante rosa plissada com uma fina fita de cetim. Para fazer isso você vai precisar de 0,5 m de cetim com 1 cm de largura e um isqueiro.
Técnica de execução:
- Determine o meio da fita e dobre-a ao meio.
- Mova as pontas da fita uma em relação à outra para formar um ângulo reto.
- Segurando a dobra, jogue a ponta da mão direita para o lado esquerdo.
- A ponta da fita voltada para baixo deve ser jogada para cima.
- Mova a ponta da fita da mão esquerda para a direita. Cada vez que a fita deve ir de cima.
- A extremidade superior deve ser derrubada.
- As etapas 3 a 6 devem ser repetidas até que a fita acabe e forme um acordeão.
- O acordeão deve ser abaixado segurando ambas as extremidades da fita.
- Puxe delicadamente uma das pontas. O acordeão vai mudando de formato, adquirindo gradativamente o contorno de uma rosa.
- Vire a rosa resultante com o verso voltado para você e dê um nó duplo para que o produto não se desfaça posteriormente.
- Apare o excesso de fita e chamusque as bordas.
Kanzashi
Para fazer uma rosa de cetim com técnica semelhante você vai precisar de: cetim de 5 cm de largura, tesoura, alfinetes, isqueiro e pistola de cola.
Técnica:
- Da fita você precisa cortar 25-27 quadrados medindo 5x5 cm.
- Então uma pétala deve ser formada a partir de um quadrado. Para fazer isso, dobre-o ao meio em forma de triângulo, depois puxe os dois cantos laterais para o canto inferior, corte os cantos e chamusque.
- De maneira semelhante, você precisa formar pétalas a partir de todos os quadrados preparados.
- Para fazer um botão, você precisa colar duas pétalas e enrolá-las em forma de botão.
- Em seguida, cole todas as outras pétalas, uma por uma.
A rosa está pronta. Se desejar, você pode complementá-lo com folhas verdes.
Outras técnicas
Você pode fazer uma linda rosa de cetim sem cortar a fita e com bastante rapidez, em apenas alguns minutos. Para isso, é necessário preparar: um cetim de 1 m de comprimento, uma agulha, linha, uma pinça e um isqueiro.
Técnica:
- A fita deve ser dobrada ao meio em todo o comprimento para que o lado fosco fique para dentro. O canto superior direito precisa ser dobrado e segurado com uma pinça.
- Depois de completar 2 voltas na pinça, a fita deve ser dobrada para longe de você. Repita essas etapas até obter um botão.
- Depois de completar várias voltas, o botão assim feito deve ser costurado para fixá-lo. É necessário gravar cada volta da fita. Quando o produto atingir o tamanho desejado, a pinça deve ser retirada.
- As curvas da fita funcionarão como pétalas. É necessário garantir que cada pétala seguinte esteja localizada entre as pétalas do círculo anterior. O cetim deve ser usado inteiro, chamuscado e com bainha na ponta.
- Para obter uma flor plana, a parte inferior da rosa deve ser cortada e chamuscada.
As rosas feitas com este material podem ser usadas de várias maneiras. Com a ajuda deles, você pode diversificar seu interior, decorar um vestido com eficácia ou embrulhar um presente lindamente. Você pode até fazer um buquê de casamento elegante com essas flores.