Bordado com fitas de cetim

Bordado com fitas de cetimO bordado é um dos tipos mais famosos de bordado feminino que surgiu na antiguidade. Bordam com fios, miçangas e até fitas. A mais recente técnica de bordado é muito popular e adequada para pessoas criativas - afinal, com a ajuda de fitas você pode representar padrões, criar composições e até pinturas tridimensionais inteiras!

Para referência. O bordado com fitas de cetim tornou-se famoso graças às tendências da moda do século 18 - durante esse período, roupas elaboradamente decoradas eram populares entre a nobreza francesa. A decoração geralmente era feita com fitas de seda ou cetim, dispostas em vários padrões.

Agora essa técnica é menos conhecida que o ponto cruz, mas bastante comum. E por uma boa razão - trabalhar com fitas oferece muito espaço para a imaginação, não leva muito tempo e não requer nenhuma habilidade especial.

Bordado com fitas de cetim, padrões passo a passo para iniciantes

Esse tipo de bordado, como qualquer outro, é baseado em diversas características e segredos.Você pode bordar de diferentes maneiras: as fitas são colocadas em pontos, como fios comuns, ou em padrões volumosos - babados, flores, etc. Uma combinação de ambos os métodos dá excelentes resultados.

Para começar, você precisará de:

  • tecido ou lona;
  • fitas e fios;
  • aro;
  • agulhas;
  • tesoura;
  • régua e compasso;
  • um simples lápis ou marcador que desaparece;
  • se desejar, elementos decorativos como miçangas, miçangas, etc.

Importante! O tecido não deve ser muito fino, caso contrário o bordado pode se espalhar. Para bordar em tecido grosso, você terá que fazer furos com um furador. E ao escolher a tela como base, é preciso lembrar de processar suas bordas.

Bordado com fitas de cetimVocê pode pegar qualquer fita - dependendo da aparência da composição final, são usadas fitas de seda leves e arejadas ou de poliéster mais rígidas. Se forem muito longos, são cortados para não serem danificados durante o bordado.

Primeiro você precisa fazer um esboço da composição no papel (ou pegar um diagrama pronto). O desenho é transferido para o tecido - através de papel vegetal ou lápis/marcador especial de desaparecimento.

Em seguida, passe a fita no buraco da agulha. Para fazer isso, uma borda da fita é cortada diagonalmente e cauterizada.

Antes de começar, você pode dar um nó na ponta da fita para prendê-la ao tecido. Mesmo assim, é melhor evitar nós no lado avesso do trabalho - eles podem criar protuberâncias desagradáveis ​​​​na imagem final e, se o tecido for fino, eles ficarão visíveis. Como alternativa, você pode usar pontos ocultos ou nem prender a fita - depois de alguns pontos ela irá aderir firmemente ao tecido.

Agora você precisa decidir quais pontos bordar. Existem muitos deles:

  • ponto reto - realizado da mesma forma que os pontos de linha.Adequado para fazer muitos detalhes, como pétalas de flores;

Ponto reto

  • Ponto de fita - quase como um ponto simples, mas nas pontas uma agulha é passada pela fita estritamente no meio. Uma boa alternativa ao ponto simples na confecção de pétalas;

Ponto de fita

  • Nó chinês - o tecido é perfurado com uma agulha pelo lado avesso, a fita é esticada em um laço e, em seguida, a agulha é passada pela frente por esse laço. Uma forma popular de representar núcleos de flores;

Nó chinês

  • nó chinês duplo - realizado como o anterior, mas antes de inserir a agulha no tecido é necessário enfiá-la por uma fita dobrada em forma de sanfona;

Nó chinês duplo

  • Nó francês - o tecido é furado de dentro para fora, após a retirada a fita é enrolada na agulha, depois a agulha é trazida do avesso. Um tipo de ponto muito interessante – você pode usá-lo para fazer núcleos de flores e criar composições “dispersas”.

Nó Francês

Os itens acima são apenas os tipos básicos de técnicas de bordado que permitirão representar várias flores simples. Todos os tipos de pontos são simples e rápidos, e um iniciante pode começar imediatamente a criar pitorescos buquês de flores. Mas bordar pinturas complexas exigirá experiência - ao fazê-las é muito importante “sentir” a composição corretamente.

Master class: bordado com fitas de cetim

Abaixo estão alguns diagramas simples que o ajudarão a mergulhar na criatividade.

Camomila. Duas formas ovais são desenhadas no tecido, uma dentro da outra. Em seguida, com fita branca, pontos de fita são colocados da borda do oval pequeno até a borda do grande até que as pétalas se formem. O núcleo é bordado com uma fita amarela.Camomila.

Rosa. A fita é enrolada em um tubo e presa na parte inferior com fios simples. O núcleo resultante é costurado ao tecido e, em seguida, são feitos laços soltos ao redor dele em várias linhas.Você pode deixar a rosa acabada sozinha ou adicionar um lindo buquê a ela. Rosa.

Tulipa. Uma agulha com uma fita larga é inserida no lado avesso e, em seguida, é feito um ponto curto e simples. Repita várias vezes até que a flor fique volumosa. Uma haste é adicionada ao botão - a agulha é inserida de dentro para fora, a fita é torcida em um tubo e, em seguida, a agulha é trazida de dentro para fora na base da flor. Você pode adicionar folhas usando pontos de fita e pronto!Tulipa.

Amores-perfeitos. Pegue um pedaço de fita de 4 a 5 cm de largura e cerca de 15 cm de comprimento, costurado na lateral com fios regulares, depois os pontos precisam ser traçados de baixo para o meio, de lá para cima e depois para baixo. A seguir, os pontos são feitos para a direita até a borda oposta e para cima. Só falta apertar os fios e as pétalas superiores estão prontas. As pétalas inferiores são feitas da mesma forma, apenas a fita é dividida em três partes. E costure as pétalas no tecido e acrescente folhas, caule e miolo.Amores-perfeitos.

Girassol. As pétalas são feitas com pontos de fita em círculo. O núcleo é bordado com fios grossos e escuros usando vários nós franceses. O caule é uma fita dobrada em forma de flagelo e as folhas são feitas de forma semelhante às pétalas. Girassol.

Essas master classes simples irão ajudá-lo a criar lindos buquês de flores que servirão como uma decoração requintada para um travesseiro, guardanapo ou caixa. E com um pouco de experiência, você poderá criar seus próprios padrões e criar composições únicas - nesse tipo de bordado, o vôo da imaginação não se limita a nada!

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano