A espigueta asiática é um padrão com o qual as costureiras tricotam coisas muito bonitas e aconchegantes usando agulhas de tricô e máquinas de tricô especiais. Um padrão incomum desse tipo pode ser usado para tricotar quase tudo, desde lenços infantis até mantas chiques de sofá.
Características de fazer uma espigueta asiática em uma máquina de tricô
Antes de começar a trabalhar no produto pretendido, você precisa fazer todos os preparativos necessários para garantir um tricô rápido e sem problemas. A primeira coisa que você precisa fazer é comprar fios. Para tricô à máquina, é adequado o fio normal, usado para tricô ou crochê. A densidade da linha é determinada com base nas capacidades da máquina de costura. Por exemplo, para “Silver Reed 840” você pode comprar com segurança fios com espessura de 300 a 600 m/100 g. Ao trabalhar com fios mais grossos, os produtos acabados ficam muito densos e densos. Uma espigueta asiática, tricotada com um fio dessa densidade, perde sua leveza e maciez externas.
Atenção! O fio é geralmente vendido em meadas a granel, que são rebobinadas em bobinas usando um enrolador especial (manual ou elétrico) para garantir o fluxo desimpedido da linha para a agulha. As bolas enroladas à mão não são adequadas para uso em máquinas de tricô.
Também é necessário estocar pesos nas bordas que evitem que os fios laterais externos do tecido tricotado com espigueta asiática ou qualquer outro padrão voem das agulhas. As cargas são penduradas manualmente em ambos os lados da lona. Nas máquinas de uma libra, a espigueta asiática é tricotada sem entrelaçamento adicional de agulhas com linha, por tricô parcial. Se a tela não for muito larga, neste caso pode ser puxada manualmente sem o uso de pesos.
Como fazer uma espigueta asiática em uma máquina de tricô
Depois de preparar adequadamente o local de trabalho, você pode começar a trabalhar. É importante não esquecer de verificar a posição correta das agulhas, se há laçadas não tricotadas e se há linha suficiente na bobina para tricotar a próxima carreira.
Conselho! As meadas com o fio quase pronto são colocadas em tigelas e panelas fundas de metal para que não “pulem” sobre a mesa e rolem para fora dela.
Muitas vezes, coisas coloridas e brilhantes são tricotadas com espiguetas asiáticas, como o cardigã Lalo. Gradientes suaves ou transições claras - a escolha das cores depende do gosto da costureira ou do desejo da cliente (nos casos em que a peça é tricotada para venda). Se você não conhece todos os meandros do processo, tricotar com fios de cores diferentes é bastante difícil. Consideremos um algoritmo passo a passo para tricotar uma espigueta asiática usando fios multicoloridos:
- As primeiras 2-3 carreiras são tricotadas com fio adicional.
- Os próximos dois são com fio da cor principal.
- Agulhas (8 unid.), deixadas na posição de trabalho (RP).Os demais continuam na posição anterior de não trabalho (FNP).
- As próximas 10 linhas são costuradas com 8 agulhas.
- Em seguida, 2 pares de agulhas são movidos para o RP à esquerda.
- Depois disso, as 4 agulhas certas localizadas na borda do tecido são colocadas na posição de não trabalho e tricotam novamente 10 carreiras, usando 4 pares de agulhas.
- Quando as 10 carreiras estiverem prontas, as 4 agulhas localizadas à esquerda são novamente movidas para a posição de trabalho e a carreira é tricotada.
- Depois disso, tudo se repete a partir do ponto 4.
- Desta forma, a carreira é completada até ao fim, após o que todas as laçadas são deslocadas para o RP e tricotadas ao longo de todo o comprimento de 4 carreiras.
- Aí eles fazem tudo de novo, mas você precisa mover da esquerda para a direita.
Tricotar na máquina economiza significativamente o tempo e a energia da costureira. Entre quem faz tricô ou crochê, a espigueta asiática é considerada um padrão bastante complexo, acessível apenas a artesãs de nível avançado. Ao mesmo tempo, mesmo um iniciante que não tem experiência nisso pode dominá-lo rapidamente em uma máquina de tricô.