A moda nunca pára, e as roupas confeccionadas com tecidos brilhantes, tão populares hoje, já voltaram diversas vezes aos guarda-roupas das verdadeiras fashionistas nas décadas de 80, 90 e brevemente nos anos 2000. Cintilante em muitas cores, sempre atrai a atenção de seu dono, mas com lantejoulas, strass e lurex não é tão fácil mantê-lo com moderação e caminhar com sucesso na linha entre o chique e a vulgaridade. A seguir, contaremos com mais detalhes como usar corretamente roupas brilhantes e de quais tecidos elas são feitas.
Principais tipos de tecidos brilhantes
Atlas
O cetim clássico, leve e fluido brilha com um brilho suave, quase perolado. É perfeito para roupas femininas que não sejam sobrecarregadas de detalhes, mais próximas do estilo clássico: vestidos de noite com cortinas ou caudas, sino e meias-saias com pregas suaves, blusas.
A tendência são os tops cropped de cetim, que parecem luxuosos e ousados ao mesmo tempo, mas não provocantes. Combinam com fundo calmo e sem brilho e um mínimo de joias.. As fashionistas mais ousadas podem experimentar usar um bralette de cetim por baixo de uma jaqueta justa ou uma camisa formal com decote profundo. E, claro, não podemos esquecer dos quimonos de cetim, que no ano passado foram além dos looks exclusivamente de verão e se tornaram um elemento estiloso da moda do dia a dia.
Além disso, agora é a hora de experimentar um terno de cetim como vestido de noite original. Preste atenção especial aos kits:
- Um casaco sobre o corpo nu e calças cónicas ao estilo masculino farão de qualquer senhora a rainha da noite.
- Um top cai-cai ou crop top com calças largas é perfeito para os jovens.
- Com um terno branco neve com saia e blusa até o chão, principalmente com acabamento em renda, você pode aparecer em um evento social ou até mesmo em seu próprio casamento.
O esquema de cores do cetim pode ser muito diferente, mas é melhor evitar coisas com tons não naturais e “ácidos” - eles são considerados baratos e de mau gosto.
Veludo
Um vestido clássico de veludo preto ou safira pode facilmente ser herdado junto com as joias de família - o tecido ainda está na moda e é improvável que em breve deixe de excitar as mentes dos designers de moda. Os tons mais elegantes da temporada 2019-2020: pulverulento, vinho, terracota e mel escuro, dourado.
Além dos elegantes estilos clássicos de vestidos, hoje vale a pena prestar atenção aos mais modernos - com inserções de renda, mangas ou saia em malha translúcida a condizer. Blazers e jaquetas de veludo não perdem sua relevância, uma combinação original pode ser alcançada se você adicionar jeans a eles. Os acessórios também vão adicionar charme e elegância ao seu look: sapatos, bolsas e luvas. Os conhecedores do conforto vão adorar ternos macios e elegantes com calças largas e um robe.
O veludo não é apenas um tecido brilhante, mas também bastante pesado. Ela sempre enfatiza as falhas da figura.
Tecido com adição de fios de lurex
Roupas com lurex ainda são bastante populares. Parece interessante, mas discreto, e é mais adequado para looks do dia a dia do que os tipos de tecidos anteriores. É especialmente bonito quando fios metálicos são tecidos em malhas escuras e adicionam um toque de frivolidade até mesmo a um visual de escritório rigoroso.
É difícil exagerar no Lurex, então você pode usar com segurança uma parte superior e inferior brilhantes, mas não devemos esquecer as regras simples de combinar as coisas.
As saias plissadas brilham provocativamente. Roupas brilhantes de corte simples com lurex ficam estilosas com um toque de provocação: vestidos de qualquer comprimento com decote, pulôveres e tops. Um terno com padrão geométrico contrastante e toques de fios metálicos é perfeito para uma festa.
Tecido com lantejoulas
As coisas com lantejoulas brilham de forma fascinante mesmo na luz mais fraca, e a mulher que se atreve a usá-las imediatamente se torna objeto de muita atenção. O principal é não exagerar e equilibrar corretamente o brilho com um fundo uniforme ou “neutro”. Exemplos de ótimas combinações: sobre uma camiseta branca com jeans, use uma capa de chuva leve e brilhante ou jaqueta bomber, um vestido ou terno totalmente bordado com lantejoulas - na pele nua com um mínimo de maquiagem e joias.
Jacquard
O jacquard costuma ser decorado com padrões complexos e bordados com fios de ouro e prata. O tecido é bem denso, mas dependendo da composição pode ser leve para o verão ou mais pesado para o inverno, não se desgastará por muito tempo e manterá sua forma perfeitamente. A última propriedade do jacquard é utilizada pelos designers na criação de vestidos arquitetônicos complexos, onde cada dobra é pensada nos mínimos detalhes.
Na vida cotidiana, os vestidos jacquard são frequentemente escolhidos como trajes de noite sofisticados devido ao seu lindo brilho e variedade de padrões. Em um guarda-roupa do dia a dia, um guarda-roupa discreto ficará estiloso, top liso com saia jacquard estampada:
- tulipa – alarga visualmente os quadris;
- barril – mantém o volume mesmo na borda inferior do produto;
- Sino – muito feminino, estreito na cintura, geralmente alargando-se em direção aos joelhos ou panturrilhas, bom para o verão;
- direto – ideal para estilo empresarial com um toque diferente;
- uma - silhueta – bom para o escritório e também alonga visualmente as pernas.
Calças jacquard também ficam ótimas com suéteres grandes e camisas lisas no estilo masculino.
Não tenha medo de experimentar tecidos brilhantes e usá-los em qualquer ocasião.