Os têxteis são um conjunto de características do tecido – cor, textura, suavidade e outras características típicas que são táteis ou percebidas visualmente. Se a roupa de cama for escolhida na perfeição, então a cama pode certamente tornar-se o local de descanso preferido da casa, e dormir sobre ela proporcionar-lhe-á sensações ainda mais agradáveis, certificando-se sempre de que a escolha foi feita correctamente.
Há muito se sabe que a qualidade do sono depende diretamente do tipo de cobertor sob o qual a pessoa adormece e sobre o que ela se deita. O linho determina o nível de conforto: maciez, aconchego, proteção do frio externo, etc. As soluções mais populares em forma de tecidos utilizados para costurar roupas de cama são o cetim, a chita e a popeline.
Você pode determinar o que é melhor para o linho - chita, cetim ou popeline - comparando suas principais características. Isso será discutido no artigo.
Calico em roupa de cama
A solução ideal em termos de relação qualidade-preço é a chita.É um tecido de algodão simples. O material é muito denso, pois são tricotados até 140 fios por 1 centímetro quadrado.
O custo do tecido de chita acabado depende da fibra utilizada na sua produção: quanto mais finos os fios com que for costurado, mais denso será e, consequentemente, melhor será a qualidade.
Calico pode ser apresentado em diversas versões:
- impresso;
- suavemente pintado;
- inacabado (severo);
- linho (branqueado).
Inicialmente, a chita era usada para costurar roupas íntimas, além de roupas leves de verão. Atualmente, a roupa de cama é mais frequentemente bordada com ele, o que é compreensível, já que o material apresenta muitas vantagens:
- higiene - o tecido não tende a acumular micróbios e outros parasitas na superfície, além de não se decompor e não emitir resíduos;
- vincos baixos - a chita não pode ser amassada a tal ponto que seria impossível retornar o tecido à sua posição original;
- leveza - os produtos de tecido são muito fáceis de cuidar: lavar, passar, pendurar para secar, até porque são extremamente leves, mesmo quando molhados;
- resistência ao desgaste - segundo alguns dados, a chita pode suportar mais de 250 lavagens sem perder suas propriedades básicas - o resultado é mais do que impressionante.
Talvez seja impossível identificar deficiências óbvias na roupa de cama feita de chita - não é à toa que o material é o mais popular para costurá-la.
Cetim na roupa de cama
A peculiaridade do material é que ele é feito de fios de trama dupla, bem torcidos entre si.Além disso, o brilho do material resultante e sua capacidade de refletir os raios de qualquer fonte de luz externa dependem diretamente de quão firmemente cada fio foi torcido. A densidade do tecido é muito alta - são até 140 fios por centímetro quadrado. Existem diversas variedades de cetim e todas são idênticas às suas contrapartes de chita:
- suavemente pintado;
- branqueado;
- impresso.
Atualmente, existem muitas opções para usar o cetim como material de costura. A partir dele são costuradas camisas, vestidos, forros para roupas quentes de outono e inverno, e cortinas de cetim são amplamente utilizadas. No entanto, é utilizado principalmente para fazer roupa de cama. Entre as vantagens que este tecido apresenta estão:
- praticidade - sujeira, lã, migalhas de comida e outros resíduos não grudam;
- durabilidade - mesmo após 300 lavagens, o cetim não perde suas propriedades;
- resistência - graças à alta densidade dos fios que compõem o cetim, o tecido é extremamente difícil de danificar ou deformar a ponto de ficar totalmente inutilizável;
- excelente isolamento térmico - dormir debaixo da cama deste material é muito quente e confortável;
- suavidade extraordinária - nesse aspecto, pouco se compara ao linho acetinado (desde que o tecido seja feito de fibra natural).
Entre as deficiências, só se pode destacar o custo um tanto inflacionado dos produtos fabricados a partir dele. No entanto, para muitos, é pouco provável que isto seja um obstáculo à compra de artigos verdadeiramente de alta qualidade.
Popeline em roupa de cama
Inicialmente, há vários séculos, a popelina era feita de sedas, e a alfaiataria era realizada por ordem de altos funcionários do governo.Atualmente esse tecido é à base de algodão ou fibras químicas.
A popeline não é um material muito denso, mas isso lhe confere uma leveza extraordinária. É ideal para costurar roupas de cama para o verão ou para conjuntos utilizados em ambientes muito bem aquecidos. O tecido popeline permite que todo o corpo respire perfeitamente e não sue mesmo depois de muito tempo sob ele. Ao mesmo tempo, o material não pode ser “culpado” pelo mau isolamento térmico.
Mas a principal vantagem da popeline – sensações excepcionalmente agradáveis com cada percepção tátil. Dormir coberto com uma manta feita com ela é um prazer. Sendo capaz de suportar cerca de 120 lavagens, o tecido desgasta-se bastante lentamente. Pois bem, o custo dessa roupa é outra agradável surpresa para potenciais compradores.
Para quem dorme não fica no canto mais quente do quarto, uma manta de popelina não será a melhor opção para fugir do frio, mas esse problema pode ser facilmente resolvido cobrindo-se com uma segunda manta do mesmo tipo.
Diferenças de tecido
Na maioria das vezes, para as pessoas comuns, a diferença entre chita, cetim e polilinha será perceptível apenas após um exame mais detalhado e, o que é ainda mais provável, apenas pelo toque. Ao mesmo tempo, dificilmente é possível escolher o melhor com base em tais sensações - portanto, a escolha será bastante subjetiva e refletirá apenas a preferência pessoal de um determinado consumidor.
Se você fizer uma comparação objetiva, precisará se basear nas seguintes características:
Têxtil | Passar roupa | Lavar | Sentimentos do contato | Preço de mercado |
Chita. | Passa bem em altas temperaturas. | Lavável em qualquer modo. | O tecido é agradável, mas pode parecer áspero para peles sensíveis. | Baixo. |
Cetim. | Suporta bem altas temperaturas e é fácil de passar. | Pode ser lavado em água quente. | Excelente sensação tátil. | Bem alto. |
Popeline. | Devido à sua baixa densidade, requer uma passagem cuidadosa. | Requer lavagem em ciclo suave. | Tecido muito macio e leve, agradável ao toque. | Disponível. |
Conclusão
Mesmo com base nos resultados de estudos comparativos, seria incorreto recomendar roupas de cama confeccionadas com um só material: chita, cetim ou popeline, pois cada uma apresenta uma série de vantagens. Neste caso, a escolha pode basear-se na preferência pessoal do consumidor: dependendo do esquema de cores em que se apresenta um determinado conjunto de cama e outras características semelhantes.
É seguro dizer que os três materiais são o padrão de qualidade para costura de roupa de cama e, independente de qual deles o produto acabado seja costurado, o resultado não decepcionará o comprador. Mesmo assim, a roupa de cama feita de cetim de alta qualidade conquistou com razão o amor do consumidor.