Drape é um clássico testado pelo tempo. Este material denso e quente protege das intempéries e tem uma ótima aparência. As pessoas aprenderam como fazê-lo há centenas de anos, mas hoje ainda é igualmente popular.
A palavra “drape” veio da França (do francês drape - “pano”). O material é composto por várias camadas, enquanto a parte frontal, ao contrário do verso, parece mais apresentável, para isso é selecionada lã de alta qualidade.
Acredita-se que o tecido para cortinas seja uma das variedades de tecido produzido na Rússia já nos séculos XV-XVI. Porém, naquela época eles nem ouviam a palavra “drape” e, portanto, seria incorreto dizer que foi isso que eles produziram.
A França é considerada o berço das cortinas reais. Durante a Revolução Industrial (finais do século XVIII), surgiram os primeiros teares onde se lançou a produção deste tecido de lã. Foi apreciado não só pelos franceses, mas também pelos cidadãos de outros países europeus e, depois, por todo o mundo.
Se naquela época era um material totalmente natural, hoje, para melhorar sua qualidade, são adicionados sintéticos à cortina em pequenas quantidades.
O tecido é criado tecendo várias camadas de fios de lã e posterior prensagem com um aparelho especial. O material acabado mantém bem a sua forma, não enruga, não estica e não fica coberto com bolinhas desagradáveis.
Hoje, a cortina em sua forma pura praticamente não é produzida. Uma certa quantidade de produtos sintéticos é adicionada a ele. Assim, se a participação de materiais artificiais na composição não ultrapassar 15%, então o tecido é considerado lã, se de 15% a 70% - meia lã.
A cortina tem as seguintes propriedades:
Porém, entre todo esse esplendor existe uma “mosca na sopa”. A cortina é um material pesado, então um casaco feito com ela não será leve.
A tecnologia de fabricação desse tecido tem nuances próprias. Por exemplo, a trama dos fios de lã ou o padrão podem ser diferentes. Dependendo deste recurso, a cortina é dividida em vários tipos:
O escopo da cortina não se limita à costura de agasalhos e chapéus.Hoje em dia, outros elementos do guarda-roupa feitos com ele também são populares: coletes, saias, calças, jaquetas.
Além disso, os tapetes feitos de cortinas ficam lindos e os brinquedos feitos com essa lã macia serão apreciados por crianças e adultos.
A produção de estofados e certos tipos de macacões também não pode prescindir do uso de cortinas. Mas na fabricação desses itens é mais utilizado o tecido misto de lã, que contém pelo menos 60-70% de produtos sintéticos. Graças a isso, a qualidade do tecido fica ainda maior.