Um dos materiais mais duráveis conhecidos na alfaiataria hoje é o fio duplo. Com ele são feitas muitas coisas úteis, tanto do dia a dia quanto especiais (como capas de chuva e luvas de trabalho). Esse tecido durável pode ser obtido usando uma tecelagem especial de fios de algodão que parecem reforçar-se mutuamente. Além disso, muitas vezes são adicionados fios de náilon à composição para tornar o tecido ainda mais resistente ao desgaste e adquirir um belo brilho.
Que tipo de tecido é esse - fio duplo
Um material denso e um tanto áspero com uma trama especial de fios é denominado fio duplo. Geralmente é feito à base de algodão. É utilizado não apenas na indústria leve, mas também é amplamente utilizado na produção de móveis, acessórios de costura e artesanato.
Importante! As características de um fio duplo dependem do tipo de trama dos fios e da qualidade do seu processamento.
O fio duplo é muito durável, não inflamável, fácil de limpar e não enruga. Os trajes dos atletas costumam ser feitos de tecido semelhante, assim como as luvas e os trajes de trabalho para trabalhadores da construção civil, bombeiros e outros trabalhadores profissionais.
Composição e método de produção
O fio duplo é um tecido natural durável, muitas vezes com adição de fibras sintéticas, produzido por tecelagem especial de fios emparelhados. Existem vários tipos de trama:
- fosqueamento (a opção mais comum);
- jacquard;
- sarja;
- cetim.
Inicialmente o tecido era feito de puro algodão, e só depois começaram a adicionar elastano à composição para maior resistência e funcionalidade. Muitas vezes são incluídos fios de náilon ou lycra, o que não só melhora o desempenho do material, mas também lhe confere um brilho especial.
Propriedades e características do tecido
Entre as principais propriedades do fio duplo há um grande número de vantagens inegáveis. É durável e resistente à abrasão e não tem medo de esforços mecânicos. As coisas feitas com esse tecido não têm medo das mudanças de temperatura. Os produtos são resistentes aos raios UV e não desbotam. O tecido não deforma nem enruga e também possui alta capacidade de respirabilidade. Ao mesmo tempo, o material é bastante barato e fica bonito, principalmente se forem adicionados fios adicionais (por exemplo, lycra) à sua composição.
Entre as deficiências pronunciadas, apenas a friabilidade pode ser distinguida. Na hora de produzir coisas com esse tecido, é preciso fazer estampas com margem, o que aumenta um pouco o custo da obra. No entanto, a sua estabilidade e qualidade mais do que compensarão esta deficiência.
O que é costurado com linha dupla
Seu escopo depende da qualidade do material de origem. Na saída você encontra telas ásperas e não processadas, além de materiais de alta qualidade que passaram por treinamento especial.
As áreas de utilização do double-thread são bastante extensas:
- tecidos grossos são utilizados para forro de roupas de trabalho e produção de luvas ásperas (por exemplo, para bombeiros ou soldadores);
- para fabricação de estofados de móveis (devido à resistência ao desgaste e aos raios UV, é uma opção ideal para estofamento de sofás e poltronas);
- para costurar bolsas femininas;
- para bordar em bastidor;
- costura de roupas diversas, incluindo modelos infantis e trajes esportivos.
Importante! Muitos fabricantes de calçados esportivos utilizam fio duplo na fabricação de modelos de tênis e tênis para esportes e recreação. É um tecido durável e confortável que manterá sua aparência original por muito tempo.
Fato de treino de fio duplo
A opção ideal para criar roupas esportivas confortáveis e duráveis é o fio duplo. Possui propriedades únicas troca de ar e umidade, ajudando o atleta a se sentir confortável durante o treinamento. Além disso, este tecido não enruga nem estica, mesmo com exercícios intensos e posteriores lavagens. O agasalho manterá sua aparência original por muito tempo.
Entre outras coisas, graças à melhoria da produção têxtil, a tela pode ser tingida em várias cores. Cada pessoa poderá escolher as roupas de acordo com seu gosto e preferências de cores.