Que tipo de tecido jersey é e onde é usado?

Agora os produtos feitos com esse material estão presentes em quase todos os guarda-roupas. Este é um tecido barato que tem muitas vantagens e merecidamente ganhou popularidade em todo o mundo. Reconhecimento de Jersey garantido confortável de usar, versatilidade de uso, durabilidade e resistência, baixa manutenção. A história deste material começou na Idade Média, numa pequena ilha no estreito entre a Inglaterra e a França.

Que tipo de tecido é jersey?

Este material é um tipo de malha que foi produzida pela primeira vez na ilha de mesmo nome, no Canal da Mancha. O clima nesses locais é bastante rigoroso e os moradores locais precisavam de tecidos que economizassem calor no vento cortante.

A lã era fornecida por uma raça de ovelha local, que possuía bom isolamento térmico.. Durante muito tempo, o jersey era fabricado apenas lá e exportado para a Europa em pequenas quantidades para a fabricação de roupas íntimas.

Interessante! Esse material foi descoberto ao mundo pela francesa Coco Chanel, que foi a primeira a utilizar o tecido para costurar vestidos e outras roupas de suas coleções. Para ela, esse material se tornou um de seus preferidos.

No início, o público não gostou muito das roupas da moda feitas com tecidos usados ​​na confecção de roupas íntimas e agasalhos, mas a persistência e o talento da Chanel garantiram o sucesso da camisa. As vantagens inegáveis ​​​​do tecido também contribuíram para isso.

tesoura em tecido

Descrição do material

A camisa moderna é tecido de malha tricotado à máquina. Ao longo dos séculos, a composição e a tecnologia de obtenção do material mudaram repetidamente. Hoje em dia é feito por tecelagem de uma carreira em máquina de fiar. É por isso nos produtos de jersey, na parte da frente você pode ver claramente o padrão característico em forma de tranças, semelhante ao de malha. No verso, as listras do padrão estão localizadas horizontalmente.

Composto

O jersey pode ser feito de materiais naturais como lã, algodão ou linho, ou de fibras sintéticas como a viscose. Inicialmente, era utilizada apenas lã de uma raça especial de ovelha, criada apenas na ilha de Jersey.

Hoje em dia, a lã de alpaca ou vicunha (parente distante dos camelos, criado nas regiões montanhosas da América do Sul) também é utilizada na produção. A viscose, que é feita de celulose, é mais frequentemente usada em bambu ou eucalipto. Outras fibras sintéticas comuns incluem lycra, poliéster e elastano.

As tecnologias modernas permitem produzir jersey a partir de diversos materiais, combinando suas propriedades.

suéteres de jersey

Propriedades do tecido

As qualidades e propriedades de consumo de um material são determinadas pelas matérias-primas com as quais ele é feito.A lã natural tem boa capacidade de economizar calor, absorve a umidade do ar e permite que a pele respire. A adição de diversas fibras sintéticas torna o tecido menos enrugado.

A viscose é usada para obter mais material durável, e o elastano permite que ele esticar e não perder sua aparência original. Aditivos de várias substâncias são adicionados a ele antibacteriano, repelente à água e muitas outras propriedades. Isto é muito importante ao criar roupas para esportes e atividades ao ar livre.

tecido florido

Prós e contras

Tal como acontece com qualquer material de vestuário, o jersey tem suas vantagens e desvantagens. Podem variar ligeiramente dependendo da composição do tecido, mas também são comuns a todas as malhas.

As vantagens da camisa incluem:

  1. Higroscopicidade do material. A capacidade de absorver e liberar umidade regula a transferência de calor e aumenta o conforto de uso dessas roupas.
  2. A circulação de ar também é determinada pelo método de tricô das fibras utilizado durante a produção.
  3. Independentemente do tipo de matéria-prima, qualquer tecido de malha é particularmente macio.
  4. É fácil de cuidar e não perde suas propriedades ao ser lavado ou passado.
  5. Jersey não possui nenhum requisito específico de regime de limpeza.
  6. O material enruga pouco, mantém bem a forma e não há vincos nas roupas feitas com ele.
  7. Os produtos Jersey têm uma longa vida útil.
  8. As fibras do tecido são fáceis de tingir e em geral bastante versáteis.

Juntos, isso o torna um material favorito para designers e designers de moda. Outra vantagem é o baixo peso. As roupas confeccionadas com esse tecido são muito leves e não causam desconforto ao serem usadas.Corta facilmente e permite formar dobras sem passar a ferro.

toca o tecido

As desvantagens do tecido são em parte consequência de suas vantagens:

  • O material absorve muito bem a água, por isso demora muito para secar.
  • Devido à natureza da trama, o jersey se estica de maneira desigual em diferentes direções.
  • Você terá que remover manchas fortes das roupas com produtos químicos domésticos, pois elas não podem ser fervidas.
  • Produtos feitos de lã natural podem formar pellets durante o uso, prejudicando sua aparência.
  • A camisa sintética tende a acumular eletricidade estática e aderir de maneira desagradável a outras partes da roupa.

Como é diferente de outros semelhantes?

Não é difícil distinguir o jersey de outros tecidos na hora de escolher e comprar roupas. O material deve ser macio e elástico, facilmente extensível sem formar vincos. Além disso, é melhor comprar itens de qualidade em lojas confiáveis, onde há menos risco de falsificação.

Na hora de comprar tecido para costurar em casa também é fácil verificar a autenticidade da camisa. Basta puxar para o lado a borda crua da tela, que deve então enrolar em um pequeno rolo. Se possível, o teste pode ser realizado com um pequeno corte do material. Suas bordas começam a virar para os lados.

Tipos de camisa

A classificação moderna distingue o material pelas fibras constituintes. Existem três tipos principais - naturais, sintéticos e artificiais.

O primeiro grupo inclui tecidos contendo lã, algodão, linho ou seda. É possível adicionar uma pequena quantidade de viscose e outras fibras sintéticas:

  1. O elastano é frequentemente adicionado ao jersey de algodão para tornar o material durável.
  2. O tipo mais caro de jersey é o tecido de seda. A superfície do material é particularmente lisa e de aparência atraente.
  3. O jersey de lã é o tipo de malha mais quente, proporcionando conforto em qualquer temperatura ambiente.

A base da camisa sintética é poliéster. Para dar melhores propriedades, são adicionados ao tecido elastano, lycra, spandex e outras fibras. Todos servem para melhorar a elasticidade, esse tipo de tecido também é chamado de jersey stretch. A principal característica positiva do material sintético é a resistência ao desgaste e durabilidade. Desse ponto de vista, as malhas podem até competir com o náilon.

Tecido artificial é material à base de fibras de madeira. Na maioria das vezes, são utilizadas fibras de bambu e viscose obtidas no processamento de celulose. Esses materiais são ecologicamente corretos e não causam reações alérgicas.

tipos de camisa

O que eles estão costurando com esse tecido?

Os fabricantes de roupas amam e valorizam o jersey por sua versatilidade. Quase tudo é costurado com essas malhas. Por exemplo:

  • O material é ideal para costurar roupas íntimas, tanto masculinas quanto femininas. O principal tipo de malha aqui é a artificial, à base de viscose. Jersey de algodão e seda também são usados.
  • É fabricada uma grande quantidade de roupas infantis, que devem ser fáceis de cuidar e duráveis.
  • Graças a Coco Chanel, este tecido tornou-se firmemente um dos materiais para a confecção de vestidos.
  • Casacos de jersey também estão disponíveis.
  • As malhas de lã são usadas em suéteres, suéteres, jaquetas e jaquetas. O tecido de algodão é usado para costurar roupas casuais - ternos e camisas.

É fácil costurar jersey em casa.O material não estica muito quando processado na máquina de costura, o que facilita muito o trabalho com o tecido. Nos locais onde são cortadas, as fibras não se desintegram nem caem. É por isso não há necessidade de overloque ao costurar. É aconselhável lavar o material antes de cortar - isso ajudará a evitar maior encolhimento.

vestidos de jérsei

Sutilezas de cuidar de coisas feitas com este material

Você pode prolongar a vida útil de suas roupas favoritas seguindo as regras para cuidar delas:

  1. Os produtos Jersey podem ser lavados à mão ou na máquina de lavar. Instruções específicas são fornecidas nos rótulos, mas a regra geral é um programa suave na máquina e uma temperatura não superior a 40°.
  2. Ao lavar à mão, enxágue a roupa em água a uma temperatura de aproximadamente 20°.
  3. Tenha cuidado ao lavar peças com cores vivas que podem desbotar.
  4. As roupas de jersey branco devem ser lavadas separadamente das coloridas.
  5. Durante a centrifugação da máquina, a velocidade de rotação do tambor não pode ser definida acima de 800 rpm.
  6. Para evitar esticar os produtos, recomenda-se secá-los na posição horizontal.
  7. A proximidade de fontes de calor também é indesejável.
  8. As roupas devem ser passadas à temperatura mínima, seguindo as recomendações do fabricante. É aconselhável colocar um pano fino ou gaze por baixo do ferro. Sem isso, o tecido pode adquirir um brilho característico.
  9. Ao armazenar, evite expor as roupas à luz solar direta. Mesmo a tinta mais durável está sujeita ao desbotamento.
  10. Como o jersey não enruga muito, os produtos feitos com esse tecido também podem ser guardados dobrados.

vestido lilás

Importante! Se o seu suéter ou jaqueta ficar amassado, você pode resolver o problema pendurando-o em um banheiro cheio de vapor. Alisa até as mais pequenas rugas. Em seguida, as roupas deverão ser secas em local ventilado.Da mesma forma, você pode se livrar do odor desagradável que aparece durante o armazenamento a longo prazo.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano