As roupas de tecido surgiram no dia a dia das pessoas há muitos séculos. Desde então, o mundo dos tecidos passou por enormes mudanças. Hoje você pode adquirir uma variedade de materiais em textura, cor e propriedades usadas na costura de diversos itens de guarda-roupa. Um dos tipos de tecido mais populares é o jersey. Mas poucas pessoas sabem que tipo de material é e qual é o seu âmbito de aplicação e, o mais importante, em que consiste a tela e quais propriedades ela contém.
Malhas Jersey - que tipo de tecido?
O material é uma densa trama de fios feitos de lã de uma raça especial de ovelha. O tecido é famoso em todo o mundo por sua leveza, mas ao mesmo tempo por suas propriedades insuperáveis de retenção de calor.
Importante! As características do material permitem que ele seja utilizado não só para costurar roupas, mas também para confeccionar roupas íntimas. Isto é especialmente verdadeiro para residentes de países com condições climáticas adversas.
O jersey moderno é um produto tricotado à máquina.Fios densos mas finos encaixam-se perfeitamente uns nos outros, formando um tecido fino mas muito quente. A famosa Coco Chanel introduziu no uso diário vestidos e ternos feitos com esse tecido.
História do material
A jornada do jersey começa na ilha de mesmo nome, na distante Normandia, onde foi feito com a lã de uma raça especial de ovelha. O tecido foi fiado à mão, criando o tecido mais fino, com o qual as roupas foram posteriormente costuradas.
Importante! Muitas vezes tentaram usar malhas para costurar roupas da moda. Esses produtos não eram procurados e o material não poderia se tornar líder em popularidade.
Coco Chanel foi a primeira a trazer para a passarela vestidos feitos de malha. Isso deu nova vida à camisa. Vestidos e ternos desse material começaram a ser produzidos em todos os lugares. Mais tarde, a tecnologia de produção mudou sensivelmente, o que levou a uma redução significativa nos custos.
Descrição
Jersey é um tecido de malha tecido em máquinas de tricô usando técnicas especiais. O estilo de criação é chamado de tecelagem de linha única. O produto acabado é caracterizado por diferenças entre a frente e o verso. Em particular, na parte frontal do produto existem “tranças” visíveis, características de qualquer tecido de malha. Por dentro, as listras são horizontais devido à disposição especial das alças.
Importante! Uma característica distintiva da camisa é sua capacidade de esticar bem horizontalmente, mas ao mesmo tempo não estica verticalmente. Isso ajuda a manter suas roupas apresentáveis.
Dependendo da composição, muitas propriedades do tecido mudam. Por exemplo, ao adicionar elastano, o produto começa a esticar bem, mas sem perder o formato original. Por conter fios exclusivamente naturais, a peça acabada tem um aspecto muito impressionante e retém o máximo calor ao seu dono.
Camisa Jersey: composição
O número e a natureza dos componentes da camisa podem variar muito. Existem diversas variedades principais, dependendo da naturalidade da composição ou da adição de compostos sintéticos a ela.
- versão original (tela feita de pura lã de ovelha merino ou angorá);
- de fios de origem natural (aqui pode-se usar lã, seda, algodão ou linho);
- de materiais sintéticos (por exemplo, lycra, poliéster, elastano e outros).
A viscose é frequentemente usada para produzir jersey. No entanto, este tipo de componentes também tende a diferir entre si. A viscose pode ser de bambu ou eucalipto.
Vantagens e desvantagens
A primeira coisa que você deve prestar atenção ao determinar a qualidade de uma camisa é a sua composição. Se o tecido for feito de materiais naturais, geralmente atende aos mais elevados requisitos. Ao usar produtos sintéticos, as características são muito diferentes.
Apesar de tudo, existem várias vantagens do material que se aplicam a todos os tipos de jersey:
- calor e higroscopicidade (a tecelagem especial usada na produção permite que o corpo “respire” livremente e remova o excesso de umidade);
- maciez (uma das vantagens mais importantes, principalmente se roupas íntimas e íntimas, vestidos ou outros produtos forem confeccionados com essas malhas);
- facilidade de atendimento (a facilidade de lavar e passar aumenta sua popularidade);
- a possibilidade de drapeado (a camisa estica um pouco na largura e permite criar cortinas suaves e uniformes);
- não enruga (graças ao tipo especial de tricô o tecido praticamente não enruga).
O material praticamente não apresenta desvantagens. Parece bom em uma variedade de condições. Às vezes, os especialistas observam que as cores da tela acabada não são muito brilhantes, impedindo a implementação de ideias originais para a criação de imagens elegantes.
Condições de cuidado
As malhas são fáceis de lavar à mão ou na máquina de lavar. Não deforma e permanece em sua forma original por muito tempo. Recomenda-se usar água de enxágue com temperatura não superior a 20 graus.
É melhor passar as malhas com um vaporizador. Se isso não for possível, você pode usar um pano fino úmido para passar a camisa.
O tecido é feito de diversos materiais, o que permite definir preços flexíveis para os produtos acabados. É utilizado em diversas indústrias, o que aumenta significativamente a popularidade do material.