Os primeiros “usuários” de jeans ficariam surpresos se lhes dissessem que tais roupas passariam da categoria de roupas de trabalho para as da moda! Mas é assim! Cada nova tendência da moda está necessariamente incorporada nos produtos jeans. Essas roupas são universais: podem ser usadas em qualquer época do ano, combinam com todas as cores e são simplesmente confortáveis. Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não tenha pelo menos uma peça jeans no guarda-roupa. Por que? Vamos tentar descobrir!
Jeans e jeans são parentes próximos
Parece que não faz diferença o nome do tecido com que são feitas suas calças favoritas. Mas algumas pessoas ainda argumentam que jeans e jeans não são sinônimos. Isto está errado.
Referência. Na virada dos séculos XIII para XIV, na cidade francesa de Nimes, era feito o tecido “sarja de Nimes” - sarja de Nimes.
Se você pronunciar o nome “em russo”, obterá “de nim”. Chamamos o material quase da mesma forma hoje, mas o escrevemos em uma palavra. As velas foram então feitas com esse tecido, era tão durável!
Dois séculos se passaram e os marinheiros italianos de Gênova, que usavam calças de lona, chamavam-nas de “jeans”. Esta é uma versão americanizada do nome de sua cidade natal.
Importante! As palavras “denim” e “jeans” são sinônimos ou nomes diferentes para o mesmo tecido. Foi esta tela que estava destinada a se tornar um dos maiores bens da América e a conquistar o mundo inteiro.
A originalidade do tecido
Quando dizemos “jeans”, queremos dizer antes de tudo calças. Porém, não apenas calças ou shorts são feitos desse tecido. Também é utilizado em saias, jaquetas, bolsas, sapatos e até têxteis para o lar.
Por que esse material não perdeu sua atratividade? É seguro dizer isso uma de suas principais vantagens era sua força. Além disso, não estamos falando apenas da durabilidade das fibras, mas também dos corantes utilizados.
Tipos
Todos os itens acima tornaram-se possíveis de produzir após a modernização da tecnologia original de fabricação de tecidos. Lançado pela primeira vez sarja diagonal, o mesmo Serge de Nimes.
Referência. É esse tipo de tecido que é chamado de “denim” entre os profissionais. É o mais caro, áspero e fica um pouco mais macio após a lavagem.
Há também outros tipos de jeans.
- Sarja quebrada. Os fios são tecidos em formato de espinha de peixe, o tecido é rígido e difícil de encaixar. Por isso, é utilizado para costurar produtos folgados: jaquetas, jaquetas, calças retas.
- cambraia. Uma variedade leve de verão, adequada não apenas para costurar skinnies e jeggings.
- Gin. Material econômico, já que algodão de alta qualidade se mistura com algodão mais barato. Portanto, os produtos não duram muito.
- Esticar. O tecido com adição de elastano ou lycra estica facilmente. A partir dele são costuradas coisas estreitas, enfatizando as curvas do corpo.
- Rami ou estiramento natural. Consiste em 45–55% de algodão, o restante é urtiga chinesa.
- Cru. O nome se traduz como “cru”. Ou seja, trata-se de jeans na cor natural e crua. Dependendo do material de origem, tem a cor do linho ou da seda.
Cor
O método de tingimento combina todos os tipos de jeans: só um fio é tingido, o principal. A linha cruzada permanece clara, então o lado avesso sempre fica mais claro.
Muitas pessoas têm certeza de que o jeans deveria ser azul. Realmente, a tinta mais comum para este tecido até hoje continua sendo o índigo. Foi essa tinta a mais persistente no momento em que L. Strauss começou a vender calças de lona inglesa aos garimpeiros.
Mas hoje você encontra jeans não só no azul clássico, mas também em quase todas as cores.
Importante! Um tipo especial de tecido é o jeans estampado. Há vários anos que não perde a sua relevância e fica especialmente bem num guarda-roupa de verão.
Cuidado
Hoje as pessoas dizem coisas diferentes sobre lavar jeans. Alguns acreditam que lavagens frequentes destroem as fibras do tecido, além disso, a cor “desbota” um pouco a cada lavagem. Outros têm certeza de que isso não prejudica o material.
Importante! As peças jeans devem ser lavadas com detergente não alvejante e estritamente de acordo com as instruções do rótulo. É preferível lavar à mão, se houver manchas persistentes, pré-molhar.
Quanto ao cuidado, há mais algumas regras.
- A lavagem deve ser feita separadamente dos demais itens para evitar manchas.
- Secar na horizontal, sem pré-torcer.
- Passar pela frente é aceitável, mas apenas através do tecido. Caso contrário, poderá aparecer brilho desnecessário.
Estilo elegante
O jeans não é apenas um material, mas também um estilo especial de roupa.Mais precisamente, este estilo transmite a frase “calça jeans total" Exatamente a palavra "total" - principal característica do estilo, que se destaca do conhecido casual.
Ao escolher esta tendência da moda, os fãs do jeans triunfam. Você pode usar todo jeans! Os produtos jeans são adequados tanto para trabalho quanto para lazer. E decorados com lantejoulas ou bordados, são bastante apropriados para uma festa de fim de ano.
Total jeans atrai pelo seu preço acessível. Você pode encontrar roupas que cabem em qualquer orçamento e ficar tão estilosas em peças baratas quanto naquelas pelas quais você tem que pagar muito mais. Produtos de jeans caros incluem roupas feitas nos EUA. Mas as coisas do Japão são ainda mais caras.
Referência. O jeans japonês é agradável ao toque. Seu alto custo é explicado pelas dificuldades tecnológicas. Para a tecelagem são utilizados teares antigos, ou seja, feitos à mão.
Antigamente, acreditava-se que um conjunto deveria consistir em itens da mesma cor. Hoje esta regra não se aplica! Você pode usar roupas de cores e tons diferentes ao mesmo tempo.
Recentemente, não é proibido combinar calça azul, camisa cinza com estampa e jaqueta mostarda. Só há uma desculpa - é muito diferente, mas ainda é jeans!