Levi's é apenas Levi's!
Levi Strauss - o criador do primeiro jeans: como e por que seu nome mudou
O jeans faz parte de nossas vidas há tanto tempo que adquiriu uma história própria. Páginas separadas são dedicadas à marca nesta história mundial. Mas mesmo agora existem diferentes interpretações e pronúncias da marca de jeans mais popular.
Para nomear uma marca corretamente, você precisa voltar às raízes. A marca recebeu o nome do nome de seu criador. Foi aqui que começaram várias interpretações.
Pelas queridas calças, temos que agradecer a um jovem de família que vendia artigos de retrosaria, chamado Strauss. No século 19, eles vieram da Europa para a América.
Até o sobrenome, comum na Europa, passou a ser pronunciado de forma um pouco diferente na América - Strauss.
Referência! Hoje todas as opções de tradução são consideradas iguais: “Avestruz”, “Strauss”, “Strauss”.
Mudanças também ocorreram com o nome do empreendedor bávaro. Na América, ele mudou o nome hebraico Loeb para uma versão mais compreensível para os residentes locais - Levi. Foi assim que Löb Strauß se transformou em Levi Strauss.
Compreender a grafia de um nome de marca (como escrever um nome de marca corretamente e por quê)
A ideia de costurar calças de lona deu tão certo que o jovem deu continuidade à produção. Inicialmente, eles só podiam ser comprados na loja com seu nome - Levi Strauss. À medida que a produção se desenvolveu, jeans duráveis começaram a ser vendidos por outros comerciantes. E para que compradores e vendedores entendam imediatamente do que estamos falando, eles receberam o nome do criador: jeans Levi's.
Importante! A versão histórica do nome da marca (com um apóstrofo após a letra “i”) existe inalterada até hoje e é a única grafia correta.
“Levis” ou “Leviis” - como pronunciar corretamente
Decidida a grafia da marca, passemos à sua pronúncia. Em nosso país hoje existem 2 opções - "Levis" e "Levi's" ("Levi's").
Por que surgiu o nome jeans "Levis"?
O nome “Levis” surgiu por analogia com a sonoridade da marca de jeans na América. Baseia-se na inclusão no idioma russo de uma variante do nome do fundador da marca, Levi. E a redação em língua estrangeira que denota a frase “Lewis jeans” - Levi’s, entrou em nosso discurso sem alterações. “Levis” é um nome popular para nossa marca de moda.
Por que surgiu o nome jeans Levis?
O surgimento de opções de interpretação e até alguma confusão nas mesmas surgiu devido às regras de pronúncia em vigor na língua inglesa.
Importante! A letra da língua inglesa “i” denota um som que em russo deve ser pronunciado não como o “i” russo, mas como uma combinação de sons - “ay”.
É por isso que Levi é pronunciado "Levy" ou "Levi".Assim, os jeans Levi's, isto é, Levi's, soam como "Levi's" ("Levi's", "Levi's").
Qual versão do nome está correta e por quê?
Uma conclusão final sobre a opção correta só pode ser feita levando em consideração alguns pontos.
Regra de tradução de marca registrada
Primeiro, você precisa levar em consideração as regras aplicáveis na tradução de nomes comerciais. De acordo com ele, os nomes de todas as marcas e marcas registradas não são traduzidos! Devem ser pronunciados como soam no país de origem. Considerando que os jeans Levi's são originários da América, a pronúncia principal deveria ser a americana.
Som americano da marca
Em segundo lugar, vamos lembrar mais uma vez como a marca é chamada na América. Desde o advento do jeans, que ganhou vocação e popularidade mundial, seu nome permanece inalterado em sua terra natal - “Levi’s” ou “Levi’s”.
Como pronunciar o nome da marca corretamente: “Lewis” ou “Leviis”
Em terceiro lugar, tiramos uma conclusão inequívoca. Pronunciamos o nome da marca de jeans, reproduzindo a versão americana - “Levias”.
Nós nos lembramos disso e, embora às vezes ouçamos o nome errado (“Lewis”), nós mesmos não cometemos mais erros.
As conclusões são estranhas, tendo em conta que o eyeliner apenas diz que é pronunciado como no país de origem da marca.Se nos EUA dizem “Lewis” no início do artigo, por que virou “Lewis” britânico no final??? :)))