Alongando jeans em casa
Muitas vezes surge uma situação: jeans faz bem a todos, basta adicionar um pouco de comprimento! Isso acontece com crianças e adolescentes o tempo todo, e algumas calças masculinas ou femininas ficam mais curtas após a lavagem. Você não deve deixar imediatamente o item de lado como inutilizável. Jeans podem ser alongados. Diremos como fazer isso em casa.
Estágio preliminar
Você precisa se preparar para o trabalho verificando se tem tudo o que precisa. Além de uma máquina de costura (e um overlocker se possível), ao alongar jeans você precisará de:
- Agulhas de diversos tamanhos e alfinetes para alinhavar e unir materiais.
- Cor e qualidade da linha correspondentes.
- Tesoura.
- O material para marcar o tecido é giz ou um pequeno pedaço de sabão.
- Ferramentas de medição: fita métrica, régua, esquadro.
- Material para alongamento (jeans, renda, algodão, etc.) e para processamento (fita para calças).
Escolhendo uma maneira de fazer o trabalho
Você precisa pensar com antecedência na opção de alongar o jeans.Você pode adicionar os centímetros necessários às calças usando outro material: na forma de inserções no tecido principal ou nos punhos. As calças ficarão um pouco mais compridas se você reduzir o tamanho da bainha na parte inferior das pernas. Cada método possui características próprias.
Maneiras básicas de alongar jeans
Alterando uma costura de bainha
A maneira mais fácil é manter a bainha no mínimo.
Procedimento de operação:
- É necessário abrir a costura que prende a bainha. O trabalho é feito pelo lado avesso, cortando cuidadosamente os fios sem danificar o material.
- Os fios são removidos da frente e de trás das calças.
- A lapela é endireitada, o tecido é passado cuidadosamente, se necessário, com vapor, tentando fazer com que a marca da lapela deixe de ser perceptível.
- O novo comprimento do jeans é aplicado no tecido com giz ou sabão.
- O corte do material é processado. Para fazer isso, você pode fazer uma costura especial ou costurar uma trança na calça.
- A parte inferior processada da perna da calça é dobrada no comprimento pretendido e a bainha redimensionada é costurada.
Conselho! Os fios devem ser cortados com tesouras pequenas e de pontas afiadas. Tesouras de unha são mais adequadas para isso.
Importante! A trança não é costurada diretamente no corte da perna da calça. É preso com o mesmo tecido de forma que restem cerca de 5 mm do corte da calça até a trança.
Inserir de outro material
Os painéis alongam a calça, acrescentando mais centímetros que o punho. Este trabalho é mais trabalhoso e requer material adequado. Você pode usar renda ou até mesmo tecido de algodão multicolorido como inserções.
Procedimento de operação:
- A costura lateral da perna da calça está rasgada.
- Uma linha de inserções é delineada no jeans.
Conselho! É mais aconselhável fazer inserções na parte inferior da perna da calça (abaixo do joelho), que estica menos na largura durante o uso.
- A perna da calça é cuidadosamente cortada para adicionar o encaixe.
- Uma inserção do tamanho necessário é cortada do material adicional. A largura deve corresponder à largura da perna aberta da calça.
- A inserção é costurada em cada parte da perna, abaixo e acima da fenda. As bordas das costuras são processadas.
- Depois de passar a perna da calça, é feita uma costura lateral.
- O mesmo trabalho é feito na segunda etapa.
Manguito
Usando um encaixe na parte inferior das calças, você pode não apenas alongá-las, mas também adicionar um elemento de acabamento adicional às calças - um punho. Isso dará um novo visual às suas calças habituais.
O trabalho pode ser feito de diversas maneiras.
Método 1 - punho de renda
Esta opção requer ação mínima e não requer a remoção de costuras existentes.
Procedimento de operação:
- A largura da borda inferior da perna da calça é medida cuidadosamente.
- Uma peça adequada é cortada de uma renda de altura adequada. Deve ultrapassar a largura medida levando em consideração a margem de costura (1 - 1,3 cm).
- Uma costura lateral é feita no tecido rendado.
- A renda é costurada na parte inferior da perna da calça. Este trabalho pode ser feito manualmente. Se o comprimento permitir, a bainha neste caso não será arrancada. Se necessário, a bainha é arrancada, a renda é costurada no jeans com costura à máquina e o corte do tecido é processado.
- Passe as pernas das calças com cuidado para não danificar a renda.
Método 2 - punho de tecido
Você também pode fazer um punho com tecido de cor e qualidade adequadas.
Procedimento de operação:
- A borda inferior da perna da calça é medida.
- Um retângulo é cortado do tecido selecionado - o futuro punho.
Conselho! O padrão do punho deve ser 2,5 cm mais largo que a perna da calça (para costura).A altura recomendada do manguito é de 6,5 – 7 cm.
- A bainha do jeans é retirada, os fios são retirados e o tecido é passado a ferro.
- É feita uma costura lateral no punho e o corte do tecido é processado.
- A borda superior do punho está conectada à borda inferior da perna da calça. O trabalho é feito primeiro com alfinetes, depois é feita uma costura de alinhavo, após o encaixe - costura à máquina e processamento do tecido.
- Na parte inferior do punho, o tecido é reforçado com entretela ou debrum especial e é feita uma bainha.
- A perna da calça é passada a ferro, ações semelhantes são realizadas na segunda perna da calça.
Características de alongamento de jeans para homens
A forma mais adequada de alongar o jeans masculino é costurar um punho de outro material.
Poucos representantes do sexo forte consideram apropriado o uso de renda ou tecido brilhante com estampa floral, o que é aceitável quando se trabalha com calças infantis. Além disso, adolescentes e jovens que desejam ter uma aparência extraordinariamente elegante ao mesmo tempo não recusam esses punhos.
Para homens mais reservados, um tecido complementar que combine com a qualidade e textura do tecido seria mais adequado. O punho também pode ter uma cor contrastante, um punho feito de tecido xadrez ou listrado parece original.
Características de alongamento de jeans para mulheres
Os representantes do sexo frágil costumam optar por trabalhar com renda, que transforma seus jeans habituais. O tecido perfurado combina com quase tudo, só é inadequado em calças de inverno isoladas.
Conselho! Não é recomendado o uso de malhas rendadas para alongar o jeans feminino: durante o uso pode mudar de tamanho.
Características de alongamento de jeans para crianças
Alongar o jeans infantil é uma boa forma de prolongar o uso de peças que ainda não se desgastaram, mantendo-se duráveis e confortáveis. Ao trabalhar com coisas infantis, você pode dar total liberdade à criatividade e à imaginação. Você pode transformar calças para bebês usando todos os métodos disponíveis: inserções, punhos, golas reduzidas. Qualquer tecido brilhante, estampas florais ou de bolinhas são permitidos.
Conselho! Na hora de escolher o material evite usar malhas, que não estica tanto quanto o jeans. Certifique-se de que o tecido de algodão escolhido seja resistente ao desbotamento.
A principal peculiaridade de trabalhar com jeans infantil é a escolha correta do local para as palmilhas. Não deve coincidir com os bolsos, por isso é mais fácil trabalhar na linha de baixo da calça.
Outra forma de alongar o jeans infantil é trocando o cós. Precisa ser arrancado, endireitado e alisado. Para aumentar o cinto, todo o jeans é feito com o lado direito, e para as costas é recortada outra parte do mesmo tamanho. A parte avessa é aplicada pela frente, costurada nas laterais e na parte superior e virada do avesso. Agora a parte de trás do cinto tem uma aparência diferente. O novo cinto é costurado nas calças e os cortes são processados.
Alongando jeans sem costura
Os jeans não são alongados apenas por alterações. Você pode esticar as calças no comprimento certo usando água e uma solução de sabão. Este método não adicionará centímetros adicionais às calças, mas as retornará ao comprimento original se as calças “encolherem” após a lavagem.
Para esticar o tecido usaremos uma solução de sabão.
Conselho! Para obter resultados e um efeito suave no jeans, o melhor é usar shampoo infantil.
Procedimento de operação
- Um recipiente grande (banheira para bebê, banheira, grande, etc.) é enchido com água morna e é adicionado xampu para bebê (1 tampa).
- Os jeans são totalmente imersos em água e deixados nela por pelo menos 0,5 horas.
- Depois disso, as calças são retiradas do recipiente e aguardam um pouco até que a água escoe. Não há necessidade de apertar!
- A umidade restante é removida enrolando o jeans em uma toalha felpuda grande. As calças são enroladas com um rolo apertado ao longo das pernas, pressionando-as para que a água seja absorvida pela toalha. O procedimento é repetido várias vezes, substituindo a toalha molhada por outra seca.
- O restante do jeans molhado é colocado livremente sobre um pano atoalhado seco - um lençol ou uma toalha. Metodicamente, com cuidado, mas esticam as pernas. O trabalho é feito gradativamente, ao longo de todo o comprimento, começando pela cintura e descendo.
- Depois de esticar o material o máximo possível, prossiga para a secagem. Os jeans são secos pendurados verticalmente.
Dicas para alongar jeans em casa
- Realizar trabalhos de alongamento de jeans em produto limpo, após pré-lavagem.
- Selecione cuidadosamente os materiais para as inserções, costure-os com cuidado e cuidado. Certifique-se de que o novo tecido não aperte a base.
- Artesãs experientes preferem tecidos leves: costurar materiais pesados em jeans é mais difícil.
- É melhor esticar jeans molhados que não tenham partes rasgadas. Os furos de tensão existentes podem parecer desarrumados e pouco atraentes.
- Tenha cuidado ao esticar o tecido próximo a apliques, bordados ou strass.
Não tenha pressa, seja paciente e cuidadoso - e o resultado do trabalho agradará você e seus entes queridos!