Os jeans são as roupas mais populares para todos os sexos e idades. Ao longo de mais de um século de história, souberam adaptar-se às características dos diferentes tipos de figuras femininas e masculinas, enquadrar-se em qualquer estilo e ao mesmo tempo manter a sua individualidade. A ampla utilização de calças jeans permitiu criar um sistema unificado de classificação.
Em primeiro lugar, a etiqueta mostra: tamanho da cintura C/comprimento L/ajuste silhueta/corte de perna na parte inferior corte/subir pouso.
A circunferência da cintura e o comprimento são calculados em polegadas, designadas respectivamente - 30x34 ou pelas letras W30 L34. Alguns fabricantes não indicam o comprimento, por padrão corresponde aos valores de altura padrão para cada tipo de corpo - de 165 a 190 cm.
Três características principais que diferenciam os tipos de jeans
Pousar (Ascender) – reflete a distância do umbigo ou do botão superior do jeans até o ponto onde as virilhas internas se unem. Chamamos esse valor de altura do assento. Pode haver três tipos: alto, baixo e médio (regular).O ajuste também é dividido em masculino e feminino, levando em consideração as peculiaridades da estrutura corporal de cada sexo.
Silhueta (Ajustar) – corte todo o produto de cima para baixo, em alguns casos da cintura até o joelho. De acordo com o Fit, você pode avaliar o grau de ajuste do jeans ao corpo, seu design e características do modelo. Como os estilos são propriedade intelectual, os fabricantes podem dar nomes diferentes às calças da mesma silhueta, na maioria das vezes isso se aplica a novos produtos.
O corte da parte inferior da perna da calça (Cut ou perna) – determina a largura da parte inferior do produto: cônico, reto ou alargado.
Tipos, nome e originalidade de jeans de acordo com características de ajuste
Alto (Alto-desperdiçado ascender) – com um cinto acima da cintura, aumente visualmente o comprimento das pernas. Principalmente adequado para mulheres com constituição normal e magra.
Média (Regular subir, ahoriginal ascender ou médio ascender) – ajuste natural que se adapta a todos os tipos de corpo, homens e mulheres. Dependendo do estilo, pode fechar ou abrir o umbigo:
- aumento regular ou aumento médio – hoje considerado padrão, o cinto fica localizado um pouco acima ou na altura da parte superior dos ossos pélvicos;
- ascensão original – estritamente na cintura, até agora é percebido como um modelo de cintura alta, embora não o seja.
Os modelos retrô (elevação alta) também podem ser classificados como assento de altura média. O botão do cinto fica exatamente na altura do umbigo, mas o corte é bem diferente do moderno.
Baixo (Baixo crescimento ou aumento médio) – O cinto nesses modelos está localizado abaixo da cintura média, mas é mantido no nível dos ossos pélvicos acima da região púbica. Um ajuste comum para jeans do início dos anos 2000. No auge de sua popularidade, eram usados com tops curtos ou suéteres que não cobriam o corpo nu na cintura e na parte superior dos quadris. Hoje é um design confortável para pessoas com sobrepeso e com barriga de cerveja.
Muito subestimado (Ascensão ultra baixa) – A borda superior do jeans fica na parte inferior dos ossos pélvicos, a região pubiana praticamente não fica coberta. Na primeira década dos anos 2000, apenas proprietários corajosos ou com formas ideais podiam pagar tal ajuste. Aumento ultra baixo hoje em dia pode ser encontrado extremamente raramente.
Com um tapa-sexo longo ou calções (Ajuste Saggi) - com costura entrepernas rebaixada, aumentando a altura do assento até o joelho. A cintura pode variar de média a baixa. Com volume pequeno, o estilo de calça pode ser adquirido por pessoas de qualquer constituição, mas com altura não inferior à média. Recomenda-se que as mulheres usem salto alto para alongar visualmente as pernas.
Importante! Se a etiqueta disser Encolhido para caber, o jeans só ficará no tamanho certo após a primeira lavagem. Pré encolhido – não encolha.
Tipos, nome e originalidade de jeans por silhueta
Padrão (Normal ou Clássico ajustar) – Jeans retos versáteis e com ajuste ideal, deixando espaço entre a pele e o tecido. Adequado para todos os tipos de figuras masculinas e femininas, enfatizando vantagens e escondendo desvantagens. Pode ser combinado com qualquer tipo de calçado de verão e inverno.
Há:
- Ajuste fácil – jeans clássicos, quadris justos e ligeiramente afilados no tornozelo, cintura ligeiramente abaixo da linha natural (altura regular ou cintura média).
- Ajuste confortável – modelo mais solto, com pernas retas a partir do meio da coxa, combinando com a cintura natural ou alta.
- Cinco bolsos – modelo de cinco bolsos Levi's 501. Jeans retos longos com cós largo e original.
- Sta Prest - jeans retrô com flecha “eterna”, que têm o formato de calças clássicas normais.
Livre (Ajuste descontraído) – jeans com maior liberdade de ajuste, ajuste na cintura ou no quadril. Confortável, não restringe os movimentos, adequado para qualquer sexo e idade. Eles permitem que você use roupas íntimas quentes em climas frios e combinem organicamente com muitos tipos de agasalhos de inverno.
Quando os modelos clássicos do seu tamanho são justos nos quadris, os jeans largos servem como um excelente substituto. Escolha ideal Ajuste relaxado e para atletas com quadríceps desenvolvidos: ciclistas, fisiculturistas, levantadores de peso.
Muito solto (Solto, Ajuste antifit ou folgado) - esses estilos também são chamados de folgados. Jeans combinam perfeitamente com estilo "superdimensionado" quando O produto parece alguns tamanhos maiores do que o necessário.
A silhueta tornou-se uma característica distintiva da imagem de um rapper musical informal moderno ou fã de esportes de rua:
- Ajuste solto - jeans tubinhos, bem justos nos quadris e espaçosos em todo o comprimento restante, as pernas na parte inferior são tão largas que cobrem a ponta do sapato.
- Antifit ou Buggy fit – calças extremamente largas com tapa-sexo alongado, o que lhes confere o aspecto de calças ligeiramente descaídas.
- Babador - macacão folgado com alças.
Usado com botas ou tênis em combinação com diversos itens esportivos - desde camisetas, moletons, moletons, moletons até jaquetas quentes.
Importante! O ajuste largo pode inicialmente ter um volume de cintura deliberadamente largo que não corresponde aos tamanhos padrão. Um aumento é dado para uma silhueta elegante.
Namorados - uma versão exclusivamente feminina de jeans que imita o corte masculino. Solto, um pouco folgado, como se tivesse sido emprestado de um irmão mais velho ou amigo. Adequados para diferentes tipos de corpo, mas apresentam pernas tortas.
De acordo com a figura (Slim, Skinny ou Tight fit) – jeans skinny justos em vários graus de ajuste. Normalmente mais curto do que outras silhuetas, o jeans contém necessariamente fibras elásticas. Usado por homens e mulheres de constituição normal e magra.
- cenouras (Cenoura fit ou calça jeans) – calças largas na cintura e afuniladas na parte inferior, em formato de cenoura. O volume na cintura é criado com a ajuda de dobras e pregas. A linha da cintura está em um nível natural.
- tubos – o formato é semelhante Corte cenoura, mas o caimento é baixo, na linha do quadril;
- cigarros ou lápis (Apertado ajustar) – jeans retos e cônicos, cujas pernas lembram o formato de cigarros ou lápis e têm um caimento levemente folgado.
- justo (Ajuste fino) – o jeans fica justo na cintura e no quadril até o joelho, afinando do joelho até o tornozelo, mas tendo um pouco de liberdade nesse intervalo.
- "na vara" (Ajuste justo) – “segunda pele”, calças com caimento completo em todo o comprimento do produto, da cintura aos tornozelos.
Jeggings apertados ( jeggings) – calças de ajuste máximo que acompanham as menores curvas do corpo. Um híbrido de leggings e jeans. São confeccionados em jeans com grande adição de elastano ou inteiramente em tecidos sintéticos elásticos. Adequado para pessoas magras com formato de perna ideal.
Corredores ou bananas - resultado do cruzamento do jeans clássico com a calça esportiva. Justo nas ancas, estreito nos tornozelos e largo nos joelhos. A parte inferior pode ser franzida com elástico ou cordão. Eles eram mais populares na década de 90 do século passado.
Tipos e exclusividades de jeans de acordo com o corte da perna
Com base no corte da parte inferior do jeans, os produtos costumam ser classificados em três tipos, embora haja uma grande variedade de variações de volume e corte.
Direto (Corte reto) – têm pernas retas ou ligeiramente afuniladas. A largura do fundo pode variar. Os modelos, exceto Sta Prest, podem ser usados com ou sem lapela, dependendo da moda. Formato clássico que combina com qualquer tipo de sapato.
Cônico (Cônico cortar ou sob medida perna) - do ligeiro estreitamento ao máximo, como o skinny fit. Esta parte de baixo está próxima das opções de estilo esportivo e de terno de negócios.
Flare – implica extensão do joelho ou quadril. Esconde as nádegas baixas e reduz visualmente o tamanho dos pés. Existem vários tipos.
- Corte de inicialização – o mais antigo alargados com uma extensão a partir do joelho, na parte inferior das calças têm a mesma largura que nos quadris. Aterrissando nos quadris. Este corte foi usado pelos cowboys do Velho Oeste.
- Corte alargado – têm um ajuste médio até o joelho ou meio da panturrilha com alargamento na parte inferior. O ajuste é sempre abaixo da cintura natural.
- Fundo do sino – um hit dos anos 70, jeans justos que se alargam muito a partir da linha do joelho.
- Alargamento do quadril - alargamento leve ou significativo das calças a partir do meio da coxa, às vezes parece uma saia culote.
Jeans cortados e rasgados, suas características
Jeans cortados com flares, pernas largas e cônicas são populares atualmente. O comprimento varia do meio da panturrilha ao tornozelo. Brincar com comprimento refresca o visual, mas exige cautela, pois encurta visualmente as pernas. Os especialistas aconselham usar salto e escolher cuidadosamente os sapatos por cor.
Cortes iguais, cortes, franjas naturais, diferentes intensidades de abrasão parecem organicamente e são combinados com diferentes estilos, em diferentes volumes e comprimentos de jeans. A exceção é Sta Prest e outros modelos retrô.
Características do jeans por características do tecido
O jeans clássico é um tecido de algodão natural com ponto de sarja (sarja) de fios tingidos e não tingidos. Hoje apenas modelos clássicos são feitos com ele. Em busca do ajuste perfeito, a maioria dos tecidos jeans contém fibras elásticas. Os materiais variam em densidade: verão ou inverno, cores e padrões.
Além do denim natural cru, eles utilizam:
- cambraia – tecido jeans fino e leve;
- sarja quebrada – jeans com padrão espinha de peixe;
- Acre – jeans sem tingimento;
- esticar – jeans com adição de elastano ou dupont (lycra);
- Gin - jeans confeccionados com fios da mesma cor.
Recentemente, combinações de diferentes texturas e a utilização de materiais que não são típicos da ideia tradicional do jeans - couro, sedas e até renda. Você pode adivinhar o pedigree apenas pelo corte e desenho característico dos bolsos.
Cores variadas. Modelos confeccionados em jeans escuro em tons de azul convivem nas prateleiras com vermelho, oliva, amarelo, roxo, dourado, ovos de codorna ou fúcsia. A cor branca é muito popular nos estilos de verão.O aparecimento de uma nova tonalidade ou cor numa tendência reflete-se imediatamente nas coleções da nova estação.