Fatin

FatinTule é um tecido leve e arejado. As fibras sintéticas, entrelaçadas entre si, formam uma malha transparente com células uniformes.

A história da criação começa há quase 200 anos. Os estilistas americanos sugeriram o uso de tecido fino para costurar tutus de balé e saias “tutu” - o uniforme das escolas de dança.

Propriedades, tipos, classificação.

O tule difere das demais opções de malha pela suavidade e uniformidade. Suas pequenas células parecem fileiras de “favos de mel”. O material é muito fino e leve, sua densidade varia de 15 a 40 gramas por 1 metro quadrado. m.

Existem vários tipos de tule:

  1. Duro. Mantém sua forma perfeitamente. Tem a única desvantagem - arestas afiadas que podem machucar você.
  2. Média. Adiciona volume luxuoso a roupas festivas.
  3. Macio. Para criar o efeito “exuberante”, você precisará de uma metragem grande.

O fio de nylon confere resistência e elasticidade, o que permite formar desenhos exuberantes de dobras e babados. Ao experimentar e adicionar fio de spandex à composição, os fabricantes alcançaram um efeito “tricotado”.

O tule não gosta de altas temperaturas e pode derreter ao ser passado.Os especialistas recomendam o uso de tecidos resistentes ao fogo de fabricantes americanos e europeus para costurar roupas. Não se inflama instantaneamente, mas arde.

O tule é resistente a manchas, leve, não desfia, não estica ao costurar e não requer processamento adicional de costuras. Os tecidos sintéticos têm uma grande desvantagem. Várias camadas podem criar um “efeito estufa”.

Classificação de tule:

1. Na aparência:

2. Por cor:

3. De acordo com o formulário de liberação:

Variedades de tule

Area de aplicação

Tule é um material que pode dar férias. Dará um charme especial a aniversários e casamentos, espontaneidade a uma festa infantil e mistério a um carnaval. Tudo depende da habilidade e imaginação do designer.

Material macio e semiduro é usado para costurar vestidos de noiva e de noite, fantasias de carnaval e roupas infantis.

Duro e médio - na decoração de interiores. Cortar janelas, paredes, escadas, decorar o perímetro de mesas, decorar cadeiras.

O tule duro é utilizado na fabricação de filtros e mosquiteiros.

Profissionais e artesãos novatos usam tule para decorar buquês, presentes e fazer acessórios e enfeites de cabelo. As costureiras usam-no como base para bordados e scrapbooking.

Cuidado adequado.

As características do tule indicam a praticidade do material. Nenhuma habilidade de cuidado especial é necessária.

Recomenda-se guardar os vestidos em casa, no armário, em cabide, após alisar os vincos. Você pode colocar um rolo de toalha nas mangas. A borda deve ficar pendurada livremente.

Antes de lavar, remova todas as decorações costuradas ou fixadas com alfinetes. Lave à mão em água morna com sabão.

Importante! Não torça o tecido! Espere até que a água escoe e enxágue várias vezes. Para evitar a eletrificação dos sintéticos, adicione um pouco de condicionador no último enxágue. Em seguida, pendure, endireite e deixe secar ao ar. Evite rascunhos.

Lavável na máquina, sujeito a várias regras:

Removendo vincos e dobras.

Os vestidos de tule não são roupas para o uso diário. Em casa você tem que guardá-lo em um armário apertado. O resultado é a formação de dobras e vincos desagradáveis. Existem várias maneiras de dar uma aparência elegante a um produto.

1. Tratamento a vapor.

O método mais rápido e eficaz. Pendure o vestido em um cabide, colocando-o a uma altura suficiente do chão. Passe o gerador de vapor várias vezes sobre peças grandes e depois sobre as mangas e a gola. Em locais com vincos fortes, repita o procedimento.

2. Engomar.

Leva tempo e precisão. É necessário passar o tecido em temperatura mínima através de gaze, após certificar-se de que a base do ferro está limpa. Para evitar manchas, não é recomendado vaporizar ou borrifar água. Primeiro passe o corpete e as mangas do vestido. Então - separadamente cada camada da saia, começando pela interna.Para peças pequenas, use uma ferramenta especial ou coloque uma toalha bem enrolada.

3. No banho.

O método de alisamento mais seguro e suave. É necessário preparar um banho de água quente e esperar até que a sala se encha de vapor. Por algum tempo, de 30 minutos a 2 horas (dependendo do volume), deixe a roupa em um cabide sobre o banho quente.

4. Na cozinha.

Se precisar endireitar peças pequenas, não é aconselhável usar banho. A melhor opção é colocar os produtos sobre uma panela ou chaleira com água fervente.

5. Usando um secador de cabelo.

Usando um borrifador, borrife levemente a superfície do material e seque com secador de cabelo, ajustando-o para potência média. Se o vinco permanecer, repita o procedimento desde o início. O fluxo de ar quente funcionará segundo o princípio de um gerador de vapor.

O tule é muito difundido na moda moderna. Delicado e leve, é capaz de criar um conto de fadas em qualquer feriado e trazer romance para o dia a dia.

O mais discutido nesta seção
Novos artigos nesta seção
Artigo útil
Como processar a borda do tule Método 1. Processando a borda do tule fixando linha de pesca. Pode ser usado para processar fantasias de carnaval, vestidos fofos ou saias de baile. Consulte Mais informação
Conselho
Comentários
Nas mulheres destaca-se ainda mais forte e provocativamente...
Sergei
O padrão não corresponde quando construído, mas isso não é o pior.O principal é que os shorts obtidos com esse padrão sejam grandes, mas ao mesmo tempo desconfortáveis. Você não pode andar muito longe e...
Alexei
Publicações recentes nesta seção

Materiais

Cortinas

Pano