O tule é um tecido que exige um manuseio cuidadoso e por isso o cuidado exige o cumprimento de certas regras. Isto também se aplica ao engomar deste material.
Você pode passar produtos de tule de várias maneiras diferentes. Cada um dos métodos que fornecemos tem suas próprias vantagens e desvantagens. Escolha a opção que melhor lhe convier. Tudo depende de onde você está naquele momento, quais dispositivos você tem em mãos e o que exatamente precisa ser colocado em ordem.
Como suavizar o tule em casa contra rugas e vincos (5 métodos)
Usando um ferro
Este é o método mais famoso e acessível a todos. A única pena é que exige muito tempo e esforço, e nem sempre há ferro e tábua de passar à mão, por exemplo, em viagens. Como passar o tule corretamente?
Para não queimar ou estragar este tecido de malha leve, é necessário selecionar o modo de engomar para engomar tecidos delicados (se não existir, defina a temperatura mais baixa) e passe o produto com um pano fino ou gaze. Se necessário, é aceitável aumentar gradativamente a temperatura, mas lembre-se que altas temperaturas podem queimar o tecido.
A base do ferro deve estar limpa, caso contrário corre-se o risco de estragar o material. A função de vapor não pode ser usada ao passar este material. Se as roupas tiverem elementos decorativos (miçangas, miçangas, strass), é melhor passar a área do tecido com elas através de uma toalha felpuda. As mangas do vestido devem ser passadas em um suporte especial, que geralmente acompanha a tábua de passar.
Usando um secador de cabelo e um borrifador
Esses dois itens simulam o funcionamento de um vaporizador, caso você não tenha um. O material deve primeiro ser umedecido com um borrifador e depois soprado com um secador de cabelo quente para que as dobras se endireitem. Você precisa definir o secador de cabelo para a temperatura mais alta. Forma acessível e econômica, vai ser muito útil na estrada ou antes de uma apresentação, quando você precisa arrumar rapidamente o look e não tem nada em mãos.
Usando um banho quente ou chuveiro
Este método era familiar às nossas avós. É bastante preguiçoso e simples: é preciso encher a banheira com água quente e pendurar o produto de tule sobre a banheira por várias horas. Com a ajuda do vapor da sala, o material vai se suavizando gradativamente por conta própria, sem nenhum esforço extra de sua parte.
Usando uma chaleira quente
Este método é adequado se você não precisar passar o vestido inteiro, mas apenas suavizar as rugas em uma pequena área. Basta segurar a área problemática sobre o vapor de uma chaleira fervendo para soltá-la. Este método será útil em viagens se você não tiver um ferro e uma chaleira elétrica por perto.
Usando um gerador de vapor
Este é o método menos moderno no qual você gastará menos tempo e esforço.Basta pendurar a roupa em um cabide e passá-la várias vezes no peso com um vaporizador, de cima para baixo. Para passar as mangas, use um acessório pequeno, depois de colocar uma toalha por baixo e um pano fino por cima. Para cortinas de tule, esse método é ideal, pois você pode passar cortinas ainda mais úmidas e que pesam até cornija.
Outras opções de engomar
Claro, você não precisa se preocupar com métodos caseiros de passar tule caprichoso, mas simplesmente leve-o à lavanderia mais próxima. Mas lembre-se de que ele pode ficar enrugado novamente na entrega. E provavelmente você não precisará de custos financeiros extras.
Como evitar o aparecimento de dobras e vincos no tule
Para não lidar com hematomas no tule, é melhor tentar prevenir imediatamente a sua ocorrência. Para isso, basta aprender a lavar e secar adequadamente os produtos feitos com esse delicado material.
Importante! Lavar e secar adequadamente evitará que você tenha que passar o tule!
Regras para lavagem e secagem de material:
- É preferível lavar o tule à mão ou é aceitável fazê-lo na máquina de lavar no modo “tecidos delicados”.
- A lavagem deve ser realizada a uma temperatura não superior 40 graus.
- A velocidade do tambor da máquina de lavar deve ser baixa para que o tecido não se deforme nem enrugue.
- O condicionador adicionado durante a lavagem pode reduzir os vincos do tecido.
- Para dar brilho ao tule colorido, você pode adicionar um pouco de vinagre de mesa à água ao enxaguar.
- Na lavagem à mão não é recomendável torcer ou torcer o produto, é melhor pendurá-lo um pouco em cabides. Ao lavar na máquina, tente também dispensar a centrifugação ou definir o modo “centrifugação delicada”.
- Após a lavagem, recomenda-se agitar bem as peças confeccionadas com este material para melhor endireitá-las. Você pode inserir tubos enrolados em papel grosso nas mangas do vestido para que não enruguem novamente.
- Não é recomendado secar peças de tule na máquina de lavar se ela tiver esse modo.
- Ao secar o tecido verticalmente ao ar, você evitará dobras e vincos desnecessários.
- Você pode passar o material ainda úmido, usando um pano e uma temperatura de ferro não superior a 100 graus. É mais conveniente passar uma roupa começando pelas peças grandes.
Esperamos que nosso artigo tenha ajudado você a encontrar a resposta para a pergunta: “Como passar tule de maneira fácil e simples?” E agora você sabe o que fazer para deixar seu vestido de noiva, véu, saias ou trajes de performance lindos.
Como você pode ver, colocar as peças de tule em ordem não é tão difícil se você conhecer alguns pequenos truques. Os métodos e dicas que damos vão te ajudar a conservar por muito tempo seus looks feitos com esse caprichoso mas lindo material translúcido, seja em casa ou em viagem.