O feltro é um material muito usado em bordados. Na Internet você encontra diversas master classes sobre como fazer brinquedos e joias com ele. No entanto, ao contrário do algodão e das malhas, o feltro é um “convidado” raro nas lixeiras domésticas. Agora imagine que às oito horas da noite seu filho (ou filha) fala: amanhã você precisa levar um artesanato para a escola, senão... Essa é uma situação familiar? As lojas já estão fechadas, não há onde comprar, só falta encontrar um análogo adequado.
O que pode substituir o feltro? Para pequenos detalhes decorativos, preste atenção ao tecido de viscose, lã ou lã fina. Para fazer uma moldura, convém um pedaço de couro, plástico ou uma bota de feltro velha.
O que você pode usar em vez de feltro?
O feltro é uma excelente matéria-prima para a criatividade. Indivíduos criativos sempre podem encontrar um uso digno para isso. Além disso, tem muitas vantagens, pelas quais é escolhido repetidamente.
Principais características do material
Pode ser classificado como tecido de lã denso.Essencialmente é sentido, cuja espessura varia de um a cinco milímetros. É feito de lã ou penugem de animal. Para maior efeito, os fabricantes pulverizam as matérias-primas com vapor. Em uma loja de ferragens, esse tecido já está pronto nas prateleiras. Corte em camadas de determinado comprimento e largura, às vezes é enrolado em rolos. Mas também existem embalagens com um conjunto de peças de cores diferentes.
A gama de tonalidades do feltro tem uma gama de cores muito ampla, que é o que se faz com ele. Bonecos e estatuetas de animais, joias e apliques, capas para cadernos e encadernações de livros... A lista completa é limitada apenas pela imaginação. Além disso, o material:
- Excelente fixação com cola PVA comum;
- parece igual na frente e atrás;
- suas bordas não desmoronam.
As artesãs tentam substituir o feltro por outro tecido por vários motivos:
- este é um prazer bastante caro;
- em muitas cidades não está disponível ou está disponível, mas em forma e quantidade limitadas;
- em algum momento ele simplesmente não está disponível.
Por falar nisso! Nos últimos anos, o feltro pode ser frequentemente encontrado em conjuntos especiais para a criatividade infantil. Um tecido grosso é usado para a base e um mais fino para apliques e pequenos detalhes.
Tecidos macios e quentes
Esta é uma alternativa simples e acessível ao feltro fino:
1) O guardanapo de viscose para limpeza de casa é semelhante tanto na aparência quanto na estrutura. Sua principal vantagem é o preço acessível, existem diversas cores. Na hora de fazer artesanato, é preciso levar em consideração que quando um guardanapo fica molhado, ele perde sua aparência original e vira uma matéria disforme. Adequado apenas para coisas que não exigirão lavagem ou interação com água no futuro.
2) Velo.Essa malha sintética lembra um pouco o feltro e também é usada em bordados. Se necessário, pode ser enrolado em várias camadas. Deve-se ter em mente que tem estrutura macia e não é adequado para produtos que devem manter uma forma sólida.
3) A lã é um material bastante macio, mas se for lavada em água muito fria ou quente, pode virar feltro e formar um tecido não tecido, bastante adequado para peças artesanais.
4) A cortina é um material fibroso denso que serve não só para costurar casacos, mas também para fazer brinquedos. Há um grande número de tipos de cortinas, cada uma delas usada em bordado.
Importante! Não é necessário comprar todos esses materiais. Certamente há no armário coisas velhas de qualidade adequada que perderam sua relevância. Dê a eles uma segunda chance.
Materiais duros
Se for utilizado feltro como base do produto, projetado para manter bem sua forma, encontre:
- um pedaço de plástico;
- botão;
- papelão grosso coberto com fita adesiva;
- foamiran (espuma de borracha usada para bordado);
- espuma fina coberta com tecido;
- um pedaço de couro áspero.
Se você tiver um dispositivo para cortar materiais duros, use feltro - um tecido denso feito de lã feltrada. Fino, tem composição quase idêntica ao feltro e pode ser usado igualmente com ele.
A imaginação ajuda nas situações mais difíceis. Se você definir uma meta, poderá encontrar muitos outros análogos sentidos. Basta pensar com cuidado e olhar em volta: tudo que você precisa provavelmente está em algum lugar próximo.
Não sei o que pode substituí-lo?