A flanela é um tecido durável, cuja parte frontal apresenta uma pilha ou lã perceptível. Aparecendo no século XVIII. na Inglaterra, um material com trama lisa densa não perdeu popularidade com o surgimento de outros tecidos.
Inicialmente, o tecido de flanela era tecido com fios de lã. Posteriormente, os fabricantes mudaram a composição, primeiro acrescentando algodão e, mais recentemente, fios sintéticos.
Dependendo da composição, existem 3 tipos de material:
O tecido flanela é muito agradável ao toque: é macio e delicado. Apesar da maciez, é um material durável e quente que retém bem o calor do corpo humano. A estrutura do tecido permite a passagem do ar e absorve muito bem a umidade, de modo que a flanela fornece calor seco útil.
Importante! Devido ao aumento da higroscopicidade, a secagem demora mais do que outros tecidos feitos de fibras naturais.
Com base na aparência e na tecnologia de tingimento, os tecidos de flanela são divididos em 3 tipos.
Na produção dessa variedade, os fios são primeiro tingidos e depois tecidos. Desta forma, é possível tornar a cor particularmente durável.
Este é o nome dos tecidos nos quais um padrão é aplicado por meio de um método especial (impressão).
Referência! O valor do visual impresso é que o desenho fica apenas na parte frontal do material. A parte reversa que entra em contato com a pele não possui corantes químicos.
A flanela branca é obtida pela exposição das fibras a alvejantes especiais. Todos os materiais estampados são feitos de linho branqueado.
Prático, quente, macio e fácil de cuidar, o material tem ampla aplicação.
O tecido delicado e ao mesmo tempo durável tornou-se indispensável na produção de peças para recém-nascidos. Tudo o que o bebê precisa nos primeiros meses de vida é costurado em flanela:
As roupas infantis também são feitas de outros tecidos, mas as fraldas são feitas principalmente desse material, que absorve bem a umidade e permite que a pele respire sem criar efeito estufa.
Vantagens da flanela estampada usada para costurar roupas infantis:
Referência! Lavar com água e sabão não deteriora o tecido de flanela, mas o torna mais macio.
Não são apenas as crianças que gostam de coisas delicadas. O tecido é tradicionalmente utilizado na confecção de roupas íntimas. Camisas e pijamas de flanela são especialmente procurados na estação fria.
O tecido flanela é interessante pela sua diversidade. Isso permite utilizá-lo para costurar diversas coisas: desde têxteis-lar até agasalhos ou cobertores quentes.
Tecido feito de lã fina é muito popular na costura de ternos masculinos e femininos.
Vantagens dos tecidos de flanela de lã:
Tecidos lisos e tingidos de diversas cores, assim como materiais estampados (xadrez) são populares entre estilistas e designers de moda, as roupas confeccionadas com eles sempre permanecem na moda.
Uma variedade particularmente delicada e macia é o tecido de terra branca. O nome indica sua diferença em relação aos demais tipos: a cor principal do material é o branco. Um desenho, geralmente de tamanho pequeno, é aplicado à superfície branca como a neve: flores, brinquedos infantis, às vezes complementados com grandes inscrições.
O principal objetivo das espécies de terra branca são os têxteis-lar. Os tecidos terra branca conferem conforto adicional às coisas infantis (fraldas, roupas), roupas de cama e pijamas.
A flanela é prática e fácil de usar. Cuidar de coisas feitas com esse material é fácil. Seguir algumas regras de cuidado com peças de flanela preservará sua qualidade por muito tempo.
Conselho! Adicionar glicerina à água ajuda a prolongar a vida útil dos produtos de flanela (1 colher de sopa - por 10 litros de água).
As coisas para o recém-nascido exigem cuidados especiais: disso depende a saúde do bebê.
Ao cuidar da flanela, você deve seguir algumas restrições.
Tendo surgido no século XVIII, a flanela ainda hoje parece confiante, continua relevante, elegante e moderna.