Tecido de lãO velo de poliéster sintético vem em uma variedade de opções de tecidos, diferindo em densidade, composição de fibra e pilosidade.

Diferenças de densidade

A densidade do material pode variar entre 100-600 g/m². Dependendo desses indicadores, é dividido em vários tipos:

Diferenças na composição da fibra

As malhas sintéticas são feitas à base de poliéster, mas para lhe conferir diversas propriedades são adicionados outros materiais e também multicamadas.

História da criação de tecidos

A palavra velo, traduzida do inglês, significava originalmente lã de ovelha ou cabra. No final dos anos 70, a famosa empresa americana Malden Mills estava envolvida em desenvolvimentos científicos para a produção de novos tecidos modernos. Conforme planejado, deveria ter todas as vantagens dos tecidos naturais e, ao mesmo tempo, ser barato e acessível ao público em geral. Em 1979, esse material foi inventado, também passou a ser chamado de lã. Só que esse tipo de malha era totalmente sintética e a matéria-prima para sua produção era o plástico virgem ou reciclado barato.

As propriedades e características do novo tecido superaram as expectativas de muitos. Durante muito tempo acreditou-se que os materiais sintéticos nunca poderiam superar os naturais. Mas a invenção do velo revelou-se um verdadeiro avanço no campo da tecnologia avançada. Pelo seu trabalho, os criadores de um novo tipo de malha receberam o Prêmio Nobel.

Tecnologia de produção

Etapas principais:

  1. Obtenção de um tecido sintético de malha homogêneo. Dependendo de outras áreas de aplicação, pode ter vários graus de densidade. Este processo é semelhante à lã para feltragem fina.
  2. Tratamento a vapor e térmico dos têxteis resultantes.
  3. Puxar fiapos de tecido denso para criar um efeito de pente felpudo ou fofo. Essas ações são realizadas por dispositivos especiais com vários ganchos.
  4. Impregnação anti-pilling para evitar a formação de “pellets”.

Além disso, o material pode ser revestido com repelente de água composto ou camada antibacteriana, bem como antiestática.

Onde o tecido de lã é usado?

Inicialmente, esse material era utilizado para a fabricação de roupas esportivas e especializadas, equipamentos e roupas íntimas térmicas. A indústria do turismo se beneficiou muito com isso. Tendas pesadas e sacos de dormir são coisas do passado, e os agasalhos quase não têm peso.

Agora o tecido polar conquistou um lugar de destaque na moda adolescente e jovem. São todos os tipos de chapéus, cachecóis, moletons, luvas e luvas, leggings. Isso inclui agasalhos: casacos, jaquetas, blusões.

É raro alguém não ter cobertor, manta, roupão ou pijama de lã em casa. E é difícil imaginar macacões, ternos e chapéus infantis sem esse material.

Lã

Vantagens do tecido de lã

Apesar de o velo ser uma malha totalmente sintética, muitas pessoas o preferem aos materiais naturais. As propriedades positivas desta tela são difíceis de listar. Aqui estão os principais:

  1. O tecido retém o calor perfeitamente. É macio e fofo, agradável ao toque.
  2. Esta malha tem boa elasticidade, ajusta-se bem ao corpo, mas não o restringe.
  3. A pele dessas roupas “respira” porque o velo tem uma estrutura especial, entre suas fibras existe uma grande camada de ar.
  4. O tecido é muito fácil de cuidar: lava bem, seca rápido e não precisa ser passado a ferro.
  5. Sintético composto Esta malha não causa alergias, por isso é preferível para roupas e brinquedos infantis.
  6. Os produtos Fleece são muito leves e compactos e ocupam pouco espaço na bagagem. Isso é importante ao viajar ou fazer caminhadas.
  7. Com os devidos cuidados, as roupas feitas com esse tecido podem durar muito tempo. Fungos e mofo, ácaros ou mariposas não se instalam nele.
  8. Devido ao baixo custo e à disponibilidade de matérias-primas, o material de lã é relativamente barato.

Sintético também tem negativo propriedades do tecido, mas há muito poucos deles. Existem apenas 3 desvantagens principais:

  1. O aparecimento de “pelotas” na superfície dos produtos. Isso geralmente acontece com materiais baratos que não passaram por tratamento anti-borboto.
  2. Eletricidade em roupas não tratadas com agentes antiestáticos.
  3. Fácil inflamabilidade do material.

Se desejado, essas deficiências podem ser eliminadas tratando independentemente os produtos com uma composição protetora. Mas é melhor prestar atenção à qualidade na hora de comprar.

Regras para cuidar de produtos de lã

  1. Este tecido pode ser lavado com detergentes suaves numa máquina de lavar a uma temperatura não superior a 40 ° num ciclo delicado. A rotação também deve ser suave. A secagem na máquina é contra-indicada.
  2. Ao lavar à mão, não aplique força mecânica ativa ao produto. Para evitar estiramento e perda de forma, não deve ser torcido.
  3. Não precisa ser passado a ferro. Após lavagem e secagem, retornará ao estado endireitado. Não tolera altas temperaturas.
  4. Sob nenhuma circunstância devem ser usados ​​alvejantes ou removedores de manchas agressivos.
O mais discutido nesta seção
Novos artigos nesta seção
Artigo útil
Composição de lã Velo - composição. O velo é baseado em velo bipolar.A camada superior é repelente à água e a camada inferior aquece. Entre essas duas camadas está Consulte Mais informação
Conselho
Comentários
Nas mulheres destaca-se ainda mais forte e provocativamente...
Sergei
O padrão não corresponde quando construído, mas isso não é o pior. O principal é que os shorts obtidos com esse padrão sejam grandes, mas ao mesmo tempo desconfortáveis. Você não pode andar muito longe e...
Alexei
Publicações recentes nesta seção

Materiais

Cortinas

Pano