Os produtos de lã quente e macio encantam adultos e crianças pela sua qualidade. O material pode, com razão, ser considerado uma das descobertas do século passado, pois suas propriedades substituíram a lã usual e sua leveza possibilitou um novo olhar sobre as roupas quentes de estilo esportivo.
Que tipo de material é lã?
O velo foi produzido pela primeira vez no final do século XX. A estrutura é um tecido de malha sintética confeccionado em poliéster.
Como isso é feito
O velo é produzido em uma máquina especial com vários ganchos por onde passa o tecido de malha. Os ganchos, sem violar a integridade do tecido, puxam uniformemente os fios, formando pequenas laçadas. O resultado é uma pilha de fibras sintéticas. A alta qualidade do material é alcançada através de um processamento especial, que reduz a incidência de pellets. O velo também está exposto a várias soluções que lhe conferem propriedades antibacterianas, repelentes à água e outras propriedades úteis.
Composto
O velo não contém fibras naturais, mas é macio e na maioria dos casos não causa sensações desagradáveis na pele. A composição inclui poliéster, mas diferentes tipos de lã acrescentam lycra, que confere resistência ao desgaste, e spandex, que confere elasticidade ao tecido. Windblock é uma junta de membrana especial que confere ao material propriedades à prova de vento. Existe o velo bipolar - este é um tipo especial de tecido de duas camadas, onde uma camada aquece e a segunda repele a umidade.
Propriedades e características
O velo é um material que possui várias propriedades úteis, incluindo:
- higroscopicidade (absorve a umidade e a remove para fora sem criar um ambiente úmido na pele);
- seca rapidamente, por isso é especialmente fácil de limpar;
- despretensioso, adequado para lavagem na máquina, tolera diferentes condições de temperatura;
- tem resistência especial e é resistente ao desgaste;
- possui propriedades de isolamento térmico que retém mesmo quando molhado;
- material hipoalergênico;
- não sujeito à destruição e decadência biológica.
As características especiais incluem a praticidade, já que o velo tem se mostrado bem mesmo em condições extremas, durante a prática de esportes ativos. O material de alta qualidade utilizado em roupas para atividades ao ar livre é tratado com agentes especiais que podem repelir carrapatos e mariposas, além de bloquear o desenvolvimento de fungos e bactérias. Roupas de lã são ideais para contato com a pele e adequadas até mesmo para bebês. Permite sentir maciez e conforto mesmo com uso prolongado, após muitas lavagens.
Interessante! O material não desbota com o tempo.
Características de condutividade térmica
O velo tem excelentes propriedades de isolamento térmico. Aquece bem devido à estrutura das fibras, que permite reter o ar quente.Além disso, possui propriedades termorreguladoras: o corpo com roupas confeccionadas com esse material não fica sujeito a muito superaquecimento ou hipotermia.
Vantagens e desvantagens dos produtos de lã
As vantagens são propriedades de isolamento térmico, leveza, resistência a rugas e facilidade de manutenção. Entre as desvantagens vale destacar: risco de incêndio (facilmente inflamável mesmo após tratamento especial), formação de bolinhas durante lavagens frequentes, acúmulo de eletricidade estática.
Ao comprar produtos de lã, preste atenção ao preço. Um preço muito baixo deve alertá-lo imediatamente, pois o produto provavelmente não será da melhor qualidade. Se pretende estar especialmente protegido na natureza ou durante a prática de desportos activos, recomendamos a compra de produtos de marcas desportivas conhecidas.
Tipos de lã
O velo vem em diferentes densidades e espessuras:
- fino é usado para costurar leggings e roupas íntimas com efeito de aquecimento;
- médio - são feitos chapéus, luvas e lenços;
- grosso, com forte efeito de aquecimento (fazem-se jaquetas, suéteres, colchas);
- aumento da espessura (utilizado na produção de roupas para recreação ativa).
O material também difere na textura (isso se deve ao método de fabricação do tecido de lã). Por exemplo, existem tipos:
- microfibra ou velsoft. O material tem boa densidade, é bastante leve e fofo;
- rodapé - são adicionados fios de algodão a este velo, absorve perfeitamente a umidade e tem maior resistência;
- lã atoalhada - confeccionada com materiais naturais (tem duas faces - face e costas, possui maior maciez);
- veludo - este tipo de lã com predominância do componente algodão retém perfeitamente o calor, não enruga e é resistente ao desgaste prolongado.
Onde é usado?
Além de costurar roupas quentes do dia a dia, esse tecido é utilizado na confecção de uniformes profissionais para escaladores, entusiastas de atividades ao ar livre e para quem costuma fazer caminhadas e caminhadas na natureza.
Uma parte significativa das roupas infantis também é feita com esse material agradável ao toque. Muitas mães escolhem mantas de lã para os carrinhos, pois protegem do vento e permitem não usar agasalhos muito pesados (por exemplo, no outono). No inverno, o material funciona bem como forro de agasalhos, parte interna de luvas e chapéus.
O velo é frequentemente usado para fazer pijamas de inverno e conjuntos domésticos. O calor e a leveza nessas roupas são garantidos.
Como cuidar adequadamente de produtos de lã
O tecido tolera perfeitamente a lavagem na máquina, podendo ser lavado a 30 e 40 graus, em quase todos os modos. Não requer adição de ferramentas especiais. Seca perfeitamente - o produto sai da máquina semi-seco.
O velo é a solução ideal para quem não tolera bem a lã. O material não causa alergias, lava bem e tem bom desempenho no uso. Os produtos se diferenciam por uma rica paleta de cores e boa aparência.