Hoje, o tecido polar é amplamente utilizado na criação de roupas ou têxteis para o lar. E isso acontece por um motivo. Este artigo se dedica a responder às perguntas por que o velo é tão popular e se é um tecido natural ou sintético.
Propriedades do velo
Há trinta anos muitos não sabiam da existência do tecido polar, mas hoje esse tecido sintético supera muitos dos naturais em termos de amplitude de utilização e muitas outras características. Por exemplo:
- Resistência ao desgaste. Os produtos feitos com este material duram bastante e dificilmente se desgastam com o tempo, o que é sem dúvida uma grande vantagem para a maioria dos compradores.
- Elasticidade. Esta propriedade também é muito agradável na hora de escolher um produto. Luvas confeccionadas em tecido polar não só duram muito, mas também não restringem os movimentos dos dedos, permitindo que sua mão fique livre.
- Isolamento térmico. Uma das qualidades mais agradáveis na estação fria.As roupas de lã estão sempre quentes, mesmo no inverno ou outono-inverno.
- Um peso leve. Normalmente os produtos feitos com este material não são muito pesados, pelo contrário. Muitas vezes são coisas leves, agradáveis de usar e que não atrapalham os movimentos.
- Aeração ou capacidade da roupa de “respirar”. Os itens de lã permitem que o ar passe sem problemas, permitindo que a pele “respire”. Graças a esta propriedade do velo, os produtos confeccionados com este material são sempre agradáveis de usar continuamente.
- Fácil de cuidar. O material não requer cuidados especiais, por exemplo, lavagem à mão e dificuldades semelhantes que surgem com alguns tipos de tecido.
- Praticidade. As roupas de lã não requerem combinações rígidas e ficam lindas com quase todas as roupas, podendo também ser usadas na maior parte do ano.
- Hipoalergênico. Por último, mas não menos importante, nesta lista está a propriedade do material. Não pode haver alergia a roupas de lã, o que permite que quem sofre de alergias as use.
Como e de que é feito o velo?
O material é feito de fibras de poliéster e passa por diversos tratamentos, graças aos quais possui um grande número de qualidades agradáveis ao consumidor. Por exemplo, o tratamento anti-borboto preserva a estrutura fofa do tecido, o tratamento repelente à água e redutor de inflamabilidade protege contra água ou fogo, e muitos outros. Às vezes, diferentes fios são adicionados às fibras para expressar certas qualidades na criação de certos tipos de roupas. Por exemplo, ao criar luvas de lã, é adicionado spandex, o que aumenta a elasticidade do produto, o lã bipolar aumenta o isolamento térmico e protege contra a água, e o windblock melhora as qualidades à prova de vento. A seguir, o tecido é tingido para que a cor não perca a cor com o tempo e passe por tratamento antibacteriano.
Áreas de uso
Inicialmente, o velo foi criado como material para roupas esportivas, mas hoje é possível ver roupas casuais, infantis, turísticas e muito raramente de inverno feitas com esse tecido. O material é feito de:
- Camisas;
- Luvas, meias, chapéus diversos;
- Sapato;
- Brinquedos infantis;
- Roupas para passatempo ativo;
- Fatos de treino;
- Roupas de inverno e meia estação;
- Têxteis do lar;
- Roupas para animais de estimação;
Conclusão
A produção de material a partir de fibras de poliéster indica que se trata de tecidos sintéticos. Mas apesar de ser um sintético pouco apreciado por muitos, o tecido polar possui muitas propriedades agradáveis e úteis para o consumidor, o que o torna um dos materiais mais utilizados na indústria do vestuário e explica sua grande popularidade entre os compradores.