Os produtos de lã são onipresentes e isso é bastante justificado. Atletas e turistas valorizam-no pela sua capacidade de reter o calor, as jovens mães pelo seu baixo peso e volume, os amantes do conforto do lar pelas suas agradáveis sensações tácteis.
Para que o tecido polar mantenha suas qualidades pelo maior tempo possível, ele precisa de cuidados adequados.
Lavando itens de lã
O velo, como qualquer outro material sintético, requer manuseio cuidadoso e condições especiais de lavagem. As regras são poucas e todas simples - siga-as e suas coisas irão deliciá-lo com sua bela aparência por muito tempo.
Referência: itens de lã não podem ser lavados a seco
Antes de iniciar o processo, preste atenção ao rótulo. Nele, o fabricante indica as informações necessárias ao usuário: modos de lavagem e secagem, possibilidade de utilização de produtos especiais. Todos os produtos de lã são marcados da mesma forma:
- Temperatura 30 (máximo 40);
- Proibição de fiação;
- Proibição do uso de detergentes agressivos;
- Um ferro riscado indica a impossibilidade de passar a peça;
- Outras recomendações (se o velo for um dos componentes de um produto combinado).
Referência: Quando secos adequadamente, os itens de lã não precisam ser passados.
Compre com antecedência todos os detergentes necessários: não é recomendável lavar o velo com pó normal.
Lavando um cobertor de lã
A manta é um atributo indispensável ao conforto familiar. É bom se aquecer nos meses frios, e há muitos no nosso clima. Essas coisas raramente ficam sujas, mas ainda precisam ser lavadas periodicamente.
Referência: Basta lavar uma manta de lã uma vez a cada 3 meses - você vai tirar o pó acumulado e refrescar o tecido.
Levará um pouco de tempo para livrar seu cobertor favorito de vestígios de cacau ou chá, migalhas e outras sujeiras. Recomenda-se lavar à mão peças volumosas de lã - para que o tecido não perca suas propriedades é necessário muito espaço. Há pouco disso nas máquinas de lavar comuns.
O banho oferece amplo espaço. Encha com água morna para esconder completamente o produto. Atenha-se à temperatura - um termômetro de água o ajudará a controlá-la. Adicione pó à água: há à venda um especializado em lã. Se não for encontrado, qualquer pessoa com a etiqueta “Para tecidos delicados” pode substituí-lo, por exemplo, todas as séries infantis e géis líquidos.
Referência: O pó deve estar na forma líquida ou gel. Se fluir livremente e você não tiver mais nada em mãos, dissolva a quantidade necessária em água morna. Peneire os caroços que permanecem em qualquer caso com gaze, peneira ou outro tecido.
Um cobertor de lã pode ficar encharcado por um tempo. Isso removerá sujeira e manchas do tecido mais rapidamente. Se permanecerem pequenas marcas após a imersão, remova-as cuidadosamente lavando a área específica. Escorra a água e enxágue o cobertor.Adicione condicionador antiestático.
Retire o cobertor e deixe a água escorrer para o banheiro. Não torça ou pendure um cobertor molhado - isso pode deformar o tecido e perder sua qualidade. Depois que a água parar de pingar, coloque a manta sobre uma superfície horizontal (é permitida uma leve inclinação). Evite a proximidade de radiadores e aquecedores com ventilador.
Referência: É aceitável torcer o velo à mão. Isso deve ser feito com cuidado, sem torcer: basta juntar o tecido na palma da mão e apertar levemente.
Lavar jaquetas de lã e roupas de esqui
Esses produtos complexos e combinados são muito difíceis de lavar. Todas as recomendações podem ser encontradas nas etiquetas das roupas ou lidas no site do fabricante.
Antes de colocar as coisas na máquina (se for escolhido este tipo de lavagem) ou mergulhá-las em uma bacia (ou outro recipiente), é necessário fazer os trabalhos preparatórios:
- Desaperte as peças (capuz, orla, punhos, etc.);
- Aperte zíperes, botões e rebites;
- Esvazie seus bolsos;
- Vire as coisas do avesso;
- Para lavar na máquina: Coloque a peça em um saco de tecido.
Referência: As agasalhos devem ser lavadas após o final da temporada.
As recomendações para a escolha de detergentes e procedimentos de lavagem das mãos são exatamente as mesmas de um cobertor de lã. A diferença é que após finalizar a lavagem, durante o enxágue, deve-se adicionar um produto especial que irá restaurar a propriedade hidrofóbica do tecido. Também pode ser produzido na forma de spray e aplicado sobre uma peça seca.
Jaquetas e trajes de esqui devem ser secos pendurando-os em cabides após a drenagem completa da água.
Como lavar lã em uma máquina de lavar
Lavar na máquina é mais rápido e menos problemático do que lavar à mão. Para evitar danificar o tecido, selecione o modo sem centrifugação para tecidos delicados ou sintéticos.Se o programa tiver uma função de imersão, use-a.
É melhor lavar os produtos de lã separadamente dos outros tecidos. Para obter o melhor resultado, dependendo do volume do tambor, coloque 2 a 3 itens nele. Compre sacos de tecido para roupa suja de tamanhos diferentes e escolha aquele em que a peça caiba da forma mais livre possível.
A que temperatura você deve lavar o velo?
Se o modo for selecionado manualmente, lembre-se que a temperatura da água não deve ultrapassar 30. Em alguns casos, o fabricante indica adicionalmente a possibilidade de aumentar este indicador para 40. Se este valor for ultrapassado, as fibras do velo perderão a suavidade e elasticidade.
Que detergente lavar
A escolha certa de detergentes é a chave para uma longa vida útil do velo. Não use alvejante. Comprar pó ou gel especial, condicionador com efeito “antiestático”. Se necessário, utilize meios adicionais para restaurar uma ou outra função do tecido que é prejudicada pelo contato com a água.
Uma alternativa ao sabão em pó para as mãos pode ser o sabão em pó comum: esfregue a barra em um ralador ou esmigalhe-a com uma faca. Dissolva completamente a massa resultante em água e só depois adicione ao volume principal.
Secagem adequada de itens de lã
O velo deve ser seco em cabides (se o formato do produto permitir) ou em superfície plana. Não use secadores de cabelo ou outros dispositivos. Os produtos de lã secam rapidamente e, se você lavá-los de manhã, à noite poderá desfrutar novamente de sua maciez e maciez.
A temperatura na máquina de lavar corresponde às recomendações; nunca considerei o velo um tecido enjoativo; uso fato de lã há vários anos. Não gosto de passar e não passo, mas para mim é uma sensação que esse tecido não pode ser passado. Faz muito tempo que não lavamos nada com pó, mas costumamos usar o ciclo de centrifugação. Depois de ler isso, vou ficar ainda mais cuidadoso com as peças de lã, pois são muito quentes e confortáveis.