Chinelos comuns em forma de chinelos são encontrados em todas as casas modernas, já que a maioria das pessoas não gosta de andar descalça no chão, mesmo na estação quente. Você pode comprar chinelos normais com sola dura em qualquer loja ou mercado. Quem quiser diversificar a gama de calçados para casa com algo mais interessante e confortável deve tentar costurar seus próprios chinelos em forma de sapatilhas ou botas de um material como o velo.
O que você precisa para chinelos de lã
Tendo decidido começar a costurar chinelos de lã, primeiro você precisa estocar consumíveis. O principal consumível para este processo será o tecido - lã.
Importante! O velo é um material não tecido sintético que absorve bem a umidade e retém o calor. Custa muito menos que lã natural ou algodão. Nas lojas de tecidos, o velo é apresentado em diversos tipos, diferindo no método de produção e na densidade do tecido.
As vantagens do tecido incluem o seguinte:
- hipoalergênico;
- capacidade de passar ar;
- leveza e resistência às rugas;
- força e resistência ao desgaste.
As desvantagens incluem a suscetibilidade à eletrificação e o fato de o velo atrair poeira, lã e outros pequenos detritos. O uso de produtos especiais que removem a eletricidade estática para lavar e cuidar de diversos tipos de tecidos ajudará a lidar com essas desvantagens.
Interessante! O velo é usado para costurar roupas caseiras e casuais para adultos e crianças. É utilizado na confecção de brinquedos, toalhas, cobertores e no estofamento de móveis estofados.
Você pode comprar tecido em qualquer loja que venda materiais para artesanato. Uma grande variedade de tecidos lisos e multicoloridos permite escolher algo adequado para qualquer finalidade.
Além do tecido, para costurar chinelos, você precisará de material para a sola. Para que o produto seja totalmente adequado para uso permanente, e não sirva como substituto de meias, é necessário encontrar o material ideal que não escorregue na superfície do linóleo ou do azulejo. É especialmente importante ter solas antiderrapantes nos calçados infantis de interior. Costureiras experientes aconselham o uso de tecido impermeável, couro sintético, jeans grosso e outros tecidos desse tipo como tecido para a sola.
Além disso, você precisará de:
- isolamento (inverno sintético);
- papel milimetrado para padrões;
- sabão seco ou lápis;
- agulhas, linhas, alfinetes;
- tesoura;
- máquina de costura.
Você também pode precisar de fitas, miçangas, strass decorativos e muito mais para decorar o produto acabado. Se chinelos forem costurados para crianças, você pode cortar rostos de animais de restos de feltro multicolorido e costurá-los nos dedos dos pés ou nos calcanhares.
Como fazer um molde para chinelos de lã
A criação de um padrão para sapatilhas de lã, assim como as botas, deve começar tirando as medidas dos pés da pessoa que as usará. Para fazer isso, use uma fita centimétrica para medir o comprimento do pé.
Importante! Na maioria dos casos, quem usa calçado tamanho 39 tem pé de 25,7 cm, enquanto quem usa calçado tamanho 38 escolhe calçado de 25 a 25,5 cm.
Para criar um molde para sapatilhas, basta colocar o pé sobre um papel milimetrado e traçar com um lápis, deixando alguns centímetros para as costuras. Você mesmo pode modelar a parte superior ou usar um diagrama pronto, que precisa ser ajustado aos seus parâmetros. O resultado deve ser 2 partes:
- fora;
- forros superiores;
- palmilhas;
- solas;
- isolamento (se usado).
O padrão da sola das botas é feito da mesma forma que as sapatilhas. Parte da ponta e do calcanhar é recortada de acordo com o padrão, levando em consideração que da ponta ao topo o comprimento da bota é o mesmo. Altura do calcanhar à bota – 7cm. É recortado em um retângulo com 32 cm de largura e 18 cm de altura.
Como costurar chinelos de lã com as próprias mãos
A montagem passo a passo das sapatilhas de lã é assim:
- Os elementos superiores e de forro são costurados ao longo da costura do calcanhar. Dobre frente a frente, costure nas costuras laterais e vire do avesso.
- As partes da sola e da palmilha são dobradas com o avesso uma da outra, costuradas e fixadas na parte superior.
- As costuras são costuradas com overlocker e viradas para fora.
A montagem das botas de lã vai demorar um pouco mais:
- Os elementos da bota estão conectados à ponta e ao calcanhar.
- Depois disso, a bota é costurada, deixando as costuras externas livres. As partes externa e interna da bota são conectadas de forma semelhante (separadamente).
- A sola é costurada em todos os 4 elementos, como no diagrama.Como resultado, você deverá obter duas botas: uma com enchimento de poliéster e a segunda sem.
- As peças são conectadas com ponto ziguezague.
Importante! Cada um dos elementos consiste em camadas empilhadas e costuradas de lã e enchimento de poliéster que atuam como isolamento. Como resultado, saem 4 partes.
Você pode decorar chinelos acabados com figuras recortadas em lã ou fitas de cetim. As botas com longas orelhas de coelho costuradas em lã da mesma cor ficam especialmente interessantes e fofas. Para se inspirar, você pode estudar várias fotos com decoração.