Toda menina, pelo menos uma vez na vida, teve que se recusar a comprar uma peça bonita e elegante porque era feita de um tecido muito rígido e “morde” o corpo. Porém, se os adultos conseguirem de alguma forma se superar e ainda usar If um vestido ou calça é desagradável para o corpo, então é quase impossível obrigar uma criança a usar algo feito de tecido grosso.
O tecido do rodapé tornou-se uma verdadeira salvação para pais de crianças pequenas e jovens delicadas que sentem desconforto ao menor atrito de tecidos duros na pele. O dois fios rapidamente se tornou o material mais popular com o qual hoje são costuradas roupas para toda a família.
Que tipo de tecido é o rodapé de 2 fios?
Para a produção do rodapé são utilizadas fibras obtidas dos botões em flor do algodão macio. É classificado como um material natural que pode ser facilmente usado por pessoas com tendência a alergias e dermatites. O rodapé recebeu seu segundo nome de “dois fios” devido ao fato de dois tipos de fios serem utilizados na tecelagem do tecido:
- fio adicional frouxamente torcido e macio;
- forte na base, suave e durável.
Por causa disso, a tela parece diferente na frente e no verso:
- a parte frontal é lisa, sem brilho, com pequenas laçadas pouco visíveis ou um pequeno vergão;
- o verso é uma superfície com pelo macio e fofo.
Importante! O rodapé é um material tecido, não tecido. Durante a produção, seus fios são tricotados entre si, formando laçadas que lhe conferem a capacidade de esticar bem.
Na hora de comprar roupas confeccionadas com rodapé, é preciso ficar atento à composição do material indicado na etiqueta. Itens de alta qualidade que não perdem a aparência após a lavagem contêm 90% de algodão e apenas 10% de impurezas.
Recursos e para que é usado
O rodapé possui diversas variedades, cada uma com propriedades diferentes. O material é:
- Tecido em um fio. Este tipo é considerado o mais delicado e delicado. É feito exclusivamente com matérias-primas naturais, o que permite classificá-lo como tecido aprovado para uso na confecção de roupas para recém-nascidos.
- Tecido em dois fios. Este tipo é muito mais denso que o de fita simples. O verso tem um velo pronunciado. Freqüentemente, um rodapé tecido em dois fios contém materiais sintéticos, como poliéster ou lycra. A combinação de algodão e lycra torna o tecido acabado mais durável e elástico.
- Tecido em três fios. O tipo de rodapé mais quente tem uma lã grossa no verso. Além do algodão, pode conter fibras de lycra, poliéster e lã natural. A opção de três fios mais comum é a melange cinza.
As características do tecido de rodapé de fio único, dois e três fios são utilizadas na costura dos seguintes produtos têxteis:
- roupas para recém-nascidos, que se distinguem pela maciez, hipoalergenicidade e conforto;
- fraldas para troca de crianças, que absorvem perfeitamente a umidade e não formam dobras ásperas;
- malhas infantis, ótimas para visitar o jardim de infância e passear ao ar livre;
- roupas esportivas para toda a família, nas quais seja confortável praticar esportes e passar momentos ativos;
- roupas para casa e dormir, roupas íntimas infantis e adultas.
Prós e contras do tecido de rodapé de 2 fios
As principais vantagens do rodapé incluem:
- força, manifestada na resistência ao estresse mecânico e ao alongamento;
- elasticidade, que garante a capacidade das coisas manterem sua forma original;
- segurança e naturalidade, permitindo que seja utilizado para costurar coisas para crianças muito pequenas;
- a capacidade de permitir a boa passagem do ar, reter o calor e absorver a umidade, o que torna os rodapés quase todas as estações;
- longo período de uso, pois mesmo lavagens frequentes não prejudicam a aparência das coisas;
- não há necessidade de cuidados especiais.
Este tipo de tecido possui várias qualidades negativas. As peças de dois fios não toleram o contacto prolongado com a luz solar direta e não podem ser secas em radiadores de aquecimento central.